FATORES ASSOCIADOS AO DESEMPENHO DISCENTE NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES (ENADE): UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Expressão Católica (Online) |
Texto Completo: | http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2543 |
Resumo: | Identificar fatores relacionados ao desempenho dos estudantes do Ensino Superior, pode contribuir no direcionamento e replanejamento de políticas educacionais nesse nível de ensino. Dessa forma, o presente estudo caracteriza-se como uma revisão integrativa contendo a seguinte pergunta norteadora: Quais fatores estão associados ao desempenho dos estudantes no “Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes” (ENADE/BRASIL), bem como as características dos estudos nessa temática? Para tanto, optou-se pela inclusão de teses, dissertações, artigos completos publicados em revistas ou em anais de eventos internacionais nos últimos 5 (cinco) anos (2013 – 2018). Foram seguidos os seguintes processos metodológicos, respectivamente: i) análise por título, ii) verificação do ano de publicação, iii) leitura do resumo para verificar a relevância e coesão com a temática estudada e iv) leitura do texto na íntegra para seleção dos trabalhos a ser analisados. A organização dos achados foi dividida em dois tópicos: i) dissertações e teses e ii) artigos científicos. Os resultados apontam que os fatores associados ao desempenho dos estudantes no ENADE são diversos e assumem características gerais e específicas. Entre os quais, se destacam como associados a um maior desempenho: maior renda familiar, melhor infraestrutura das IES, maior titulação do corpo docente e alunos provenientes de IES pública. Considerando as evidências aqui mostradas, sugerem-se novas investigações acerca dos fatores associados ao desempenho acadêmico/escolar de forma teórica e empírica utilizando como cenário não só o Ensino Superior, mas em outros níveis e modalidades educacionais, tanto no Brasil, quanto em outros países. FACTORS ASSOCIATED TO THE STUDENT PERFORMANCE IN THE NATIONAL ASSESSMENT OF STUDENT ACHIEVEMENT (ENADE): AN INTEGRATIVE REVIEW ABSTRACT Identify factors related to the students’ performance from Higher Education can contribute to directing and replanning educational policies of this teaching level. In this sense, the present study is an integrative review containing the next guiding question: Which factors are associated to the student performance in the “National Assessment of Student Achievement”, (ENADE/BRASIL), as well as the characteristics of studies in this thematic? Therefore, we opted for the inclusion of theses, dissertations, completed papers published in journals or in annals of international events in the last 5 (five) years (2013-2018). We follow the next methodological processes, respectively: I) analysis by title, II) verification of the year of publication, III) reading of the abstract to verify the relevance and relation with the object of study and IV) reading of the full text to select the papers to be analyzed. The organization of the texts was divided in two topics: I) dissertations and theses and II) scientific papers. The results indicate that the factors associated to the student achievement in the ENADE are diverse and assume general and specific characteristics. Among them, they stand out as being associated to a higher achievement: higher family income, better infrastructure of the Higher Education Institution (IES), higher degree of the teachers and students from public IES. Considering the evidences showed here, it is suggested new theoretical and empirical investigations about the factors associated to the academic achievement, using as scenery not only the Higher Education, but also other levels and education modalities, both in Brazil and in other countries. |
id |
Católica_02a3c481da85e871c5defce88f957038 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/2543 |
network_acronym_str |
Católica |
network_name_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
spelling |
FATORES ASSOCIADOS AO DESEMPENHO DISCENTE NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES (ENADE): UMA REVISÃO INTEGRATIVAAvaliação Educacional; Desempenho acadêmico; Ensino SuperiorIdentificar fatores relacionados ao desempenho dos estudantes do Ensino Superior, pode contribuir no direcionamento e replanejamento de políticas educacionais nesse nível de ensino. Dessa forma, o presente estudo caracteriza-se como uma revisão integrativa contendo a seguinte pergunta norteadora: Quais fatores estão associados ao desempenho dos estudantes no “Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes” (ENADE/BRASIL), bem como as características dos estudos nessa temática? Para tanto, optou-se pela inclusão de teses, dissertações, artigos completos publicados em revistas ou em anais de eventos internacionais nos últimos 5 (cinco) anos (2013 – 2018). Foram seguidos os seguintes processos metodológicos, respectivamente: i) análise por título, ii) verificação do ano de publicação, iii) leitura do resumo para verificar a relevância e coesão com a temática estudada e iv) leitura do texto na íntegra para seleção dos trabalhos a ser analisados. A organização dos achados foi dividida em dois tópicos: i) dissertações e teses e ii) artigos científicos. Os resultados apontam que os fatores associados ao desempenho dos estudantes no ENADE são diversos e assumem características gerais e específicas. Entre os quais, se destacam como associados a um maior desempenho: maior renda familiar, melhor infraestrutura das IES, maior titulação do corpo docente e alunos provenientes de IES pública. Considerando as evidências aqui mostradas, sugerem-se novas investigações acerca dos fatores associados ao desempenho acadêmico/escolar de forma teórica e empírica utilizando como cenário não só o Ensino Superior, mas em outros níveis e modalidades educacionais, tanto no Brasil, quanto em outros países. FACTORS ASSOCIATED TO THE STUDENT PERFORMANCE IN THE NATIONAL ASSESSMENT OF STUDENT ACHIEVEMENT (ENADE): AN INTEGRATIVE REVIEW ABSTRACT Identify factors related to the students’ performance from Higher Education can contribute to directing and replanning educational policies of this teaching level. In this sense, the present study is an integrative review containing the next guiding question: Which factors are associated to the student performance in the “National Assessment of Student Achievement”, (ENADE/BRASIL), as well as the characteristics of studies in this thematic? Therefore, we opted for the inclusion of theses, dissertations, completed papers published in journals or in annals of international events in the last 5 (five) years (2013-2018). We follow the next methodological processes, respectively: I) analysis by title, II) verification of the year of publication, III) reading of the abstract to verify the relevance and relation with the object of study and IV) reading of the full text to select the papers to be analyzed. The organization of the texts was divided in two topics: I) dissertations and theses and II) scientific papers. The results indicate that the factors associated to the student achievement in the ENADE are diverse and assume general and specific characteristics. Among them, they stand out as being associated to a higher achievement: higher family income, better infrastructure of the Higher Education Institution (IES), higher degree of the teachers and students from public IES. Considering the evidences showed here, it is suggested new theoretical and empirical investigations about the factors associated to the academic achievement, using as scenery not only the Higher Education, but also other levels and education modalities, both in Brazil and in other countries.Núcleo de Publicação UNICATÓLICAFUNCAPMedeiros Filho, Antonio Evanildo Cardoso; Universidade Estadual do Ceará, UECE, BrasilRodrigues, Yasmim Soares; Universidade Estadual do Ceará, UECE, BrasilLopes, Jonathan Moreira; Universidade Estadual do Ceará, UECE, BrasilPontes Junior, José Airton de Freitas; Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil2019-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/254310.25190/rec.v8i1.2543Revista Expressão Católica; v. 8, n. 1 (2019): Rev. Expr. Catól.; 87-962357-848310.25190/rec.v8i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2543/pdf7/*ref*/ANDERE, E. Are Teachers Crucial for Academic Achievement? Finland Educational Success in a Comparative Perspective. Education Policy Analysis Archives, v. 23, n. 39, p. 1-27. 2015./*ref*/BERTOLIN, J. C. G.; MARCON, T. O (des)entendimento de qualidade na educação superior brasileira: das quimeras do provão e do ENADE à realidade do capital cultural dos estudantes. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 20, n. 1, p. 105-122, mar. 2014./*ref*/BERVIAN, L. M.; CORREA, M. Enade: impactos da categoria administrativa, organização acadêmica e número de participantes no desempenho dos estudantes. Administração Educacional, v. 1, n. 2, p. 6-27, 2015./*ref*/BRASIL. Lei 10.861, de 14/4/2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras Providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 15 abr. 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-006/2004/lei/l10.861.htm. Acesso em: 2 dez. 2018./*ref*/BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 maio. Seção 1, 44-46, 2016./*ref*/BRITO, T. F. Corpo docente: fatores determinantes no desempenho discente no ENADE. 2015. 90f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-graduação em Administração. Universidade de São Paulo, 2015./*ref*/CARMO, C. R. S.; ALMEIDA, S. A. F. Exame nacional de avaliação de desempenho dos estudantes (Enade): a influência de variáveis qualitativas no desempenho dos alunos dos cursos de ciências contábeis do Brasil. Revista de Auditoria, Governança e Contabilidade, v. 3, n. 7, p. 71-87, 2015./*ref*/CARNEIRO, V. F.; PEQUENO, A. M. C.; MACHADO, M. F. A. S.; AGUIAR, D. M. L., CARNEIRO, C.; CARNEIRO, R. F. Avaliação da aprendizagem: concepções e olhares de docentes do curso de odontologia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 2, p. 900-915, mar. 2017./*ref*/CORRÊA, D. M. M. C. Indicadores de gestão do TCU e o desempenho dos cursos no ENADE: um estudo de cursos de graduação. 2013. 243f. Tese (Doutorado em Educação Brasileira) – Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Universidade Federal do Ceará, 2013./*ref*/DAS, S.; DAS, M.; DAS, T. Impact of Socio-Economic and Academic Background on Students’ Achievement in Higher Education: A Study of Assam University. Journal of global and scientific issues, v. 2, n. 4, p. 5-12. 2014./*ref*/DENNY, K.; DOYLE, O.; MCMULLIN, P.; O’SULLIVAN, V. Money, mentoring and making friends: The impact of a multidimensional access program on student performance. Economics of Education Review, v. 40, p. 167-182, 2014./*ref*/FARIA, E. O. Uma análise dos fatores determinantes do desempenho dos alunos dos cursos superiores em Administração do Distrito Federal. 2017. 144f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-graduação em Administração, Universidade de Brasília, 2017./*ref*/FERREIRA, M. A. Determinantes do desempenho discente no ENADE em cursos de ciências contábeis. 2015. 124f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis, Universidade Federal de Uberlândia, 2015./*ref*/FREITAS, D. A.; SANTOS, E. M. S.; LIMA, L. V. S.; MIRANDA, L. N.; VASCONCELOS, E. L.; NAGLIATE, P. C. Saberes docentes sobre processo ensino-aprendizagem e sua importância para a formação profissional em saúde. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, São Paulo, v. 20, n. 57, p. 437-448, fev./mar. 2016./*ref*/GALVAN, J. L. Writing Literature Reviews: A Guide for Students of the Social and Behavioral Sciences. Moutledge, 2017./*ref*/GLEWWE, P. W.; HANUSHEK, E. A.; HUMPAGE, S. D.; RAVINA, R. School Resources and Educational Outcomes in Developing Countries: A Review of the Literature from 1990 to 2010. National Bureau of Economic Research, v. 1, n. 17554, p. 1-71, 2011./*ref*/HOSAL-AKMAN, N.; SIMGA-MUGAN, C. An assessment of the effects of teaching methods on academic performance of students in accounting courses. Innovations in Education and Teaching International, v. 47, n. 3, p. 251-260, 2010./*ref*/LARCEDA, L. L. V.; FERRI, C. Relações entre indicadores de qualidade de ensino e desempenho de estudantes dos cursos de pedagogia do Brasil no exame nacional de desempenho dos estudantes. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 96 n. 242, p. 129-145, jan./abr. 2015./*ref*/MENDES, H. S. F.; BASTOS, C. C. B. C. Um estudo sobre a realidade da inclusão de pessoas com deficiência na educação superior no Paraná. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 29 n. 54, p. 189-202, jan./abr. 2016./*ref*/MIRANDA, G. J. Relações entre as qualificações do professor e o desempenho discente nos cursos de graduação em Contabilidade no Brasil. 2011. 211 f. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) – Programa de pós-graduação em Ciências Contábeis, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011./*ref*/MORICONI, G. M.; NASCIMENTO, P. A. M. M. Fatores associados ao desempenho dos concluintes de engenharia no Enade 2011. Estudos em avaliação educacional, São Paulo, v. 25, n. 57, p. 248-278, jan./abr. 2014./*ref*/NICOLINI, A. M.; ANDRADE, R. O. B.; TORRES, A. A. G. Comparando os resultados do ENADE 2009 por número de instituições e número de estudantes: como anda o desempenho acadêmico dos cursos de administração. Administração: Ensino e Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 161-196, jan./fev. 2013./*ref*/NOGUEIRA, E. D. A.; TSUNODA, D. F. Mineração de dados para análise da relação entre as características socioeconômicas de concluintes do ensino superior e o desempenho desses estudantes no ENADE 2012. Percurso, v. 15, n. 1, p. 245-268, 2015./*ref*/O’FLAHERTY, J.; PHILIPS, C. The use of flipped classrooms in higher education: A scoping review. The internet and higher education, v. 25, p. 85-95. 2015./*ref*/OLIVEIRA, A. S. R.; SILVA, I. R. Indicadores educacionais no Ensino Superior brasileiro: possíveis articulações entre desempenho e características do alunado. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 23, n. 1, p. 157-177, mar. 2018./*ref*/PERONI, V. M. V.; CAETENO, M. R. O público e o privado na educação-Projetos em disputa? Retratos da Escola, Brasília, v. 9, n. 17, p. 337-352, jul./dez. 2015./*ref*/PINTO, R. S.; MELLO, S. P.; MELO, P. A. Meta-avaliação: uma década do Processo de Avaliação Institucional do SINAES. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, São Paulo, v. 21, n. 1, p. 89-107, mar. 2016./*ref*/RASUL, S.; BUKHSH, Q. A study of factors affecting students’ performance in examination at university level. Procedia Social and Behavioral Sciences, v. 15, p. 2042-2047, 2011./*ref*/ROCHA, A. L. P.; LELES, C. R.; QUEIROZ, M. G. Fatores associados ao desempenho acadêmico de estudantes de Nutrição no Enade. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 99, n. 251, p. 74-94, jan/abr. 2018./*ref*/RODRIGUES, B. C. O., PEREIRA, J. M.; REZENDE, M. S.; MIRANDA, J. G. Determinantes do desempenho acadêmico dos alunos dos cursos de ciências contábeis no ensino à distância. Enfoque: Reflexão Contábil, v. 35, n. 2, 2016./*ref*/SÁ, L. P.; NECO, L. A. N. Um estudo sobre os determinantes de desempenho no Enade de alunos do curso de Ciências Contábeis. Revista Brasileira de Contabilidade, n. 213, p. 28-41, 2015./*ref*/SANTOS, N. A.; CUNHA, J. V. A.; CORNACHIONE Jr., E. B. Análise do desempenho dos cursos de ciências contábeis do estado de Minas Gerais no Enade/2006. 3º International Accounting Congress – IAAER & ANPCONT, São Paulo/SP. Anais... São Paulo: ANPCONT, 2009./*ref*/SEPTIMIO, C.; ROCHA, G. O. R.; MENDES, G. M. L. Acessibilidade física na Universidade Federal do Pará sob o olhar de estudantes com deficiência. Cadernos de Pesquisa, São Luís v. 24, n. 1, p. 70-86, jan./abr. 2017./*ref*/SILVA, C. M. M.; SINAY, M. C. F.; REZENDE, J. F. C.; ARAÚJO, G. A. Fatores determinantes para o desempenho dos alunos de Administração no Enade. XV Colóquio Internacional de Gestão Universitária – CIGU, Desafios da Gestão Universitária no Século XXI, Mar del Plata. Anais... Argentina, 2015./*ref*/SOUSA, S. Z. Concepções de qualidade da educação básica forjadas por meio de avaliações em larga escala. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 407-420, jul. 2014./*ref*/TRIVENTI, M. Does working during higher education affect students’ academic progression? Economics of Education Review, v. 41, p. 1-13, mar. 2014./*ref*/VERHINE, R. E. Avaliação e regulação da educação superior: uma análise a partir dos primeiros 10 anos do SINAES. Avaliação, São Paulo, v. 20, n. 3, p. 603-619, nov. 2015./*ref*/ZONATTO, V. C. S.; DALLABONA, L. F.; MOURA, G. D.; DOMINGUES, M. J. C. S.; RAUSCH, R. B. Evidências da Relação entre Qualificação Docente e Desempenho Acadêmico: uma análise à luz da Teoria do Capital Humano. Sociedade, Contabilidade e Gestão, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, p. 6-25, jan./abr. 2013.Direitos autorais 2019 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-06T10:29:21Zhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oai2357-84832237-8782opendoar:2020-05-06 10:29:22.239Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FATORES ASSOCIADOS AO DESEMPENHO DISCENTE NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES (ENADE): UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
title |
FATORES ASSOCIADOS AO DESEMPENHO DISCENTE NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES (ENADE): UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
spellingShingle |
FATORES ASSOCIADOS AO DESEMPENHO DISCENTE NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES (ENADE): UMA REVISÃO INTEGRATIVA Medeiros Filho, Antonio Evanildo Cardoso; Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil Avaliação Educacional; Desempenho acadêmico; Ensino Superior |
title_short |
FATORES ASSOCIADOS AO DESEMPENHO DISCENTE NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES (ENADE): UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
title_full |
FATORES ASSOCIADOS AO DESEMPENHO DISCENTE NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES (ENADE): UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
title_fullStr |
FATORES ASSOCIADOS AO DESEMPENHO DISCENTE NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES (ENADE): UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
title_full_unstemmed |
FATORES ASSOCIADOS AO DESEMPENHO DISCENTE NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES (ENADE): UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
title_sort |
FATORES ASSOCIADOS AO DESEMPENHO DISCENTE NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES (ENADE): UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
author |
Medeiros Filho, Antonio Evanildo Cardoso; Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil |
author_facet |
Medeiros Filho, Antonio Evanildo Cardoso; Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil Rodrigues, Yasmim Soares; Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil Lopes, Jonathan Moreira; Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil Pontes Junior, José Airton de Freitas; Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Yasmim Soares; Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil Lopes, Jonathan Moreira; Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil Pontes Junior, José Airton de Freitas; Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FUNCAP |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros Filho, Antonio Evanildo Cardoso; Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil Rodrigues, Yasmim Soares; Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil Lopes, Jonathan Moreira; Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil Pontes Junior, José Airton de Freitas; Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Educacional; Desempenho acadêmico; Ensino Superior |
topic |
Avaliação Educacional; Desempenho acadêmico; Ensino Superior |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Identificar fatores relacionados ao desempenho dos estudantes do Ensino Superior, pode contribuir no direcionamento e replanejamento de políticas educacionais nesse nível de ensino. Dessa forma, o presente estudo caracteriza-se como uma revisão integrativa contendo a seguinte pergunta norteadora: Quais fatores estão associados ao desempenho dos estudantes no “Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes” (ENADE/BRASIL), bem como as características dos estudos nessa temática? Para tanto, optou-se pela inclusão de teses, dissertações, artigos completos publicados em revistas ou em anais de eventos internacionais nos últimos 5 (cinco) anos (2013 – 2018). Foram seguidos os seguintes processos metodológicos, respectivamente: i) análise por título, ii) verificação do ano de publicação, iii) leitura do resumo para verificar a relevância e coesão com a temática estudada e iv) leitura do texto na íntegra para seleção dos trabalhos a ser analisados. A organização dos achados foi dividida em dois tópicos: i) dissertações e teses e ii) artigos científicos. Os resultados apontam que os fatores associados ao desempenho dos estudantes no ENADE são diversos e assumem características gerais e específicas. Entre os quais, se destacam como associados a um maior desempenho: maior renda familiar, melhor infraestrutura das IES, maior titulação do corpo docente e alunos provenientes de IES pública. Considerando as evidências aqui mostradas, sugerem-se novas investigações acerca dos fatores associados ao desempenho acadêmico/escolar de forma teórica e empírica utilizando como cenário não só o Ensino Superior, mas em outros níveis e modalidades educacionais, tanto no Brasil, quanto em outros países. FACTORS ASSOCIATED TO THE STUDENT PERFORMANCE IN THE NATIONAL ASSESSMENT OF STUDENT ACHIEVEMENT (ENADE): AN INTEGRATIVE REVIEW ABSTRACT Identify factors related to the students’ performance from Higher Education can contribute to directing and replanning educational policies of this teaching level. In this sense, the present study is an integrative review containing the next guiding question: Which factors are associated to the student performance in the “National Assessment of Student Achievement”, (ENADE/BRASIL), as well as the characteristics of studies in this thematic? Therefore, we opted for the inclusion of theses, dissertations, completed papers published in journals or in annals of international events in the last 5 (five) years (2013-2018). We follow the next methodological processes, respectively: I) analysis by title, II) verification of the year of publication, III) reading of the abstract to verify the relevance and relation with the object of study and IV) reading of the full text to select the papers to be analyzed. The organization of the texts was divided in two topics: I) dissertations and theses and II) scientific papers. The results indicate that the factors associated to the student achievement in the ENADE are diverse and assume general and specific characteristics. Among them, they stand out as being associated to a higher achievement: higher family income, better infrastructure of the Higher Education Institution (IES), higher degree of the teachers and students from public IES. Considering the evidences showed here, it is suggested new theoretical and empirical investigations about the factors associated to the academic achievement, using as scenery not only the Higher Education, but also other levels and education modalities, both in Brazil and in other countries. |
description |
Identificar fatores relacionados ao desempenho dos estudantes do Ensino Superior, pode contribuir no direcionamento e replanejamento de políticas educacionais nesse nível de ensino. Dessa forma, o presente estudo caracteriza-se como uma revisão integrativa contendo a seguinte pergunta norteadora: Quais fatores estão associados ao desempenho dos estudantes no “Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes” (ENADE/BRASIL), bem como as características dos estudos nessa temática? Para tanto, optou-se pela inclusão de teses, dissertações, artigos completos publicados em revistas ou em anais de eventos internacionais nos últimos 5 (cinco) anos (2013 – 2018). Foram seguidos os seguintes processos metodológicos, respectivamente: i) análise por título, ii) verificação do ano de publicação, iii) leitura do resumo para verificar a relevância e coesão com a temática estudada e iv) leitura do texto na íntegra para seleção dos trabalhos a ser analisados. A organização dos achados foi dividida em dois tópicos: i) dissertações e teses e ii) artigos científicos. Os resultados apontam que os fatores associados ao desempenho dos estudantes no ENADE são diversos e assumem características gerais e específicas. Entre os quais, se destacam como associados a um maior desempenho: maior renda familiar, melhor infraestrutura das IES, maior titulação do corpo docente e alunos provenientes de IES pública. Considerando as evidências aqui mostradas, sugerem-se novas investigações acerca dos fatores associados ao desempenho acadêmico/escolar de forma teórica e empírica utilizando como cenário não só o Ensino Superior, mas em outros níveis e modalidades educacionais, tanto no Brasil, quanto em outros países. FACTORS ASSOCIATED TO THE STUDENT PERFORMANCE IN THE NATIONAL ASSESSMENT OF STUDENT ACHIEVEMENT (ENADE): AN INTEGRATIVE REVIEW ABSTRACT Identify factors related to the students’ performance from Higher Education can contribute to directing and replanning educational policies of this teaching level. In this sense, the present study is an integrative review containing the next guiding question: Which factors are associated to the student performance in the “National Assessment of Student Achievement”, (ENADE/BRASIL), as well as the characteristics of studies in this thematic? Therefore, we opted for the inclusion of theses, dissertations, completed papers published in journals or in annals of international events in the last 5 (five) years (2013-2018). We follow the next methodological processes, respectively: I) analysis by title, II) verification of the year of publication, III) reading of the abstract to verify the relevance and relation with the object of study and IV) reading of the full text to select the papers to be analyzed. The organization of the texts was divided in two topics: I) dissertations and theses and II) scientific papers. The results indicate that the factors associated to the student achievement in the ENADE are diverse and assume general and specific characteristics. Among them, they stand out as being associated to a higher achievement: higher family income, better infrastructure of the Higher Education Institution (IES), higher degree of the teachers and students from public IES. Considering the evidences showed here, it is suggested new theoretical and empirical investigations about the factors associated to the academic achievement, using as scenery not only the Higher Education, but also other levels and education modalities, both in Brazil and in other countries. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos de Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2543 10.25190/rec.v8i1.2543 |
url |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2543 |
identifier_str_mv |
10.25190/rec.v8i1.2543 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2543/pdf7 /*ref*/ANDERE, E. Are Teachers Crucial for Academic Achievement? Finland Educational Success in a Comparative Perspective. Education Policy Analysis Archives, v. 23, n. 39, p. 1-27. 2015. /*ref*/BERTOLIN, J. C. G.; MARCON, T. O (des)entendimento de qualidade na educação superior brasileira: das quimeras do provão e do ENADE à realidade do capital cultural dos estudantes. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 20, n. 1, p. 105-122, mar. 2014. /*ref*/BERVIAN, L. M.; CORREA, M. Enade: impactos da categoria administrativa, organização acadêmica e número de participantes no desempenho dos estudantes. Administração Educacional, v. 1, n. 2, p. 6-27, 2015. /*ref*/BRASIL. Lei 10.861, de 14/4/2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras Providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 15 abr. 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-006/2004/lei/l10.861.htm. Acesso em: 2 dez. 2018. /*ref*/BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 maio. Seção 1, 44-46, 2016. /*ref*/BRITO, T. F. Corpo docente: fatores determinantes no desempenho discente no ENADE. 2015. 90f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-graduação em Administração. Universidade de São Paulo, 2015. /*ref*/CARMO, C. R. S.; ALMEIDA, S. A. F. Exame nacional de avaliação de desempenho dos estudantes (Enade): a influência de variáveis qualitativas no desempenho dos alunos dos cursos de ciências contábeis do Brasil. Revista de Auditoria, Governança e Contabilidade, v. 3, n. 7, p. 71-87, 2015. /*ref*/CARNEIRO, V. F.; PEQUENO, A. M. C.; MACHADO, M. F. A. S.; AGUIAR, D. M. L., CARNEIRO, C.; CARNEIRO, R. F. Avaliação da aprendizagem: concepções e olhares de docentes do curso de odontologia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 2, p. 900-915, mar. 2017. /*ref*/CORRÊA, D. M. M. C. Indicadores de gestão do TCU e o desempenho dos cursos no ENADE: um estudo de cursos de graduação. 2013. 243f. Tese (Doutorado em Educação Brasileira) – Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Universidade Federal do Ceará, 2013. /*ref*/DAS, S.; DAS, M.; DAS, T. Impact of Socio-Economic and Academic Background on Students’ Achievement in Higher Education: A Study of Assam University. Journal of global and scientific issues, v. 2, n. 4, p. 5-12. 2014. /*ref*/DENNY, K.; DOYLE, O.; MCMULLIN, P.; O’SULLIVAN, V. Money, mentoring and making friends: The impact of a multidimensional access program on student performance. Economics of Education Review, v. 40, p. 167-182, 2014. /*ref*/FARIA, E. O. Uma análise dos fatores determinantes do desempenho dos alunos dos cursos superiores em Administração do Distrito Federal. 2017. 144f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-graduação em Administração, Universidade de Brasília, 2017. /*ref*/FERREIRA, M. A. Determinantes do desempenho discente no ENADE em cursos de ciências contábeis. 2015. 124f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis, Universidade Federal de Uberlândia, 2015. /*ref*/FREITAS, D. A.; SANTOS, E. M. S.; LIMA, L. V. S.; MIRANDA, L. N.; VASCONCELOS, E. L.; NAGLIATE, P. C. Saberes docentes sobre processo ensino-aprendizagem e sua importância para a formação profissional em saúde. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, São Paulo, v. 20, n. 57, p. 437-448, fev./mar. 2016. /*ref*/GALVAN, J. L. Writing Literature Reviews: A Guide for Students of the Social and Behavioral Sciences. Moutledge, 2017. /*ref*/GLEWWE, P. W.; HANUSHEK, E. A.; HUMPAGE, S. D.; RAVINA, R. School Resources and Educational Outcomes in Developing Countries: A Review of the Literature from 1990 to 2010. National Bureau of Economic Research, v. 1, n. 17554, p. 1-71, 2011. /*ref*/HOSAL-AKMAN, N.; SIMGA-MUGAN, C. An assessment of the effects of teaching methods on academic performance of students in accounting courses. Innovations in Education and Teaching International, v. 47, n. 3, p. 251-260, 2010. /*ref*/LARCEDA, L. L. V.; FERRI, C. Relações entre indicadores de qualidade de ensino e desempenho de estudantes dos cursos de pedagogia do Brasil no exame nacional de desempenho dos estudantes. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 96 n. 242, p. 129-145, jan./abr. 2015. /*ref*/MENDES, H. S. F.; BASTOS, C. C. B. C. Um estudo sobre a realidade da inclusão de pessoas com deficiência na educação superior no Paraná. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 29 n. 54, p. 189-202, jan./abr. 2016. /*ref*/MIRANDA, G. J. Relações entre as qualificações do professor e o desempenho discente nos cursos de graduação em Contabilidade no Brasil. 2011. 211 f. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) – Programa de pós-graduação em Ciências Contábeis, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. /*ref*/MORICONI, G. M.; NASCIMENTO, P. A. M. M. Fatores associados ao desempenho dos concluintes de engenharia no Enade 2011. Estudos em avaliação educacional, São Paulo, v. 25, n. 57, p. 248-278, jan./abr. 2014. /*ref*/NICOLINI, A. M.; ANDRADE, R. O. B.; TORRES, A. A. G. Comparando os resultados do ENADE 2009 por número de instituições e número de estudantes: como anda o desempenho acadêmico dos cursos de administração. Administração: Ensino e Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 161-196, jan./fev. 2013. /*ref*/NOGUEIRA, E. D. A.; TSUNODA, D. F. Mineração de dados para análise da relação entre as características socioeconômicas de concluintes do ensino superior e o desempenho desses estudantes no ENADE 2012. Percurso, v. 15, n. 1, p. 245-268, 2015. /*ref*/O’FLAHERTY, J.; PHILIPS, C. The use of flipped classrooms in higher education: A scoping review. The internet and higher education, v. 25, p. 85-95. 2015. /*ref*/OLIVEIRA, A. S. R.; SILVA, I. R. Indicadores educacionais no Ensino Superior brasileiro: possíveis articulações entre desempenho e características do alunado. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 23, n. 1, p. 157-177, mar. 2018. /*ref*/PERONI, V. M. V.; CAETENO, M. R. O público e o privado na educação-Projetos em disputa? Retratos da Escola, Brasília, v. 9, n. 17, p. 337-352, jul./dez. 2015. /*ref*/PINTO, R. S.; MELLO, S. P.; MELO, P. A. Meta-avaliação: uma década do Processo de Avaliação Institucional do SINAES. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, São Paulo, v. 21, n. 1, p. 89-107, mar. 2016. /*ref*/RASUL, S.; BUKHSH, Q. A study of factors affecting students’ performance in examination at university level. Procedia Social and Behavioral Sciences, v. 15, p. 2042-2047, 2011. /*ref*/ROCHA, A. L. P.; LELES, C. R.; QUEIROZ, M. G. Fatores associados ao desempenho acadêmico de estudantes de Nutrição no Enade. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 99, n. 251, p. 74-94, jan/abr. 2018. /*ref*/RODRIGUES, B. C. O., PEREIRA, J. M.; REZENDE, M. S.; MIRANDA, J. G. Determinantes do desempenho acadêmico dos alunos dos cursos de ciências contábeis no ensino à distância. Enfoque: Reflexão Contábil, v. 35, n. 2, 2016. /*ref*/SÁ, L. P.; NECO, L. A. N. Um estudo sobre os determinantes de desempenho no Enade de alunos do curso de Ciências Contábeis. Revista Brasileira de Contabilidade, n. 213, p. 28-41, 2015. /*ref*/SANTOS, N. A.; CUNHA, J. V. A.; CORNACHIONE Jr., E. B. Análise do desempenho dos cursos de ciências contábeis do estado de Minas Gerais no Enade/2006. 3º International Accounting Congress – IAAER & ANPCONT, São Paulo/SP. Anais... São Paulo: ANPCONT, 2009. /*ref*/SEPTIMIO, C.; ROCHA, G. O. R.; MENDES, G. M. L. Acessibilidade física na Universidade Federal do Pará sob o olhar de estudantes com deficiência. Cadernos de Pesquisa, São Luís v. 24, n. 1, p. 70-86, jan./abr. 2017. /*ref*/SILVA, C. M. M.; SINAY, M. C. F.; REZENDE, J. F. C.; ARAÚJO, G. A. Fatores determinantes para o desempenho dos alunos de Administração no Enade. XV Colóquio Internacional de Gestão Universitária – CIGU, Desafios da Gestão Universitária no Século XXI, Mar del Plata. Anais... Argentina, 2015. /*ref*/SOUSA, S. Z. Concepções de qualidade da educação básica forjadas por meio de avaliações em larga escala. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 407-420, jul. 2014. /*ref*/TRIVENTI, M. Does working during higher education affect students’ academic progression? Economics of Education Review, v. 41, p. 1-13, mar. 2014. /*ref*/VERHINE, R. E. Avaliação e regulação da educação superior: uma análise a partir dos primeiros 10 anos do SINAES. Avaliação, São Paulo, v. 20, n. 3, p. 603-619, nov. 2015. /*ref*/ZONATTO, V. C. S.; DALLABONA, L. F.; MOURA, G. D.; DOMINGUES, M. J. C. S.; RAUSCH, R. B. Evidências da Relação entre Qualificação Docente e Desempenho Acadêmico: uma análise à luz da Teoria do Capital Humano. Sociedade, Contabilidade e Gestão, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, p. 6-25, jan./abr. 2013. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica; v. 8, n. 1 (2019): Rev. Expr. Catól.; 87-96 2357-8483 10.25190/rec.v8i1 reponame:Revista Expressão Católica (Online) instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) instacron:Unicatólica |
reponame_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
collection |
Revista Expressão Católica (Online) |
instname_str |
Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
instacron_str |
Unicatólica |
institution |
Unicatólica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1665948716993871872 |