Ornamentar a oratória : a educação retórica de Shakespeare e A Violação de Lucrécia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Leonardo Augusto de Freitas, 1980-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14783
Resumo: Resumo: É comum a crítica literária apontar que o poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare incorporou em sua obra sua educação retórica. A eloquência de seus versos se deve, em grande medida, à aplicação de recursos originalmente desenvolvidos na Antiguidade para amparar o ofício do orador. Este artigo se propõe mostrar como seu poema narrativo A Violação de Lucrécia (1594), relativamente negligenciado dentro de seu cânone, não só ilustra bem tais recursos retóricos, como também exibe tantos elos com a educação do poeta na grammar school que parece sugerir uma homenagem deliberada
id CAMP_a57a91fcfb540319eb6acd21e79afd3d
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1372346
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Ornamentar a oratória : a educação retórica de Shakespeare e A Violação de LucréciaTo deck his oratory : Shakespeare’s rhetorical education and The Rape of LucreceShakespeare, William, 1564-1616Shakespeare, William, 1564-1616. A violação de LucréciaRetóricaGrammar schoolArtigo originalResumo: É comum a crítica literária apontar que o poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare incorporou em sua obra sua educação retórica. A eloquência de seus versos se deve, em grande medida, à aplicação de recursos originalmente desenvolvidos na Antiguidade para amparar o ofício do orador. Este artigo se propõe mostrar como seu poema narrativo A Violação de Lucrécia (1594), relativamente negligenciado dentro de seu cânone, não só ilustra bem tais recursos retóricos, como também exibe tantos elos com a educação do poeta na grammar school que parece sugerir uma homenagem deliberadaAbstract: Literary criticism usually points out how English poet and playwright William Shakespeare incorporated his rhetorical education in his works. The eloquence of his verses is due, to a large extent, to the application of resources originally developed in Antiquity as an aid to the orator's task. This article sets out to show how his narrative poem The Rape of Lucrece (1594), relatively neglected within his canon, not only illustrates well such rhetorical devices but also displays so many links to the poet's education in the grammar school as to suggest a deliberate tributeAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAfonso, Leonardo Augusto de Freitas, 1980-2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/14783AFONSO, Leonardo Augusto de Freitas. Ornamentar a oratória: a educação retórica de Shakespeare e A Violação de Lucrécia. Letras. Santa Maria, RS. v. 32, n. 65, p. 116-130, jul./dez. 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14783. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372346porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-22T15:05:08Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1372346Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-01-22T15:05:08Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ornamentar a oratória : a educação retórica de Shakespeare e A Violação de Lucrécia
To deck his oratory : Shakespeare’s rhetorical education and The Rape of Lucrece
title Ornamentar a oratória : a educação retórica de Shakespeare e A Violação de Lucrécia
spellingShingle Ornamentar a oratória : a educação retórica de Shakespeare e A Violação de Lucrécia
Afonso, Leonardo Augusto de Freitas, 1980-
Shakespeare, William, 1564-1616
Shakespeare, William, 1564-1616. A violação de Lucrécia
Retórica
Grammar school
Artigo original
title_short Ornamentar a oratória : a educação retórica de Shakespeare e A Violação de Lucrécia
title_full Ornamentar a oratória : a educação retórica de Shakespeare e A Violação de Lucrécia
title_fullStr Ornamentar a oratória : a educação retórica de Shakespeare e A Violação de Lucrécia
title_full_unstemmed Ornamentar a oratória : a educação retórica de Shakespeare e A Violação de Lucrécia
title_sort Ornamentar a oratória : a educação retórica de Shakespeare e A Violação de Lucrécia
author Afonso, Leonardo Augusto de Freitas, 1980-
author_facet Afonso, Leonardo Augusto de Freitas, 1980-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Afonso, Leonardo Augusto de Freitas, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Shakespeare, William, 1564-1616
Shakespeare, William, 1564-1616. A violação de Lucrécia
Retórica
Grammar school
Artigo original
topic Shakespeare, William, 1564-1616
Shakespeare, William, 1564-1616. A violação de Lucrécia
Retórica
Grammar school
Artigo original
description Resumo: É comum a crítica literária apontar que o poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare incorporou em sua obra sua educação retórica. A eloquência de seus versos se deve, em grande medida, à aplicação de recursos originalmente desenvolvidos na Antiguidade para amparar o ofício do orador. Este artigo se propõe mostrar como seu poema narrativo A Violação de Lucrécia (1594), relativamente negligenciado dentro de seu cânone, não só ilustra bem tais recursos retóricos, como também exibe tantos elos com a educação do poeta na grammar school que parece sugerir uma homenagem deliberada
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/14783
AFONSO, Leonardo Augusto de Freitas. Ornamentar a oratória: a educação retórica de Shakespeare e A Violação de Lucrécia. Letras. Santa Maria, RS. v. 32, n. 65, p. 116-130, jul./dez. 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14783. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/14783
identifier_str_mv AFONSO, Leonardo Augusto de Freitas. Ornamentar a oratória: a educação retórica de Shakespeare e A Violação de Lucrécia. Letras. Santa Maria, RS. v. 32, n. 65, p. 116-130, jul./dez. 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14783. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372346
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030834687115264