Ornamentar a oratória : a educação retórica de Shakespeare e A Violação de Lucrécia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/14783 |
Resumo: | Resumo: É comum a crítica literária apontar que o poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare incorporou em sua obra sua educação retórica. A eloquência de seus versos se deve, em grande medida, à aplicação de recursos originalmente desenvolvidos na Antiguidade para amparar o ofício do orador. Este artigo se propõe mostrar como seu poema narrativo A Violação de Lucrécia (1594), relativamente negligenciado dentro de seu cânone, não só ilustra bem tais recursos retóricos, como também exibe tantos elos com a educação do poeta na grammar school que parece sugerir uma homenagem deliberada |
id |
CAMP_a57a91fcfb540319eb6acd21e79afd3d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1372346 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Ornamentar a oratória : a educação retórica de Shakespeare e A Violação de LucréciaTo deck his oratory : Shakespeare’s rhetorical education and The Rape of LucreceShakespeare, William, 1564-1616Shakespeare, William, 1564-1616. A violação de LucréciaRetóricaGrammar schoolArtigo originalResumo: É comum a crítica literária apontar que o poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare incorporou em sua obra sua educação retórica. A eloquência de seus versos se deve, em grande medida, à aplicação de recursos originalmente desenvolvidos na Antiguidade para amparar o ofício do orador. Este artigo se propõe mostrar como seu poema narrativo A Violação de Lucrécia (1594), relativamente negligenciado dentro de seu cânone, não só ilustra bem tais recursos retóricos, como também exibe tantos elos com a educação do poeta na grammar school que parece sugerir uma homenagem deliberadaAbstract: Literary criticism usually points out how English poet and playwright William Shakespeare incorporated his rhetorical education in his works. The eloquence of his verses is due, to a large extent, to the application of resources originally developed in Antiquity as an aid to the orator's task. This article sets out to show how his narrative poem The Rape of Lucrece (1594), relatively neglected within his canon, not only illustrates well such rhetorical devices but also displays so many links to the poet's education in the grammar school as to suggest a deliberate tributeAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAfonso, Leonardo Augusto de Freitas, 1980-2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/14783AFONSO, Leonardo Augusto de Freitas. Ornamentar a oratória: a educação retórica de Shakespeare e A Violação de Lucrécia. Letras. Santa Maria, RS. v. 32, n. 65, p. 116-130, jul./dez. 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14783. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372346porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-22T15:05:08Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1372346Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-01-22T15:05:08Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ornamentar a oratória : a educação retórica de Shakespeare e A Violação de Lucrécia To deck his oratory : Shakespeare’s rhetorical education and The Rape of Lucrece |
title |
Ornamentar a oratória : a educação retórica de Shakespeare e A Violação de Lucrécia |
spellingShingle |
Ornamentar a oratória : a educação retórica de Shakespeare e A Violação de Lucrécia Afonso, Leonardo Augusto de Freitas, 1980- Shakespeare, William, 1564-1616 Shakespeare, William, 1564-1616. A violação de Lucrécia Retórica Grammar school Artigo original |
title_short |
Ornamentar a oratória : a educação retórica de Shakespeare e A Violação de Lucrécia |
title_full |
Ornamentar a oratória : a educação retórica de Shakespeare e A Violação de Lucrécia |
title_fullStr |
Ornamentar a oratória : a educação retórica de Shakespeare e A Violação de Lucrécia |
title_full_unstemmed |
Ornamentar a oratória : a educação retórica de Shakespeare e A Violação de Lucrécia |
title_sort |
Ornamentar a oratória : a educação retórica de Shakespeare e A Violação de Lucrécia |
author |
Afonso, Leonardo Augusto de Freitas, 1980- |
author_facet |
Afonso, Leonardo Augusto de Freitas, 1980- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Afonso, Leonardo Augusto de Freitas, 1980- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Shakespeare, William, 1564-1616 Shakespeare, William, 1564-1616. A violação de Lucrécia Retórica Grammar school Artigo original |
topic |
Shakespeare, William, 1564-1616 Shakespeare, William, 1564-1616. A violação de Lucrécia Retórica Grammar school Artigo original |
description |
Resumo: É comum a crítica literária apontar que o poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare incorporou em sua obra sua educação retórica. A eloquência de seus versos se deve, em grande medida, à aplicação de recursos originalmente desenvolvidos na Antiguidade para amparar o ofício do orador. Este artigo se propõe mostrar como seu poema narrativo A Violação de Lucrécia (1594), relativamente negligenciado dentro de seu cânone, não só ilustra bem tais recursos retóricos, como também exibe tantos elos com a educação do poeta na grammar school que parece sugerir uma homenagem deliberada |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/14783 AFONSO, Leonardo Augusto de Freitas. Ornamentar a oratória: a educação retórica de Shakespeare e A Violação de Lucrécia. Letras. Santa Maria, RS. v. 32, n. 65, p. 116-130, jul./dez. 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14783. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/14783 |
identifier_str_mv |
AFONSO, Leonardo Augusto de Freitas. Ornamentar a oratória: a educação retórica de Shakespeare e A Violação de Lucrécia. Letras. Santa Maria, RS. v. 32, n. 65, p. 116-130, jul./dez. 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14783. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372346 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030834687115264 |