Proatividade no terceiro setor : relações entre liderança e motivação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Thainá Tavares do
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/17471
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2014.
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spelling Proatividade no terceiro setor : relações entre liderança e motivaçãoLiderançaMotivação (Psicologia)Terceiro setorDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2014.O objetivo geral desta dissertação é verificar, no terceiro setor, o aspecto mediador da motivação na relação entre lideraça e proatividade. Três estudos foram realizados para cumprir os objetivos específicos. O Estudo 1 visa a apresentar o estado da arte da produção científica brasileira sobre comportamento organizacional no terceiro setor. Para isso, foram avaliados 629 artigos sobre comportamento organizacional publicados em periódicos nacionais no período de 1996 a 2012. Desses, 31 apresentaram estudos realizados no terceiro setor e foram explorados em maior profundidade. Os achados sugerem que esse setor encontra-se ainda sub-representado e que os resultados não são explicados à luz das suas especificidades. No Estudo 2, a escala de taking charge foi traduzida e testada em uma amostra de 197 trabalhadores brasileiros de diversas organizações e setores da economia. Com dois itens a menos, um modelo unifatorial apresentou ajuste adequado. A relação entre assumir o comando da mudança e dar voz a ideias e sugestões indicou a distinção entre os dois construtos. A estrutura esperada foi confirmada, sugerindo que a escala pode ser utilizada no Brasil para mensurar adequadamente o fenômeno. O Estudo 3 propõe-se a explicar como os líderes transformacionais podem aumentar a proatividade dos liderados no terceiro setor, sendo testados os mediadores propostos no modelo motivacional da proatividade de Parker, Bindl e Strauss (2010). Em uma amostra de 141 trabalhadores voluntários brasileiros, confirmou-se o efeito positivo indireto mediado por auto-eficácia de amplitude de papel, valores do trabalho de estimulação/determinação e afeto positivo, ao passo que valores do trabalho de universalismo/benevolência não foi identificado como mediador. Contribuições, limitações e sugestões são apresentadas ao final desta dissertação. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe general purpose of this thesis is to verify the mediational role of motivation in the relationship between leadership and proactivity in the nonprofit sector. Three studies were conducted to meet the specific goals. Study 1 aims to present the state of the art of Brazilian scientific production on organizational behavior in the nonprofit sector. To achieve this, 629 articles on organizational behavior, that were published in national journals in the period 1996- 2012, were evaluated. Of these, 31 studies were conducted in the nonprofit sector and were explored in greater depth. The findings suggest that the sector is still under-represented, and the results are not explained in the light of its specificities. In Study 2, the taking charge scale was translated and tested in a sample of 197 Brazilian workers from various organizations and industries. Without two items, a one-factor model showed adequate fit. The relationship between taking charge and voice indicate the distinction between the two constructs. The expected structure was confirmed, suggesting that the scale can be used in Brazil to adequately measure the phenomenon. Study 3 aims to explain how transformational leaders can increase followers' proactivity in the nonprofit sector, testing mediators proposed on Parker, Bindl, and Strauss' (2010) motivational model of proactivity. In a sample of 141 Brazilian volunteers, it was confirmed the positive indirect effect mediated by role breadth self-efficacy, stimulation/selfdetermination work values, and positive affect. Universalism/benevolence work values, in turn, did not mediate the relation. Contributions, limitations, and suggestions are presented at the end of this thesis.Instituto de Psicologia (IP)Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST)Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das OrganizaçõesPorto, Juliana BarreirosNascimento, Thainá Tavares do2015-01-02T11:26:58Z2015-01-02T11:26:58Z2015-01-022014-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNASCIMENTO, Thainá Tavares do. Proatividade no terceiro setor: relações entre liderança e motivação. 2014. xi, 108 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/17471A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-13T14:43:20Zoai:repositorio.unb.br:10482/17471Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-13T14:43:20Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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