Iconicidade na comunicação hipnótica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Hugo Nogueira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/37036
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2019.
id UNB_da680d207e8612534a1cb7c1d9a883b6
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/37036
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Gonçalves, Hugo NogueiraNeubern, Maurício da Silva2020-03-03T18:32:37Z2020-03-03T18:32:37Z2020-03-032019-06-26GONÇALVES, Hugo Nogueira. Iconicidade na comunicação hipnótica. 2019. 99 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/37036Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2019.Esta dissertação, por meio de uma elaboração teórica, tem como objetivo de compreender o papel da iconicidade na comunicação hipnótica, especialmente sua participação na reconfiguração de experiências e o modo que se apresenta nas técnicas hipnóticas de Milton Erickson. Partindo do conceito de iconicidade, capacidade dos signos de transmitirem qualidades de seus objetos, destaca-se como este pode trazer esclarecimentos sobre a forma que a comunicação hipnótica favorece reconfigurações de experiência e sobre as especificidades dos processos comunicativos das técnicas de Milton Erickson. O trabalho foi dividido em um capítulo de fundamentação teórica onde se encontram detalhados conceitos importantes aos campos da semiótica e da hipnose; um capítulo de aproximações e implicações teóricas no qual são traçadas relações entre o pensamento de Charles Peirce e Milton Erickson e as implicações que seus estudos trazem às questões da indução hipnótica e a forma de se pensar a consciência; três capítulos nos quais constam estudos de casos de Milton Erickson seguidos de discussões clínicas e aproximações entre as técnicas hipnóticas aos níveis fenomenológicos da experiência e às produções semióticas correspondentes, focando aspectos de iconicidade; e considerações finais onde desenvolveu-se reflexões gerais sobre os temas do estudo, ressaltando as características em termos de iconicidade, a técnica hipnótica e a reconfiguração da experiência, assim como discutiu-se possíveis contribuições referentes à dicotomia entre padrões e processos simbólicos. Desta forma, a fundamentação teórica expôs as bases fenomenológicas de Peirce, seu conceito de signo e semiose, as classes relação entre signos e seus elementos e a noção de iconicidade que surge de sua obra. Em relação a hipnose, descreveu a trajetória de Milton Erickson, seus princípios clínicos com ênfase na utilização, uma breve descrição de técnicas principais e os fenômenos hipnóticos que são capazes de suscitar. O capítulo de aproximações e implicações teóricas demonstra o pensamento pragmático e a apreciação fenomenológica que perpassa a obra de ambos, e os possíveis motivos de diferentes formas de divulgação de seus pensamentos. Também se elaborou sobre a predominância de uma dimensão Primeira na experiência de transe e como difere do estado de vigília, o teor icônico e remático da comunicação indireta de Milton Erickson, e novas possibilidades de se pensar a indução hipnótica. No capítulo de iconicidade no entremeamento descreve como a técnica elabora uma regularidade simbólica junto às leis de funcionamento do sujeito e insere signos capazes de alterar a formas de atuação vigentes. No caso do capítulo 4, os contos de história demonstraram uma grande capacidade de comunicação alegórica, mesmo enquanto exercem outras funções relativas à manutenção e potencialização de sugestões. O último estudo de caso caracteriza o drama enquanto uma forma de comunicação metafórica ou alegórica que, através do papel dramático, influência os processos interpretativos do sujeito. As considerações finais destacam como a iconicidade da comunicação hipnótica, em todos os casos apresentados, faz emergir no sujeito ícones dos quais se constituem novas formas de configuração, e como esta perspectiva escapa reificações em torno de padrões e produção de significados.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).This dissertation, through a theoretical elaboration, aims to understand the role of iconicity in hypnotic communication, especially its participation in the reconfiguration of experiences and the way that presents itself in the hypnotic techniques of Milton Erickson. Starting from the concept of iconicity, the signs capacity to transmit it’s objects qualities, it’s emphasized how it can clarify the way that hypnotic communication favors reconfigurations of experience and the specificities of the communicative processes of Milton Erickson’s techniques. The work was divided in a chapter of theoretical foundation where concepts important to the fields of semiotics and hypnosis are detailed; a chapter of approximations and theoretical implications in which are drawn relations between the thought of Charles Peirce and Milton Erickson and the implications that his studies bring to the questions of hypnotic induction and the way of thinking consciousness; three chapters which contain case studies of Milton Erickson are followed by clinical discussions and approximations between the hypnotic techniques at the phenomenological levels of experience and corresponding semiotic productions, focusing on aspects of iconicity; and final considerations, where general reflections about the study’s themes were developed, emphasizing the characteristics in terms of iconicity, hypnotic technique and reconfiguration of the experience, as well as possible contributions regarding the dichotomy between patterns and symbolic processes. As such, the theoretical foundation presented the phenomenological bases of Peirce, his concepts of sign and semiosis, the relation between signs and their elements and the notion of iconicity that arises from his work. In relation to hypnosis, it described Milton Erickson's trajectory, his clinical principles with emphasis on utilization, a brief description of major techniques, and the hypnotic phenomena that they are capable of eliciting. The chapter on approximations and theoretical implications demonstrates the pragmatic thinking and phenomenological appreciation that permeates the work of both, and the possible motives for such different ways of spreading their knowledge. It also elaborates on the predominance of a First dimension in the trance experience and how it differs from the waking state, the iconic and rhetorical content of Milton Erickson's indirect communication, and new possibilities for hypnotic induction. In the chapter of iconicity in the interpersal technique it describes how the technique creates a symbolic regularity next to the laws of functioning of the subject and inserts signs capable of altering the current forms of actuation. In the case of chapter 4, storytelling has demonstrated a great capacity for allegorical communication, even while performing other functions related to the maintenance and potentialization of suggestions. The latter case study characterizes drama as a form of metaphorical or allegorical communication that, through the dramatic role, influences the interpretation processes of the subject. The final considerations highlight how the iconicity of hypnotic communication, in all the cases presented, elicits in the subject icons that constitute new forms of configuration, and how this perspective escapes reifications surrounding patterns and meaning production.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessIconicidade na comunicação hipnóticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisHipnoseIconicidadeComunicação hipnóticaTécnicas hipnóticasporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2019_HugoNogueiraGonçalves.pdf2019_HugoNogueiraGonçalves.pdfapplication/pdf779375http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/37036/1/2019_HugoNogueiraGon%c3%a7alves.pdff51f02fd9f6fd325e5d3b3d41a7a9c33MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain671http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/37036/2/license.txtbacfee268cc5d4f6aaa2e6e0066d38f5MD52open access10482/370362023-07-17 15:23:11.495open accessoai:repositorio2.unb.br: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Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-07-17T18:23:11Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Iconicidade na comunicação hipnótica
title Iconicidade na comunicação hipnótica
spellingShingle Iconicidade na comunicação hipnótica
Gonçalves, Hugo Nogueira
Hipnose
Iconicidade
Comunicação hipnótica
Técnicas hipnóticas
title_short Iconicidade na comunicação hipnótica
title_full Iconicidade na comunicação hipnótica
title_fullStr Iconicidade na comunicação hipnótica
title_full_unstemmed Iconicidade na comunicação hipnótica
title_sort Iconicidade na comunicação hipnótica
author Gonçalves, Hugo Nogueira
author_facet Gonçalves, Hugo Nogueira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Hugo Nogueira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Neubern, Maurício da Silva
contributor_str_mv Neubern, Maurício da Silva
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Hipnose
Iconicidade
Comunicação hipnótica
Técnicas hipnóticas
topic Hipnose
Iconicidade
Comunicação hipnótica
Técnicas hipnóticas
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2019.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-06-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-03T18:32:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-03T18:32:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-03-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GONÇALVES, Hugo Nogueira. Iconicidade na comunicação hipnótica. 2019. 99 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unb.br/handle/10482/37036
identifier_str_mv GONÇALVES, Hugo Nogueira. Iconicidade na comunicação hipnótica. 2019. 99 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/37036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/37036/1/2019_HugoNogueiraGon%c3%a7alves.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/37036/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f51f02fd9f6fd325e5d3b3d41a7a9c33
bacfee268cc5d4f6aaa2e6e0066d38f5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803573559870619648