Memória, narrativa e identidade profissional : analisando memoriais docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daniele Nunes Henrique
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Sirgado, Angel Pino, Tavira, Larissa Vasques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28367
https://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622012000300002
Resumo: Discute-se neste texto o valor dos memoriais na constituição da identidade docente. Uma das virtudes do memorial é permitir ao seu autor articular, no instante presente, os fios de um passado que não retorna mais e de um futuro ainda em aberto. É uma história que está dentro de outra maior, em que o sujeito é, ao mesmo tempo, resultado e agente componente de sua construção, pois não existe história que não seja feita de fragmentos de outras histórias. Como argumento dessa questão, busca-se tecer uma interlocução entre L. S. Vigotski, sobre a dimensão social da memória, e M. Bakhtin, no que tange à sua compreensão do texto autobiográfico. Para tanto, o desenho metodológico parte da análise de memoriais escritos por educadoras da rede municipal do Rio de Janeiro sobre suas experiências educacionais, a partir da segunda metade do século XX. O foco da discussão fundamenta-se nos aspectos que essas profissionais revelam sobre os indicadores que marcaram a entrada e permanência na vida escolar.
id UNB_da8774d29be6855d75b14bfa432e8e13
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/28367
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Memória, narrativa e identidade profissional : analisando memoriais docentesMemory, narrative and professional identity : analyzing teachers memorialsMemóriaProfessoresIdentidade profissionalEscolasMemorialDocentesDiscute-se neste texto o valor dos memoriais na constituição da identidade docente. Uma das virtudes do memorial é permitir ao seu autor articular, no instante presente, os fios de um passado que não retorna mais e de um futuro ainda em aberto. É uma história que está dentro de outra maior, em que o sujeito é, ao mesmo tempo, resultado e agente componente de sua construção, pois não existe história que não seja feita de fragmentos de outras histórias. Como argumento dessa questão, busca-se tecer uma interlocução entre L. S. Vigotski, sobre a dimensão social da memória, e M. Bakhtin, no que tange à sua compreensão do texto autobiográfico. Para tanto, o desenho metodológico parte da análise de memoriais escritos por educadoras da rede municipal do Rio de Janeiro sobre suas experiências educacionais, a partir da segunda metade do século XX. O foco da discussão fundamenta-se nos aspectos que essas profissionais revelam sobre os indicadores que marcaram a entrada e permanência na vida escolar.The text discusses the value of memorials as a component of teachers' identity building. One of the memorials advantages is the fact that they allow their authors to articulate the memories of past and the possibilities of the future in the present time. The memorial is a story that grows within a larger one. Here, the subject is at the same time the outcome and an agent of the process, for there are no stories but those created from other stories' fragments. In this sense, we weave a dialogue between the social dimension of memory in L.S Vigotsky and M. Bakhtin's understanding on autobiographical texts (life record). The methodological design starts from the analysis of memorials written by public school teachers from the city of Rio de Janeiro since the second half of the 20th century. The main point of the discussion is based on the aspects that these professionals unveil regarding the entry in school life as well as the elements that explain their permanence in teaching.Centro de Estudos Educação e Sociedade2017-12-07T04:58:50Z2017-12-07T04:58:50Z2012-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Daniele Nunes Henrique; SIRGADO, Angel Pino; TAVIRA, Larissa Vasques. Memória, narrativa e identidade profissional: analisando memoriais docentes. Cadernos CEDES, Campinas, v. 32, n. 88, p. 263-283, set./dez. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622012000300002. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622012000300002&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 12 out. 2020.http://repositorio.unb.br/handle/10482/28367https://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622012000300002Cadernos CEDES - (CC BY-NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622012000300002&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 12 out. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Daniele Nunes HenriqueSirgado, Angel PinoTavira, Larissa Vasquesporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:40:09Zoai:repositorio.unb.br:10482/28367Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:40:09Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Memória, narrativa e identidade profissional : analisando memoriais docentes
Memory, narrative and professional identity : analyzing teachers memorials
title Memória, narrativa e identidade profissional : analisando memoriais docentes
spellingShingle Memória, narrativa e identidade profissional : analisando memoriais docentes
Silva, Daniele Nunes Henrique
Memória
Professores
Identidade profissional
Escolas
Memorial
Docentes
title_short Memória, narrativa e identidade profissional : analisando memoriais docentes
title_full Memória, narrativa e identidade profissional : analisando memoriais docentes
title_fullStr Memória, narrativa e identidade profissional : analisando memoriais docentes
title_full_unstemmed Memória, narrativa e identidade profissional : analisando memoriais docentes
title_sort Memória, narrativa e identidade profissional : analisando memoriais docentes
author Silva, Daniele Nunes Henrique
author_facet Silva, Daniele Nunes Henrique
Sirgado, Angel Pino
Tavira, Larissa Vasques
author_role author
author2 Sirgado, Angel Pino
Tavira, Larissa Vasques
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Daniele Nunes Henrique
Sirgado, Angel Pino
Tavira, Larissa Vasques
dc.subject.por.fl_str_mv Memória
Professores
Identidade profissional
Escolas
Memorial
Docentes
topic Memória
Professores
Identidade profissional
Escolas
Memorial
Docentes
description Discute-se neste texto o valor dos memoriais na constituição da identidade docente. Uma das virtudes do memorial é permitir ao seu autor articular, no instante presente, os fios de um passado que não retorna mais e de um futuro ainda em aberto. É uma história que está dentro de outra maior, em que o sujeito é, ao mesmo tempo, resultado e agente componente de sua construção, pois não existe história que não seja feita de fragmentos de outras histórias. Como argumento dessa questão, busca-se tecer uma interlocução entre L. S. Vigotski, sobre a dimensão social da memória, e M. Bakhtin, no que tange à sua compreensão do texto autobiográfico. Para tanto, o desenho metodológico parte da análise de memoriais escritos por educadoras da rede municipal do Rio de Janeiro sobre suas experiências educacionais, a partir da segunda metade do século XX. O foco da discussão fundamenta-se nos aspectos que essas profissionais revelam sobre os indicadores que marcaram a entrada e permanência na vida escolar.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12
2017-12-07T04:58:50Z
2017-12-07T04:58:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Daniele Nunes Henrique; SIRGADO, Angel Pino; TAVIRA, Larissa Vasques. Memória, narrativa e identidade profissional: analisando memoriais docentes. Cadernos CEDES, Campinas, v. 32, n. 88, p. 263-283, set./dez. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622012000300002. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622012000300002&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 12 out. 2020.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/28367
https://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622012000300002
identifier_str_mv SILVA, Daniele Nunes Henrique; SIRGADO, Angel Pino; TAVIRA, Larissa Vasques. Memória, narrativa e identidade profissional: analisando memoriais docentes. Cadernos CEDES, Campinas, v. 32, n. 88, p. 263-283, set./dez. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622012000300002. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622012000300002&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 12 out. 2020.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/28367
https://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622012000300002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508365094584320