Extravagâncias : a viagem como modo de produção na arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40102 |
Resumo: | Dissertação (Mestrado) – Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2020. |
id |
UNB_db01b3c8134cdd36cb35e8f669f5b242 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/40102 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Extravagâncias : a viagem como modo de produção na arteViagensArte contemporâneaExperiências vivenciaisHospitalidadeDissertação (Mestrado) – Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2020.Esta pesquisa é uma reflexão acerca de uma série de viagens realizadas enquanto procedimentos poéticos que se apresentam como espaço de formação e atuação artística. As viagens são concebidas a partir da necessidade de promover formas alternativas de se relacionar com o mundo e da tentativa de dizê-lo via a experimentação de linguagens possíveis a uma viajante. Organizo aqui uma série de registros e reflexões sobre os trajetos nos quais me lanço: Residência Artística Móvel (2015/2016), Alvorada Nordestina (2017), Contar os Passos, Catar os Ossos (2017), Território dos Outros (2018) e P’utuqsi (2019). As viagens acontecem de bicicleta, de carona, a pé e de ônibus; elas duram de 5 dias à um ano e meio e percorrem o litoral nordestino, o cariri paraibano, a rodovia BR060 em Goiás além das cidades bolivianas de La Paz e Potosí. Vou às vezes em dupla, às vezes solitária e às vezes em bando. O conjunto diversificado de viagens narram uma trajetória marcada por acontecimentos extraordinários em contextos vagantes, apelidados extravagâncias.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).This research is a reflection on a series of trips. They were taken as a poetic gesture that are both art and education. Traveling is thought through as a way to promote alternative ways of relating to the world and to attempt at an experimentation of possible languages opened to a traveler. Here, I organize a series of records and reflections on the paths I have thrown myself into: Mobile Artistic Residency (2015/2016), Alvorada Nordestina (2017), Counting the Steps, Picking Up Bones (2017), Territory of Others (2018) and P'utuqsi (2019). The trips happen by bicycle, or hitchhiking, or on foot or by bus; they last from five days to a year and a half and cover the northeastern coast of Brazil, the cariri of Paraíba, the BR060 highway in Goiás and the Bolivian cities of La Paz and Potosí. I venture in them sometimes in pairs, sometimes on my own and sometimes in groups. The diverse set of itineraries narrates a trajectory marked by extraordinary events in vagant contexts, called extravagances.Instituto de Artes (IdA)Departamento de Artes Visuais (IdA VIS)Programa de Pós-Graduação em Artes VisuaisNóbrega, Christus Menezes daSobral, Raísa Curty Carvalheira2021-02-20T01:57:50Z2021-02-20T01:57:50Z2021-02-192020-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOBRAL, Raísa Curty Carvalheira. Extravagâncias: a viagem como modo de produção na arte. 2020. 207 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/40102A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-02T16:51:21Zoai:repositorio.unb.br:10482/40102Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-02T16:51:21Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Extravagâncias : a viagem como modo de produção na arte |
title |
Extravagâncias : a viagem como modo de produção na arte |
spellingShingle |
Extravagâncias : a viagem como modo de produção na arte Sobral, Raísa Curty Carvalheira Viagens Arte contemporânea Experiências vivenciais Hospitalidade |
title_short |
Extravagâncias : a viagem como modo de produção na arte |
title_full |
Extravagâncias : a viagem como modo de produção na arte |
title_fullStr |
Extravagâncias : a viagem como modo de produção na arte |
title_full_unstemmed |
Extravagâncias : a viagem como modo de produção na arte |
title_sort |
Extravagâncias : a viagem como modo de produção na arte |
author |
Sobral, Raísa Curty Carvalheira |
author_facet |
Sobral, Raísa Curty Carvalheira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nóbrega, Christus Menezes da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sobral, Raísa Curty Carvalheira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Viagens Arte contemporânea Experiências vivenciais Hospitalidade |
topic |
Viagens Arte contemporânea Experiências vivenciais Hospitalidade |
description |
Dissertação (Mestrado) – Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2020. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-22 2021-02-20T01:57:50Z 2021-02-20T01:57:50Z 2021-02-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOBRAL, Raísa Curty Carvalheira. Extravagâncias: a viagem como modo de produção na arte. 2020. 207 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. https://repositorio.unb.br/handle/10482/40102 |
identifier_str_mv |
SOBRAL, Raísa Curty Carvalheira. Extravagâncias: a viagem como modo de produção na arte. 2020. 207 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/40102 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1810580673092648960 |