Cultura, self e autonomia : bases para o protagonismo infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Sergio Fernandes Senna
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Branco, Angela Uchoa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6045
https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722008000400004
Resumo: Neste artigo são discutidas as bases do protagonismo (ou participação) infantil na sociedade: cultura, construção do self e autonomia. São apresentados os principais fundamentos teóricos da abordagem sociocultural construtivista ao se discutir o self como sistema complexo e dinâmico, co-construído mediante a interação entre sujeito ativo e canalizações culturais. Diante das práticas culturais relacionadas à institucionalização da infância, analisam-se como crenças e valores podem contribuir para a participação infantil nos processos decisórios e para a superação das limitações atuais. Conclui-se que a abordagem co-construtivista, efetivamente, pode contribuir para a promoção do protagonismo infantil, visto que destaca as dimensões da cultura e do sujeito construtivo, aí implicadas.
id UNB_dbaf992c514b3d0132f8ce8f48480c82
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/6045
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Cultura, self e autonomia : bases para o protagonismo infantilCulture, self and autonomy : paving the road for children's participationAutonomiaParticipação infantilProtagonismo infantilSelfNeste artigo são discutidas as bases do protagonismo (ou participação) infantil na sociedade: cultura, construção do self e autonomia. São apresentados os principais fundamentos teóricos da abordagem sociocultural construtivista ao se discutir o self como sistema complexo e dinâmico, co-construído mediante a interação entre sujeito ativo e canalizações culturais. Diante das práticas culturais relacionadas à institucionalização da infância, analisam-se como crenças e valores podem contribuir para a participação infantil nos processos decisórios e para a superação das limitações atuais. Conclui-se que a abordagem co-construtivista, efetivamente, pode contribuir para a promoção do protagonismo infantil, visto que destaca as dimensões da cultura e do sujeito construtivo, aí implicadas.This article discusses the basic dimensions that may contribute to foster children participation in social change: culture, self-construction and autonomy. It presents theoretical concepts and principles of sociocultural constructivism related to self, here conceived as a complex and dynamic system resulting from interactions between active individual and cultural canalizations. Taking into account cultural practices related to the institutionalization of childhood, it analyzes how values and beliefs may contribute to children social participation in decision making processes, overcoming current limitations. It concludes that co-constructivism may indeed contribute to promote children social participation, since it emphasizes both culture and the constructive individual.2010-12-02T11:19:41Z2010-12-02T11:19:41Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPIRES, Sergio Fernandes Senna; BRANCO, Angela Uchoa. Cultura, self e autonomia : bases para o protagonismo infantil. Psic.: Teor. e Pesq. [online], v. 24, n. 4, p. 415-421, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v24n4/04.pdf>. Acesso em: 01 dez. 2010. doi: 10.1590/S0102-37722008000400004.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6045https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722008000400004Pires, Sergio Fernandes SennaBranco, Angela Uchoainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:46:54Zoai:repositorio.unb.br:10482/6045Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:46:54Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura, self e autonomia : bases para o protagonismo infantil
Culture, self and autonomy : paving the road for children's participation
title Cultura, self e autonomia : bases para o protagonismo infantil
spellingShingle Cultura, self e autonomia : bases para o protagonismo infantil
Pires, Sergio Fernandes Senna
Autonomia
Participação infantil
Protagonismo infantil
Self
title_short Cultura, self e autonomia : bases para o protagonismo infantil
title_full Cultura, self e autonomia : bases para o protagonismo infantil
title_fullStr Cultura, self e autonomia : bases para o protagonismo infantil
title_full_unstemmed Cultura, self e autonomia : bases para o protagonismo infantil
title_sort Cultura, self e autonomia : bases para o protagonismo infantil
author Pires, Sergio Fernandes Senna
author_facet Pires, Sergio Fernandes Senna
Branco, Angela Uchoa
author_role author
author2 Branco, Angela Uchoa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Sergio Fernandes Senna
Branco, Angela Uchoa
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia
Participação infantil
Protagonismo infantil
Self
topic Autonomia
Participação infantil
Protagonismo infantil
Self
description Neste artigo são discutidas as bases do protagonismo (ou participação) infantil na sociedade: cultura, construção do self e autonomia. São apresentados os principais fundamentos teóricos da abordagem sociocultural construtivista ao se discutir o self como sistema complexo e dinâmico, co-construído mediante a interação entre sujeito ativo e canalizações culturais. Diante das práticas culturais relacionadas à institucionalização da infância, analisam-se como crenças e valores podem contribuir para a participação infantil nos processos decisórios e para a superação das limitações atuais. Conclui-se que a abordagem co-construtivista, efetivamente, pode contribuir para a promoção do protagonismo infantil, visto que destaca as dimensões da cultura e do sujeito construtivo, aí implicadas.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2010-12-02T11:19:41Z
2010-12-02T11:19:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PIRES, Sergio Fernandes Senna; BRANCO, Angela Uchoa. Cultura, self e autonomia : bases para o protagonismo infantil. Psic.: Teor. e Pesq. [online], v. 24, n. 4, p. 415-421, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v24n4/04.pdf>. Acesso em: 01 dez. 2010. doi: 10.1590/S0102-37722008000400004.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6045
https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722008000400004
identifier_str_mv PIRES, Sergio Fernandes Senna; BRANCO, Angela Uchoa. Cultura, self e autonomia : bases para o protagonismo infantil. Psic.: Teor. e Pesq. [online], v. 24, n. 4, p. 415-421, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v24n4/04.pdf>. Acesso em: 01 dez. 2010. doi: 10.1590/S0102-37722008000400004.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/6045
https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722008000400004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580747837243392