Análise do conteúdo de ecologia nos livros de Biologia PNLD 2018 : o uso da teoria das inteligências múltiplas e a abordgem sobre ecossistemas aquático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45512 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2022. |
id |
UNB_dcaeb4a9364694a5327459478041185b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio2.unb.br:10482/45512 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Regina BragaMenezes, João Paulo Cunha de2023-01-18T22:10:36Z2023-01-18T22:10:36Z2023-01-18SILVA, Regina Braga. Análise do conteúdo de ecologia nos livros de Biologia PNLD 2018: o uso da teoria das inteligências múltiplas e a abordgem sobre ecossistemas aquáticos. 2022. 76 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/45512Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2022.O ensino de Biologia apresenta desafios em relação à abordagem dos conteúdos para que esses não se tornem apenas memorizados e repetidos. Dessa forma, o uso de atividades investigativas pode possibilitar aos estudantes a percepção dos conteúdos de forma contextualizada e integrada ao seu dia a dia, podendo assim agir de forma crítica. Dentro desse contexto, o objetivo principal desta pesquisa foi verificar se os livros didáticos de Biologia do PNLD 2018 utilizaram a Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, em especial a Inteligência Naturalista, para diversificar a abordagem das atividades e conteúdo sobre ecossistemas aquáticos; sendo a inteligência verbal/linguística predominante entre as atividades analisadas. Foi produzido – após a análise dos livros didáticos – um guia pedagógico com sugestões de atividades investigativas com a utilização da Teoria das Inteligências Múltiplas como subsídio pedagógico. Com a implementação do Novo Ensino Médio em 2022, o guia pedagógico é sugestão para uma Eletiva Orientada, de acordo com o Currículo em Movimento do Novo Ensino Médio.The teaching of Biology presents challenges in relation to the approach of contents so that they do not just become memorized and repeated. In this way, the use of investigative activities can enable students to perceive the contents in a contextualized and integrated way into their daily lives, thus being able to act in a critical way. Within this context, the main objective of this research was to verify whether the Biology textbooks of the PNLD 2018 used Howard Gardner's Theory of Multiple Intelligences, especially Naturalist Intelligence, to diversify the approach to activities and content on aquatic ecosystems; being the verbal/linguistic intelligence predominant among the analyzed activities. After analyzing the textbooks, a pedagogical guide was produced with suggestions for investigative activities using the Theory of Multiple Intelligences as a pedagogical subsidy. With the implementation of the New High School in 2022, the pedagogical guide is a suggestion for a Guided Elective, according to the Curriculum in Motion of the New High School.Instituto de Ciências Biológicas (IB)Departamento de Biologia Celular (IB CEL)Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado ProfissionalAnálise do conteúdo de ecologia nos livros de Biologia PNLD 2018 : o uso da teoria das inteligências múltiplas e a abordgem sobre ecossistemas aquáticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEnsino investigativoBiologia - estudo e ensinoLivros didáticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain102http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/45512/2/license.txtaed4704d04bb260d4decd80db311aaa5MD52open accessORIGINAL2022_ReginaBragaSilva.pdf2022_ReginaBragaSilva.pdfapplication/pdf19826350http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/45512/1/2022_ReginaBragaSilva.pdfed80cc088d476a491fb9d122b382375dMD51open access10482/455122024-03-01 13:16:59.839open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/45512U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBsaWNlbsOnYSBjb25jZWRpZGEgcGVsbyBhdXRvciBlL291IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcy4KBiblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2024-03-01T16:16:59Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise do conteúdo de ecologia nos livros de Biologia PNLD 2018 : o uso da teoria das inteligências múltiplas e a abordgem sobre ecossistemas aquático |
title |
Análise do conteúdo de ecologia nos livros de Biologia PNLD 2018 : o uso da teoria das inteligências múltiplas e a abordgem sobre ecossistemas aquático |
spellingShingle |
Análise do conteúdo de ecologia nos livros de Biologia PNLD 2018 : o uso da teoria das inteligências múltiplas e a abordgem sobre ecossistemas aquático Silva, Regina Braga Ensino investigativo Biologia - estudo e ensino Livros didáticos |
title_short |
Análise do conteúdo de ecologia nos livros de Biologia PNLD 2018 : o uso da teoria das inteligências múltiplas e a abordgem sobre ecossistemas aquático |
title_full |
Análise do conteúdo de ecologia nos livros de Biologia PNLD 2018 : o uso da teoria das inteligências múltiplas e a abordgem sobre ecossistemas aquático |
title_fullStr |
Análise do conteúdo de ecologia nos livros de Biologia PNLD 2018 : o uso da teoria das inteligências múltiplas e a abordgem sobre ecossistemas aquático |
title_full_unstemmed |
Análise do conteúdo de ecologia nos livros de Biologia PNLD 2018 : o uso da teoria das inteligências múltiplas e a abordgem sobre ecossistemas aquático |
title_sort |
Análise do conteúdo de ecologia nos livros de Biologia PNLD 2018 : o uso da teoria das inteligências múltiplas e a abordgem sobre ecossistemas aquático |
author |
Silva, Regina Braga |
author_facet |
Silva, Regina Braga |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Regina Braga |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Menezes, João Paulo Cunha de |
contributor_str_mv |
Menezes, João Paulo Cunha de |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino investigativo Biologia - estudo e ensino Livros didáticos |
topic |
Ensino investigativo Biologia - estudo e ensino Livros didáticos |
description |
Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2022. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-18T22:10:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-01-18T22:10:36Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-01-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Regina Braga. Análise do conteúdo de ecologia nos livros de Biologia PNLD 2018: o uso da teoria das inteligências múltiplas e a abordgem sobre ecossistemas aquáticos. 2022. 76 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/45512 |
identifier_str_mv |
SILVA, Regina Braga. Análise do conteúdo de ecologia nos livros de Biologia PNLD 2018: o uso da teoria das inteligências múltiplas e a abordgem sobre ecossistemas aquáticos. 2022. 76 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/45512 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/45512/2/license.txt http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/45512/1/2022_ReginaBragaSilva.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
aed4704d04bb260d4decd80db311aaa5 ed80cc088d476a491fb9d122b382375d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803573484488491008 |