Contornos de um componente ELFE na formação inicial de professores de professores de línguas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tássia Gabriela Delgado da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32802
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2017.
id UNB_dccc13553aea608342e7cdfc359d5a5d
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/32802
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Contornos de um componente ELFE na formação inicial de professores de professores de línguasEnsino de línguas para fins específicosProfessores de inglês - formaçãoLíngua inglesa - estudo e ensinoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2017.Este trabalho tem como objetivo estabelecer academicamente um cenário de uso específico de uma língua-alvo (inglês), permeado pela reflexão, para a formação inicial de professores de inglês visando a condução do ensino por meio dessa língua, oportunizada pelo desenvolvimento de competências de ensinar, numa universidade de médio porte do interior goiano. Dessa forma buscamos apresentar procedimentos que geraram temas e tarefas para a elaboração de plano de ensino contemplando o componente Ensino de Línguas para Fins Específicos (ELFE) num curso de Licenciatura Português/Inglês que tradicionalmente não tem esse tratamento. Além disso, analisamos de que forma a criação de um cenário de uso específico da língua-alvo, com base no desenvolvimento de competências de ensinar de professores não-nativos em formação inicial, proporcionou a condução de suas aulas nessa língua. Por meio de um estudo de caso interventivo, buscamos levantar os objetivos específicos dos participantes e para estabelecermos as necessidades da situação-alvo, nos baseamos em textos teóricos da Área da Linguística Aplicada para a elaboração de um planejamento de temas e tarefas com o intuito de promover a prática reflexiva e oportunidades de uso da língua alvo para professores não-nativos. Assim, foi possível perceber que a formação de professores com o foco na formação e nas especificidades de uso da língua em sala de aula pode contribuir para a segurança na condução de aulas e a percepção da importância do planejamento. Ademais, o ensino de inglês com contornos ELFE pode contribuir para a prática reflexiva e o desenvolvimento de competências de ensinar em professores pré-serviço.The objective of this paper is to establish a specific scenario of use of the target language (English), permeated by reflection, for the initial education of English teachers aiming at conducting teaching through this language, facilitated by the development of teaching skills in a university of the interior of Goiás. This way, we tried to present procedures that generated themes and tasks for the elaboration of a teaching plan contemplating the ESP component in a Portuguese / English Language course that traditionally does not have this treatment. In addition, we analyzed how the creation of a specific scenario of the target language based on the development of teaching skills of non-native teachers in teacher education provided the conduction of their classes in that language. Through an interventional case study, we seek to raise the specific objectives of the participants. Also, to establish the needs of the target situation based on theoretical texts from the Applied Linguistics Area for the elaboration of a planning of themes and tasks with the aim of promoting the reflexive practice and opportunities of using the target language for non-native teachers. Thus, it was possible to perceive that the teacher education with a focus on the reflective practice and the use of language in the classroom contributed to the confidence in the conduct of lessons and the perception of the importance of planning. In addition, the teaching of English with ESP contours can help reflective practice and the development of teaching skills in pre-service teachers.Alvarenga, Magali BarçanteSilva, Tássia Gabriela Delgado da2018-10-09T19:58:18Z2018-10-09T19:58:18Z2018-10-092017-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Tássia Gabriela Delgado da. Contornos de um componente ELFE na formação inicial de professores de professores de línguas. 2017. 196 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/32802A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:31:50Zoai:repositorio.unb.br:10482/32802Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:31:50Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Contornos de um componente ELFE na formação inicial de professores de professores de línguas
title Contornos de um componente ELFE na formação inicial de professores de professores de línguas
spellingShingle Contornos de um componente ELFE na formação inicial de professores de professores de línguas
Silva, Tássia Gabriela Delgado da
Ensino de línguas para fins específicos
Professores de inglês - formação
Língua inglesa - estudo e ensino
title_short Contornos de um componente ELFE na formação inicial de professores de professores de línguas
title_full Contornos de um componente ELFE na formação inicial de professores de professores de línguas
title_fullStr Contornos de um componente ELFE na formação inicial de professores de professores de línguas
title_full_unstemmed Contornos de um componente ELFE na formação inicial de professores de professores de línguas
title_sort Contornos de um componente ELFE na formação inicial de professores de professores de línguas
author Silva, Tássia Gabriela Delgado da
author_facet Silva, Tássia Gabriela Delgado da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alvarenga, Magali Barçante
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Tássia Gabriela Delgado da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de línguas para fins específicos
Professores de inglês - formação
Língua inglesa - estudo e ensino
topic Ensino de línguas para fins específicos
Professores de inglês - formação
Língua inglesa - estudo e ensino
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-15
2018-10-09T19:58:18Z
2018-10-09T19:58:18Z
2018-10-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Tássia Gabriela Delgado da. Contornos de um componente ELFE na formação inicial de professores de professores de línguas. 2017. 196 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/32802
identifier_str_mv SILVA, Tássia Gabriela Delgado da. Contornos de um componente ELFE na formação inicial de professores de professores de línguas. 2017. 196 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/32802
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508162496069632