Quando estamos em silêncio, ainda temos medo, por isso é melhor falar”. A invisibilidade das produções acadêmicas sobre heteronormatividade, homossexualidade e contexto escolar- Uma revisão sistemática / “When we are silent, we are still afraid, so it is better to speak”. The invisibility of academic productions on heteronormativity, homosexuality and school context - A systematic review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, José Cláudio Alves Da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Campos, Jaqueline Barbosa Da Silva De, Silva, Geisa Floro De Santana, Coutinho, Diógenes José Gusmão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7176
Resumo: Objetivo: examinar as publicações brasileiras que tratam sobre heteronormatividade e homossexualidade no contexto escolar no período entre 2014 – 2019 na base de dado SCIELO, a partir dos descritores- escola, heteronormatividade e homossexualidade. Métodos: A revisão sistemática da literatura atendendo aos descritores deste artigo, ocorreu em janeiro de 2020. Foram eleitos os critérios inclusivos: artigos em português e publicados em que tratem sobre o tema em cito, publicados entre 2014 e 2019 em periódicos que tenham marcadores de qualidade entre A1, A2, B1 ou B2. Os critérios de exclusão: trabalhos fora do intervalo definido, artigos em idioma diferente do português, revistas que não atendam aos critérios de qualidade definidos no método deste trabalho e trabalhos incompletos sobre a temática.  Resultados: Na base SCIELO. ORG foram coletados 17 artigos a partir dos descritores, porém, somente 7 artigos atendiam os critérios de exclusão e inclusão deste trabalho. Os achados dos conteúdos dos 7 (sete) artigos que contam nesta revisão sistemática permitiram alocá-los em quatro categorizações- discriminação homofóbica e gênero; fatores demográficos que competem para a discriminação homossexual; violência de ordem homofóbica e violência homofóbica na escola. Conclusões: O exame sistemático de literatura sobre homossexualidade, heteronormatividade e contexto escolar trouxe importantes observações sobre a conjugação destas temáticas em produções acadêmicas, porém, percebe-se,  a carência de farta literatura citável sobre a problemática assinalada. Assim como de adoção de escalas e instrumentos específicos testados para a operacionalização das investigações sobre o universo homossexual como alternativa a fidedignidade dos dados colhidos no campo sobre a população homossexual no âmbito escolar.
id VERACRUZ-0_5ebbabf56542c2e94595bb7c62e41151
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7176
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Quando estamos em silêncio, ainda temos medo, por isso é melhor falar”. A invisibilidade das produções acadêmicas sobre heteronormatividade, homossexualidade e contexto escolar- Uma revisão sistemática / “When we are silent, we are still afraid, so it is better to speak”. The invisibility of academic productions on heteronormativity, homosexuality and school context - A systematic reviewAdolescênciaEscolaHeteronormatividadeHomofobiaHomossexualidade.Objetivo: examinar as publicações brasileiras que tratam sobre heteronormatividade e homossexualidade no contexto escolar no período entre 2014 – 2019 na base de dado SCIELO, a partir dos descritores- escola, heteronormatividade e homossexualidade. Métodos: A revisão sistemática da literatura atendendo aos descritores deste artigo, ocorreu em janeiro de 2020. Foram eleitos os critérios inclusivos: artigos em português e publicados em que tratem sobre o tema em cito, publicados entre 2014 e 2019 em periódicos que tenham marcadores de qualidade entre A1, A2, B1 ou B2. Os critérios de exclusão: trabalhos fora do intervalo definido, artigos em idioma diferente do português, revistas que não atendam aos critérios de qualidade definidos no método deste trabalho e trabalhos incompletos sobre a temática.  Resultados: Na base SCIELO. ORG foram coletados 17 artigos a partir dos descritores, porém, somente 7 artigos atendiam os critérios de exclusão e inclusão deste trabalho. Os achados dos conteúdos dos 7 (sete) artigos que contam nesta revisão sistemática permitiram alocá-los em quatro categorizações- discriminação homofóbica e gênero; fatores demográficos que competem para a discriminação homossexual; violência de ordem homofóbica e violência homofóbica na escola. Conclusões: O exame sistemático de literatura sobre homossexualidade, heteronormatividade e contexto escolar trouxe importantes observações sobre a conjugação destas temáticas em produções acadêmicas, porém, percebe-se,  a carência de farta literatura citável sobre a problemática assinalada. Assim como de adoção de escalas e instrumentos específicos testados para a operacionalização das investigações sobre o universo homossexual como alternativa a fidedignidade dos dados colhidos no campo sobre a população homossexual no âmbito escolar.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/717610.34117/bjdv6n2-284Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 2 (2020); 9133-9145Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 2 (2020); 9133-9145Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 2 (2020); 9133-91452525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7176/6260Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, José Cláudio Alves DaCampos, Jaqueline Barbosa Da Silva DeSilva, Geisa Floro De SantanaCoutinho, Diógenes José Gusmão2020-03-18T16:24:29Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7176Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:05:14.775984Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Quando estamos em silêncio, ainda temos medo, por isso é melhor falar”. A invisibilidade das produções acadêmicas sobre heteronormatividade, homossexualidade e contexto escolar- Uma revisão sistemática / “When we are silent, we are still afraid, so it is better to speak”. The invisibility of academic productions on heteronormativity, homosexuality and school context - A systematic review
title Quando estamos em silêncio, ainda temos medo, por isso é melhor falar”. A invisibilidade das produções acadêmicas sobre heteronormatividade, homossexualidade e contexto escolar- Uma revisão sistemática / “When we are silent, we are still afraid, so it is better to speak”. The invisibility of academic productions on heteronormativity, homosexuality and school context - A systematic review
spellingShingle Quando estamos em silêncio, ainda temos medo, por isso é melhor falar”. A invisibilidade das produções acadêmicas sobre heteronormatividade, homossexualidade e contexto escolar- Uma revisão sistemática / “When we are silent, we are still afraid, so it is better to speak”. The invisibility of academic productions on heteronormativity, homosexuality and school context - A systematic review
Costa, José Cláudio Alves Da
Adolescência
Escola
Heteronormatividade
Homofobia
Homossexualidade.
title_short Quando estamos em silêncio, ainda temos medo, por isso é melhor falar”. A invisibilidade das produções acadêmicas sobre heteronormatividade, homossexualidade e contexto escolar- Uma revisão sistemática / “When we are silent, we are still afraid, so it is better to speak”. The invisibility of academic productions on heteronormativity, homosexuality and school context - A systematic review
title_full Quando estamos em silêncio, ainda temos medo, por isso é melhor falar”. A invisibilidade das produções acadêmicas sobre heteronormatividade, homossexualidade e contexto escolar- Uma revisão sistemática / “When we are silent, we are still afraid, so it is better to speak”. The invisibility of academic productions on heteronormativity, homosexuality and school context - A systematic review
title_fullStr Quando estamos em silêncio, ainda temos medo, por isso é melhor falar”. A invisibilidade das produções acadêmicas sobre heteronormatividade, homossexualidade e contexto escolar- Uma revisão sistemática / “When we are silent, we are still afraid, so it is better to speak”. The invisibility of academic productions on heteronormativity, homosexuality and school context - A systematic review
title_full_unstemmed Quando estamos em silêncio, ainda temos medo, por isso é melhor falar”. A invisibilidade das produções acadêmicas sobre heteronormatividade, homossexualidade e contexto escolar- Uma revisão sistemática / “When we are silent, we are still afraid, so it is better to speak”. The invisibility of academic productions on heteronormativity, homosexuality and school context - A systematic review
title_sort Quando estamos em silêncio, ainda temos medo, por isso é melhor falar”. A invisibilidade das produções acadêmicas sobre heteronormatividade, homossexualidade e contexto escolar- Uma revisão sistemática / “When we are silent, we are still afraid, so it is better to speak”. The invisibility of academic productions on heteronormativity, homosexuality and school context - A systematic review
author Costa, José Cláudio Alves Da
author_facet Costa, José Cláudio Alves Da
Campos, Jaqueline Barbosa Da Silva De
Silva, Geisa Floro De Santana
Coutinho, Diógenes José Gusmão
author_role author
author2 Campos, Jaqueline Barbosa Da Silva De
Silva, Geisa Floro De Santana
Coutinho, Diógenes José Gusmão
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, José Cláudio Alves Da
Campos, Jaqueline Barbosa Da Silva De
Silva, Geisa Floro De Santana
Coutinho, Diógenes José Gusmão
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescência
Escola
Heteronormatividade
Homofobia
Homossexualidade.
topic Adolescência
Escola
Heteronormatividade
Homofobia
Homossexualidade.
description Objetivo: examinar as publicações brasileiras que tratam sobre heteronormatividade e homossexualidade no contexto escolar no período entre 2014 – 2019 na base de dado SCIELO, a partir dos descritores- escola, heteronormatividade e homossexualidade. Métodos: A revisão sistemática da literatura atendendo aos descritores deste artigo, ocorreu em janeiro de 2020. Foram eleitos os critérios inclusivos: artigos em português e publicados em que tratem sobre o tema em cito, publicados entre 2014 e 2019 em periódicos que tenham marcadores de qualidade entre A1, A2, B1 ou B2. Os critérios de exclusão: trabalhos fora do intervalo definido, artigos em idioma diferente do português, revistas que não atendam aos critérios de qualidade definidos no método deste trabalho e trabalhos incompletos sobre a temática.  Resultados: Na base SCIELO. ORG foram coletados 17 artigos a partir dos descritores, porém, somente 7 artigos atendiam os critérios de exclusão e inclusão deste trabalho. Os achados dos conteúdos dos 7 (sete) artigos que contam nesta revisão sistemática permitiram alocá-los em quatro categorizações- discriminação homofóbica e gênero; fatores demográficos que competem para a discriminação homossexual; violência de ordem homofóbica e violência homofóbica na escola. Conclusões: O exame sistemático de literatura sobre homossexualidade, heteronormatividade e contexto escolar trouxe importantes observações sobre a conjugação destas temáticas em produções acadêmicas, porém, percebe-se,  a carência de farta literatura citável sobre a problemática assinalada. Assim como de adoção de escalas e instrumentos específicos testados para a operacionalização das investigações sobre o universo homossexual como alternativa a fidedignidade dos dados colhidos no campo sobre a população homossexual no âmbito escolar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7176
10.34117/bjdv6n2-284
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7176
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n2-284
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7176/6260
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 2 (2020); 9133-9145
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 2 (2020); 9133-9145
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 2 (2020); 9133-9145
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645441165688832