Quando estamos em silêncio, ainda temos medo, por isso é melhor falar”. A invisibilidade das produções acadêmicas sobre heteronormatividade, homossexualidade e contexto escolar- Uma revisão sistemática / “When we are silent, we are still afraid, so it is better to speak”. The invisibility of academic productions on heteronormativity, homosexuality and school context - A systematic review
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7176 |
Resumo: | Objetivo: examinar as publicações brasileiras que tratam sobre heteronormatividade e homossexualidade no contexto escolar no período entre 2014 – 2019 na base de dado SCIELO, a partir dos descritores- escola, heteronormatividade e homossexualidade. Métodos: A revisão sistemática da literatura atendendo aos descritores deste artigo, ocorreu em janeiro de 2020. Foram eleitos os critérios inclusivos: artigos em português e publicados em que tratem sobre o tema em cito, publicados entre 2014 e 2019 em periódicos que tenham marcadores de qualidade entre A1, A2, B1 ou B2. Os critérios de exclusão: trabalhos fora do intervalo definido, artigos em idioma diferente do português, revistas que não atendam aos critérios de qualidade definidos no método deste trabalho e trabalhos incompletos sobre a temática. Resultados: Na base SCIELO. ORG foram coletados 17 artigos a partir dos descritores, porém, somente 7 artigos atendiam os critérios de exclusão e inclusão deste trabalho. Os achados dos conteúdos dos 7 (sete) artigos que contam nesta revisão sistemática permitiram alocá-los em quatro categorizações- discriminação homofóbica e gênero; fatores demográficos que competem para a discriminação homossexual; violência de ordem homofóbica e violência homofóbica na escola. Conclusões: O exame sistemático de literatura sobre homossexualidade, heteronormatividade e contexto escolar trouxe importantes observações sobre a conjugação destas temáticas em produções acadêmicas, porém, percebe-se, a carência de farta literatura citável sobre a problemática assinalada. Assim como de adoção de escalas e instrumentos específicos testados para a operacionalização das investigações sobre o universo homossexual como alternativa a fidedignidade dos dados colhidos no campo sobre a população homossexual no âmbito escolar. |
id |
VERACRUZ-0_5ebbabf56542c2e94595bb7c62e41151 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7176 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Quando estamos em silêncio, ainda temos medo, por isso é melhor falar”. A invisibilidade das produções acadêmicas sobre heteronormatividade, homossexualidade e contexto escolar- Uma revisão sistemática / “When we are silent, we are still afraid, so it is better to speak”. The invisibility of academic productions on heteronormativity, homosexuality and school context - A systematic reviewAdolescênciaEscolaHeteronormatividadeHomofobiaHomossexualidade.Objetivo: examinar as publicações brasileiras que tratam sobre heteronormatividade e homossexualidade no contexto escolar no período entre 2014 – 2019 na base de dado SCIELO, a partir dos descritores- escola, heteronormatividade e homossexualidade. Métodos: A revisão sistemática da literatura atendendo aos descritores deste artigo, ocorreu em janeiro de 2020. Foram eleitos os critérios inclusivos: artigos em português e publicados em que tratem sobre o tema em cito, publicados entre 2014 e 2019 em periódicos que tenham marcadores de qualidade entre A1, A2, B1 ou B2. Os critérios de exclusão: trabalhos fora do intervalo definido, artigos em idioma diferente do português, revistas que não atendam aos critérios de qualidade definidos no método deste trabalho e trabalhos incompletos sobre a temática. Resultados: Na base SCIELO. ORG foram coletados 17 artigos a partir dos descritores, porém, somente 7 artigos atendiam os critérios de exclusão e inclusão deste trabalho. Os achados dos conteúdos dos 7 (sete) artigos que contam nesta revisão sistemática permitiram alocá-los em quatro categorizações- discriminação homofóbica e gênero; fatores demográficos que competem para a discriminação homossexual; violência de ordem homofóbica e violência homofóbica na escola. Conclusões: O exame sistemático de literatura sobre homossexualidade, heteronormatividade e contexto escolar trouxe importantes observações sobre a conjugação destas temáticas em produções acadêmicas, porém, percebe-se, a carência de farta literatura citável sobre a problemática assinalada. Assim como de adoção de escalas e instrumentos específicos testados para a operacionalização das investigações sobre o universo homossexual como alternativa a fidedignidade dos dados colhidos no campo sobre a população homossexual no âmbito escolar.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/717610.34117/bjdv6n2-284Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 2 (2020); 9133-9145Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 2 (2020); 9133-9145Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 2 (2020); 9133-91452525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7176/6260Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, José Cláudio Alves DaCampos, Jaqueline Barbosa Da Silva DeSilva, Geisa Floro De SantanaCoutinho, Diógenes José Gusmão2020-03-18T16:24:29Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7176Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:05:14.775984Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quando estamos em silêncio, ainda temos medo, por isso é melhor falar”. A invisibilidade das produções acadêmicas sobre heteronormatividade, homossexualidade e contexto escolar- Uma revisão sistemática / “When we are silent, we are still afraid, so it is better to speak”. The invisibility of academic productions on heteronormativity, homosexuality and school context - A systematic review |
title |
Quando estamos em silêncio, ainda temos medo, por isso é melhor falar”. A invisibilidade das produções acadêmicas sobre heteronormatividade, homossexualidade e contexto escolar- Uma revisão sistemática / “When we are silent, we are still afraid, so it is better to speak”. The invisibility of academic productions on heteronormativity, homosexuality and school context - A systematic review |
spellingShingle |
Quando estamos em silêncio, ainda temos medo, por isso é melhor falar”. A invisibilidade das produções acadêmicas sobre heteronormatividade, homossexualidade e contexto escolar- Uma revisão sistemática / “When we are silent, we are still afraid, so it is better to speak”. The invisibility of academic productions on heteronormativity, homosexuality and school context - A systematic review Costa, José Cláudio Alves Da Adolescência Escola Heteronormatividade Homofobia Homossexualidade. |
title_short |
Quando estamos em silêncio, ainda temos medo, por isso é melhor falar”. A invisibilidade das produções acadêmicas sobre heteronormatividade, homossexualidade e contexto escolar- Uma revisão sistemática / “When we are silent, we are still afraid, so it is better to speak”. The invisibility of academic productions on heteronormativity, homosexuality and school context - A systematic review |
title_full |
Quando estamos em silêncio, ainda temos medo, por isso é melhor falar”. A invisibilidade das produções acadêmicas sobre heteronormatividade, homossexualidade e contexto escolar- Uma revisão sistemática / “When we are silent, we are still afraid, so it is better to speak”. The invisibility of academic productions on heteronormativity, homosexuality and school context - A systematic review |
title_fullStr |
Quando estamos em silêncio, ainda temos medo, por isso é melhor falar”. A invisibilidade das produções acadêmicas sobre heteronormatividade, homossexualidade e contexto escolar- Uma revisão sistemática / “When we are silent, we are still afraid, so it is better to speak”. The invisibility of academic productions on heteronormativity, homosexuality and school context - A systematic review |
title_full_unstemmed |
Quando estamos em silêncio, ainda temos medo, por isso é melhor falar”. A invisibilidade das produções acadêmicas sobre heteronormatividade, homossexualidade e contexto escolar- Uma revisão sistemática / “When we are silent, we are still afraid, so it is better to speak”. The invisibility of academic productions on heteronormativity, homosexuality and school context - A systematic review |
title_sort |
Quando estamos em silêncio, ainda temos medo, por isso é melhor falar”. A invisibilidade das produções acadêmicas sobre heteronormatividade, homossexualidade e contexto escolar- Uma revisão sistemática / “When we are silent, we are still afraid, so it is better to speak”. The invisibility of academic productions on heteronormativity, homosexuality and school context - A systematic review |
author |
Costa, José Cláudio Alves Da |
author_facet |
Costa, José Cláudio Alves Da Campos, Jaqueline Barbosa Da Silva De Silva, Geisa Floro De Santana Coutinho, Diógenes José Gusmão |
author_role |
author |
author2 |
Campos, Jaqueline Barbosa Da Silva De Silva, Geisa Floro De Santana Coutinho, Diógenes José Gusmão |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, José Cláudio Alves Da Campos, Jaqueline Barbosa Da Silva De Silva, Geisa Floro De Santana Coutinho, Diógenes José Gusmão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescência Escola Heteronormatividade Homofobia Homossexualidade. |
topic |
Adolescência Escola Heteronormatividade Homofobia Homossexualidade. |
description |
Objetivo: examinar as publicações brasileiras que tratam sobre heteronormatividade e homossexualidade no contexto escolar no período entre 2014 – 2019 na base de dado SCIELO, a partir dos descritores- escola, heteronormatividade e homossexualidade. Métodos: A revisão sistemática da literatura atendendo aos descritores deste artigo, ocorreu em janeiro de 2020. Foram eleitos os critérios inclusivos: artigos em português e publicados em que tratem sobre o tema em cito, publicados entre 2014 e 2019 em periódicos que tenham marcadores de qualidade entre A1, A2, B1 ou B2. Os critérios de exclusão: trabalhos fora do intervalo definido, artigos em idioma diferente do português, revistas que não atendam aos critérios de qualidade definidos no método deste trabalho e trabalhos incompletos sobre a temática. Resultados: Na base SCIELO. ORG foram coletados 17 artigos a partir dos descritores, porém, somente 7 artigos atendiam os critérios de exclusão e inclusão deste trabalho. Os achados dos conteúdos dos 7 (sete) artigos que contam nesta revisão sistemática permitiram alocá-los em quatro categorizações- discriminação homofóbica e gênero; fatores demográficos que competem para a discriminação homossexual; violência de ordem homofóbica e violência homofóbica na escola. Conclusões: O exame sistemático de literatura sobre homossexualidade, heteronormatividade e contexto escolar trouxe importantes observações sobre a conjugação destas temáticas em produções acadêmicas, porém, percebe-se, a carência de farta literatura citável sobre a problemática assinalada. Assim como de adoção de escalas e instrumentos específicos testados para a operacionalização das investigações sobre o universo homossexual como alternativa a fidedignidade dos dados colhidos no campo sobre a população homossexual no âmbito escolar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7176 10.34117/bjdv6n2-284 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7176 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n2-284 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7176/6260 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 2 (2020); 9133-9145 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 2 (2020); 9133-9145 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 2 (2020); 9133-9145 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645441165688832 |