Valor da marca baseado no consumidor : impactos no desempenho de produtos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Gabriel Porto
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19187
http://dx.doi.org/10.26512/2015.06.D.19187
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2015.
id UNB_dedc15283df3cfd9f84438e18f386809
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/19187
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Carvalho, Gabriel PortoPorto, Rafael Barreiros2016-01-15T20:22:14Z2016-01-15T20:22:14Z2016-01-152015-06-29CARVALHO, Gabriel Porto. Valor da marca baseado no consumidor: impactos no desempenho de produtos. 2015. 54 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/19187http://dx.doi.org/10.26512/2015.06.D.19187Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2015.O desempenho de um produto pode estar relacionado às ações de marketing realizadas por cada marca e ao valor desta percebido pelo consumidor. A estratégia de branding afeta o consumidor e este responde através de compras de produtos, gerando efeitos na participação de mercado e margem de lucro. Apesar de tal relevância, pouco se tem encontrado em termos de formação de conhecimento vertical (teste e maturação de teorias já existentes) sobre as métricas de valor da marca e sua comparação com o desempenho de marca em nível de produto no mercado. Para adquirir relevância gerencial, é necessário, então, testar a preditividade de métricas já formuladas e confrontá-las com o desempenho. Para ajudar a consolidar o conhecimento na área, o presente trabalho busca verificar quais as relações entre o valor da marca baseado na percepção dos consumidores com o desempenho de marca no mercado. Tal estudo foi realizado em duas etapas: uma descritiva e outra ex post facto, com dados retirados do acervo documental de um supermercado e dos questionários sobre valor da marca aplicados. O método de análise foi a análise de caminhos (path analysis). Como resultado, foi observado que o Valor da Marca Baseado no Consumidor é um bom preditor do desempenho de marca no mercado, impactando-o positivamente. A pesquisa demonstra que o Valor da Marca Multidimensional (MBE), composto somente pelas dimensões Qualidade Percebida e Conhecimento da Marca, já seria suficiente para a predição do desempenho de marcas. Outro resultado verificado é que a dimensão Preferência à Marca (Valor da Marca Unidimensional – OBE) é uma métrica tão boa quanto a multidimensional para avaliar o Valor da Marca Baseado no Consumidor e seus impactos no desempenho de marca. O trabalho discute o teste à luz de teorias sobre métricas de valor da marca, e contribui para a gestão de marcas em supermercados.The performance of a product may be related to marketing actions taken by each brand and to the value of these actions perceived by the consumer. The branding strategy affects the consumer and he responds by purchasing products, affecting the market share and profit margin. Besides that relevance, not much has been found in terms of formation of vertical knowledge (test and maturation of previous theories) about the metrics of brand equity and its comparison with the brand performance on product level in the market. To acquire managerial relevance it is necessary to test the prediction behavior of previous metrics and link it to product performance. To help consolidate the area knowledge, this paper seeks to verify what are relations between consumer based brand equity measures and brand performance on product level. The study was realized in two steps: one descriptive and other ex post facto, with data retrieved from the documental archive from a supermarket and applied questionnaires on brand equity. As results, it was observed that the Consumer Based Brand Equity is a good predictor of brand performance in the market, influencing it positively. The research demonstrates that the Multidimensional Brand Equity (MBE), formed by the Perceived Quality and Brand Awareness is sufficient to predict the brand performance. Other result is that the Brand Preference dimension (Overall Brand Equity – OBE) is as good as the Multidimensional to evaluate the Consumer Based Brand Equity and its influence on brand performance. The paper discusses the test in the light of theories about brand equity metrics and has contributions to the management of brands in supermarkets.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Administração (FACE ADM)Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessValor da marca baseado no consumidor : impactos no desempenho de produtosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMarca de produtosConsumidores - preferênciaMarketingporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2015_GabrielPortoCarvalho.pdf2015_GabrielPortoCarvalho.pdfapplication/pdf1013144http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/19187/1/2015_GabrielPortoCarvalho.pdf2af232ac214e58d1c90c02314a05f214MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain773http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/19187/2/license.txt056d685b53f24e29e2775897163a555bMD52open access10482/191872023-11-28 17:26:46.723open accessoai:repositorio2.unb.br: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Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-11-28T20:26:46Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Valor da marca baseado no consumidor : impactos no desempenho de produtos
title Valor da marca baseado no consumidor : impactos no desempenho de produtos
spellingShingle Valor da marca baseado no consumidor : impactos no desempenho de produtos
Carvalho, Gabriel Porto
Marca de produtos
Consumidores - preferência
Marketing
title_short Valor da marca baseado no consumidor : impactos no desempenho de produtos
title_full Valor da marca baseado no consumidor : impactos no desempenho de produtos
title_fullStr Valor da marca baseado no consumidor : impactos no desempenho de produtos
title_full_unstemmed Valor da marca baseado no consumidor : impactos no desempenho de produtos
title_sort Valor da marca baseado no consumidor : impactos no desempenho de produtos
author Carvalho, Gabriel Porto
author_facet Carvalho, Gabriel Porto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Gabriel Porto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Porto, Rafael Barreiros
contributor_str_mv Porto, Rafael Barreiros
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Marca de produtos
Consumidores - preferência
Marketing
topic Marca de produtos
Consumidores - preferência
Marketing
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2015.
publishDate 2015
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2015-06-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-01-15T20:22:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-01-15T20:22:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-01-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARVALHO, Gabriel Porto. Valor da marca baseado no consumidor: impactos no desempenho de produtos. 2015. 54 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/19187
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.26512/2015.06.D.19187
identifier_str_mv CARVALHO, Gabriel Porto. Valor da marca baseado no consumidor: impactos no desempenho de produtos. 2015. 54 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/19187
http://dx.doi.org/10.26512/2015.06.D.19187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/19187/1/2015_GabrielPortoCarvalho.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/19187/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2af232ac214e58d1c90c02314a05f214
056d685b53f24e29e2775897163a555b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801863768259428352