As contribuições de tempos, espaços e práticas para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem de Geografia em um CEPI de Formosa-Goiás : diálogos com a reforma do ensino médio
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44891 |
Resumo: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2022. |
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As contribuições de tempos, espaços e práticas para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem de Geografia em um CEPI de Formosa-Goiás : diálogos com a reforma do ensino médioGeografia - estudo e ensinoNovo Ensino MédioCentro de Ensino em Período Integral (CEPI)Formosa - Goiás (GO)Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2022.Este estudo debruçou-se sobre o ensino de Geografia desenvolvido em um Centro de Ensino em Período Integral (CEPI) de Ensino Médio localizado na cidade de Formosa-GO, com o intuito de compreender a sua dinamicidade e a que aspectos ela estava relacionada, focando a maneira como a implementação do tempo integral na instituição repercutiu no processo de ensino-aprendizagem dessa ciência, as suas potencialidades e o modo como a Reforma do Ensino Médio pode afetá-lo. O interesse pelo tema deu-se inicialmente pela identificação de um ensino de Geografia diferenciado, aparentemente oportunizado pela dinâmica de trabalho dos professores e por uma organização curricular que permitia a ampliação de tempos, espaços e oportunidades de aprendizagem. Posteriormente, além da percepção da permanência, até os dias atuais, de práticas inadequadas no âmbito dessa disciplina, o interesse expandiu-se com a iminência de implementação do novo Ensino Médio na instituição, que indicava o desmantelamento desse trabalho e de tal organização, principalmente por meio da desobrigação da oferta da Geografia ao longo do curso e da proposta de organização por área do conhecimento, o que poderia estreitá-lo e afetar a formação dos escolares. Em termos metodológicos, esta investigação caracteriza-se como Estudo de Caso Qualitativo, cujas técnicas de levantamento de dados e de informações foram a pesquisa bibliográfica, a pesquisa exploratória, a pesquisa documental, as entrevistas por pautas e o questionário. As técnicas de análise foram a análise de conteúdo e a técnica da triangulação de fonte de dados. O estudo constatou a tese defendida neste trabalho, a de que tempos, espaços e práticas são dimensões fundamentais e que influem no processo de ensino-aprendizagem de Geografia, por serem tanto horizontes de possibilidades (facilitadores) quanto de limitações (inibidores) nesse processo; portanto, tempos e espaços estruturados, dotados de possibilidades educativas, e potentes práticas docentes contribuem para a formação dos estudantes. No caso analisado, as evidências revelaram que a dinâmica do trabalho docente, orientado pelos pressupostos teóricometodológicos das perspectivas Histórico-Cultural e Crítica de educação, relaciona-se às suas personalidades/ aos seus perfis (concepções, propostas, práticas) e ao modo de implementação do modelo de educação da instituição (ampliação estruturada e qualitativa dos tempos e espaços escolares), que tem repercutido em ampliação e qualificação do ensino de Geografia, sobretudo por meio da dedicação exclusiva e da atuação multidisciplinar dos professores, da interligação entre os núcleos curriculares, da ampliação das oportunidades de ensino-aprendizagem e de potentes práticas, embora tal modelo possua perspectiva e organização que intensificam e precarizam a docência. Os resultados também mostraram que, em Goiás, com a Reforma do Ensino Médio (reforma neoliberal que ataca a ciência e provoca fragilização da formação básica e desmonte dessa etapa), a Geografia perdeu tempo/espaço curricular, retrocedeu e sofreu esvaziamento do seu arcabouço teórico-metodológico. O novo Documento Curricular desse Estado e a nova organização do CEPI sinalizam a intensificação do trabalho docente, a perda de identidade disciplinar, o estreitamento no ensino dessa ciência, empobrecimento e danos formativos, o que compromete o desenvolvimento dos discentes, especialmente no que se refere ao processo de compreensão do mundo contemporâneo em suas complexas espacialidades e à construção da cidadania e da humanidade desses indivíduos.This study focused on the teaching of Geography developed in a full-time High School Center (CEPI, in Portuguese) located in the municipality of Formosa (state of Goiás, Brazil), in order to understand its dynamics and to what aspects it was related, focusing on the way in which the implementation of full-time in the institution had repercussions on the teaching-learning process of Geography science, its potentialities and in the way in which the Brazilian High School Reform can affect it. The interest in the subject was initially given by the identification of a differentiated teaching of Geography, apparently made possible by the dynamics of the teachers' work and by a curricular organization that allowed the expansion of times, spaces and learning opportunities. Subsequently, in addition to the perception of the permanence, until the present day, of inadequate practices in the scope of this discipline, the interest expanded with the imminence of the implementation of the new Brazilian High School in the institution, which indicated the dismantling of this work and such organization, mainly through the release of the offer of Geography throughout the course and the proposal of organization by knowledge area, which could narrow it and affect the formation of students. In methodological terms, this investigation is characterized as a qualitative case study, whose data and information collection techniques were bibliographic research, exploratory research, documentary research, interviews by guidelines and questionnaire; the analysis techniques were content analysis and the data source triangulation technique. The study confirmed the thesis defended in this work, that times, spaces and practices are fundamental dimensions and that influence the teaching-learning process of Geography, for being both horizons of possibilities (facilitators) as limitations (inhibitors) in this process; therefore, structured times and spaces, endowed with educational possibilities, and potent practices contribute to the formation of students. In the case analyzed, the evidence revealed that the dynamics of teaching work, guided by the theoretical methodological assumptions of the Historical-Cultural and Critical perspectives of education is related to their personalities/profiles (conceptions, proposals, practices) and to the way in which the institution's education model is implemented (structured and qualitative expansion of school times and spaces), which has had repercussions on the expansion and qualification of the teaching of Geography, especially through the exclusive dedication and multidisciplinary action of teachers, the interconnection between the curricular nuclei, the expansion of teachinglearning opportunities and powerful practices, although this model has a perspective and organization that intensify and precarious the work of the teacher. The results also showed that, in Goiás, with the Brazilian High School Reform (neoliberal reform that attacks science, weakens basic education and causes the dismantling of this stage), Geography lost time/curricular space, retreated and suffered the emptying of its theoretical methodological framework. The new State Curriculum and the new organization of CEPI manifested the intensification of teaching work, the loss of disciplinary identity, the narrowing in the teaching of this science, impoverishment and formative damage, which compromises the development of students, especially in the process of understanding the contemporary world in its complex spatialities and the construction of citizenship and humanity of these individuals.Este estudio se centró en la enseñanza de la Geografía desarrollada en una escuela secundaria de tiempo completo (CEPI, en portugués) ubicado en el municipio de Formosa (estado de Goiás, Brasil), con el fin de comprender su dinámica y con qué aspectos se relacionaba, centrándose en la forma en que la implementación de la jornada completa en la institución repercutió en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la Geografía, en sus potencialidades y en la forma en que la Reforma Brasileña de la Escuela Secundaria puede afectarla. El interés por el tema estuvo inicialmente dado por la identificación de una enseñanza diferenciada de la Geografía, aparentemente posibilitada por la dinámica de trabajo de los docentes y por una organización curricular que permitió la ampliación de tiempos, espacios y oportunidades de aprendizaje. Posteriormente, además de la percepción de la permanencia, hasta el día de hoy, de prácticas inadecuadas en el ámbito de esta disciplina, el interés se amplió con la inminencia de la implantación de la nueva Escuela Secundaria Brasileña en la institución, lo que indicó el desmantelamiento de este trabajo y tal organización, principalmente a través de la liberación de la oferta de Geografía a lo largo del curso y la propuesta de organización por área de conocimiento, lo que podría acotarla y afectar la formación de los estudiantes. En términos metodológicos, esta investigación se caracteriza por ser un estudio de caso cualitativo, cuyas técnicas de recolección de datos e información fueron la investigación bibliográfica, investigación exploratoria, investigación documental, entrevistas por guía y cuestionario; las técnicas de análisis fueron el análisis de contenido y la técnica de triangulación de fuentes de datos. El estudio confirmó la tesis defendida en este trabajo, que tiempos, espacios y prácticas son dimensiones fundamentales y que influyen en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la Geografía, por ser tanto horizontes de posibilidades (facilitadores) como de limitaciones (inhibidores) en este proceso; por lo tanto, tiempos y espacios estructurados, dotados de posibilidades educativas y potentes prácticas docentes contribuyen a la formación de los estudiantes. En el caso analizado, las evidencias revelaron que la dinámica del trabajo docente, guiada por los presupuestos teórico-metodológicos de las perspectivas Histórico-Cultural y Crítica de la educación, se relaciona con sus personalidades/sus perfiles (concepciones, propuestas, prácticas) y con la forma en que se implementa el modelo educativo de la institución (ampliación estructurada y cualitativa de los tiempos y espacios escolares), lo que ha repercutido en la ampliación y cualificación de la enseñanza de la Geografía, especialmente a través de la dedicación exclusiva y acción multidisciplinaria de los docentes, la interconexión entre los núcleos curriculares, la ampliación de oportunidades de enseñanza aprendizaje y prácticas poderosas, aunque este modelo tiene una perspectiva y organización que intensifica y precariza la labor docente. Los resultados también mostraron que, en Goiás, con la Reforma Brasileña de la Escuela Secundaria (reforma neoliberal que ataca la ciencia, debilita la educación básica y provoca el desmantelamiento de esta etapa), la Geografía perdió tiempo/espacio curricular, retrocedió y sufrió el vaciamiento de su marco metodológico. El nuevo currículum estatal y la nueva organización del CEPI manifestaron la intensificación del trabajo docente, la pérdida de identidad disciplinar, el estrechamiento en la enseñanza de esta ciencia, el empobrecimiento y daño formativo, lo que compromete el desarrollo de los estudiantes, especialmente en el proceso de comprensión del mundo contemporáneo en sus complejas espacialidades y la construcción de ciudadanía y humanidad de estos individuos.Instituto de Ciências Humanas (ICH)Departamento de Geografia (ICH GEA)Programa de Pós-Graduação em GeografiaLeite, Cristina Maria Costaalcineias32@gmail.comSilva, Alcinéia de Souza2022-09-26T17:01:44Z2022-09-26T17:01:44Z2022-07-262022-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSILVA, Alcinéia de Souza. As contribuições de tempos, espaços e práticas para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem de Geografia em um CEPI de Formosa-Goiás: diálogos com a reforma do ensino médio. 2022. 292 f., il. Tese (Doutorado em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/44891A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T21:06:50Zoai:repositorio.unb.br:10482/44891Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T21:06:50Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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