A categoria lugar na construção dos conhecimentos geográficos : análise a partir da prática pedagógica do professor de geografia em Formosa-Goiás
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/22744 http://dx.doi.org/10.26512/2016.12.D.22744 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2016. |
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A categoria lugar na construção dos conhecimentos geográficos : análise a partir da prática pedagógica do professor de geografia em Formosa-GoiásLugar geográficoFormosa - Goiás (GO)Construção do conhecimentoGeografia - estudo e ensinoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2016.O lugar, categoria de análise do espaço geográfico, é um recurso fundamental da Geografia porque se apresenta como possibilidade de explorar os significados construídos pelos seres humanos, num dado local, e relacioná-los com a totalidade. No contexto educativo, ele constitui-se via de mediação pedagógica orientado à internalização de conhecimentos geográficos. Nesse sentido, esta investigação científica teve como objetivo examinar o processo de construção de conhecimentos geográficos por meio da categoria lugar na prática pedagógica do professor de Geografia. Considerando-se a cidade como espaço privilegiado, não único, da vida social e o lugar como uma construção humana, conjugam-se dois aspectos relevantes - cidade e lugar - a serem relacionados, tendo em vista a construção da aprendizagem do aluno, no campo disciplinar da Geografia. Assim, o município de Formosa/GO, limítrofe ao Distrito Federal, com seus festejos, manifestações culturais e religiosas, belezas naturais exuberantes, questões políticas, econômicas e o espaço social em geral, constitui-se um lugar ímpar ao contexto da escolarização, por ser o ambiente de vivência para os alunos dessa cidade. Com mais de 100.000 habitantes e 173 anos de história, apresenta problemas e situações típicas de uma cidade em desenvolvimento, logo, lugar que pode constituir como um alicerce para o entendimento dos conhecimentos geográficos trabalhados em sala de aula. A metodologia utilizada foi de base qualitativa, a partir dos seguintes procedimentos: pesquisa bibliográfica com o intuito de aprofundar o tema em questão; análise documental, mediante os documentos que regem o fazer pedagógico na escola, a saber: Projeto Político Pedagógico, Plano de Ensino e Livro Didático e entrevistas semiestrutradas com o intuito de conhecer o desenrolar das ações docentes. Percebeu-se, por meio das análises dos documentos e das entrevistas, que há muitos obstáculos a ser superados para que o ensino dessa disciplina se torne significativo, pois os resultados atestaram que o processo de aprender/ensinar Geografia, nas escolas pesquisadas, negligenciam a categoria lugar como instância mediadora na construção dos conhecimentos geográficos, o que interfere na formação para a cidadania. O Lugar/Formosa, mesmo constituindo-se como um espaço de vivências e experiências com os fenômenos geográficos, por ser o espaço vivido dos alunos dessa cidade, não é considerado nessa perspectiva. Portanto, espera-se que esta pesquisa possa contribuir para o desenvolvimento de outras, com a finalidade de reforçar a relevância do ensino de Geografia vinculado à realidade vivida pelo aluno. Trata-se de uma ação potencializadora, uma vez que, se o aluno compreende a sua Geografia, as demais Geografias serão construídas por um melhor entendimento do mundo, mais expressivo à formação do cidadão.The place, a category of analysis of geographical space, is a Geographic's fundamental resource because it presents itself as a possibility to explore the meanings constructed by human beings, in a given place, and to relate them to the totality. In the educational context, it constitutes a means of pedagogical mediation oriented by the internalization of geographical knowledge. In this sense, this scientific investigation aimed to examine the construction process of geographical knowledge by the place category in the pedagogical practice of the Geography teacher. Considering the city as a privileged, but not unique, space of social life and place as a human construction, two relevant aspects - city and place - needs to be related, with a view to the construction of student's learning in the Geographic's Subject. Thus, the city Formosa/GO, bordering the Federal District, with its festivities, cultural and religious manifestations, exuberant natural beauties, political and economical issues and the social space in general, it's a unique place to the schooling's context, being the living environment for the students of this city. With more than 100,000 inhabitants and 173 years of history, has problems and typical situations of a developing city, therefore, a place that can constitute as a foundation for the understanding of the geographic knowledge taught in the classroom. The methodology used was qualitative, based on the following procedures: a bibliographical research with the intention of development the subject in question; Documentary analysis, from the documents that conducts the pedagogical practice in the school: the Political Pedagogical Project, the Teaching's Plan and the Didactic Book and structured interviews intentioned to know the evolution of the teaching actions. Through the analysis of the documents and the interviews, it was noticed that there are many obstacles to be overcome in order to make the teaching of this subject meaningful, since the results attest that the process of learning/teaching Geography in the schools surveyed neglects the Place category as mediator in the construction of geographical knowledge, which interferes with the citizenship's formation. The place/Formosa, even constituting itself as a space of experiences with the geographic phenomena, being the lived space of that city students, it's not considered in this perspective. Therefore, it's expected that this research may contribute to the development of others, to the relevance of Geographic teaching linked to the reality lived by the student. This is a potential action. If the student understands his Geography, the other Geographies will be constructed by a better world's understanding, more expressive to the citizen formation.Le lieu, catégorie d'analyse de l'espace géographique, est un recours fondamental de la Géographie, parce qu'il se présente comme possibilité d'analyse des sens construits par les êtres humains dans un lieu déterminé, et de les met en relation avec la totalité. Dans le contexte éducatif, il se constitue par le biais d'une médiation pédagogique destinée à l'internalisation des savoirs géographiques. Dans cette optique, cette investigation scientifique a eu pour objectif d'analyser le processus de construction des savoirs géographiques au travers de la catégorie lieu dans la pratique pédagogique du professeur de Géographie. Considérant la ville comme espace privilégié non unique de la vie sociale, et le lieu comme une construction humaine, deux aspects importants qui se confondent, ville et lieu, doivent être mis en relation, ayant en vue la construction de l'apprentissage de l'élève dans le champ disciplinaire de la Géographie. Ainsi, la commune de Formosa/GO, limitrophe au District Fédéral, avec ses festivités, manifestations culturelles et religieuses, merveilles naturelles exubérantes, questions politiques et économiques et l'espace social en général, constitue un lieu propice au contexte de scolarisation, étant un environnement de vécu quotidien pour les élèves de cette ville. Avec plus de 100.000 habitants et 173 années d'histoire, la ville présente des problèmes et des situations typiques d'une ville en développement. De ce fait, le lieu peut représenter le fondement essentiel à la compréhension des savoirs géographiques vus en salle de cours. La méthodologie utilisée s'est faite qualitativement, suivant les procédures suivantes : recherche bibliographique dans l'intention d'approfondir le thème en question ; l'analyse documentaire à partir des documents qui régissent le faire pédagogique à l'école, à savoir : Projet Politique Pédagogique, Plan d'Enseignement et Livre Didactique et interviews semi-structurées, dans l'intention de connaître et dérouler les actions de l'enseignant. Il a été perçu par le biais des analyses des documents et des interviews qu'il y avait beaucoup d'obstacles à surmonter pour que l'enseignement de la discipline devienne significatif, car les résultats attestent que le processus de l'apprendre/enseigner la Géographie dans les écoles étudiées, négligeait la catégorie lieu comme instance médiatrice dans la construction des savoirs géographiques, ce qui interfère dans la formation de la citoyenneté. Le Lieu/Formosa, même en étant un espace de vécu et d'expérience des phénomènes géographiques, le cadre de vie des élèves de cette ville, n'est pas considéré dans cette perspective. Il est alors attendu que cette recherche puisse contribuer au développement d'autres, visant une accentuation de l'importance de l'enseignement d'une Géographie liée à la réalité de l'élève. On parle d'une action potentialisatrice. Une fois que l'élève comprend sa Géographie, les autres Géographies seront construites pour une meilleure compréhension d'un monde plus expressif à formation du citoyen.Instituto de Ciências Humanas (ICH)Departamento de Geografia (ICH GEA)Programa de Pós-Graduação em GeografiaLeite, Cristina Maria CostaCarvalho Sobrinho, Hugo de2017-02-23T14:27:36Z2017-02-23T14:27:36Z2017-02-232016-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARVALHO SOBRINHO, Hugo de. A categoria lugar na construção dos conhecimentos geográficos: análise a partir da prática pedagógica do professor de geografia em Formosa-Goiás. 2016. 118 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/22744http://dx.doi.org/10.26512/2016.12.D.22744A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T21:06:50Zoai:repositorio.unb.br:10482/22744Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T21:06:50Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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