Associativismo, reconhecimento e acesso às políticas públicas : o papel pedagógico da participação dos usuários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Angela Vieira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Barros, Melina Sampaio de Ramos, Bezerra, Felipe Portela, Lima Neta, Avelina Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/42835
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar a relação entre associativismo, participação social e o reconhecimento dos sujeitos políticos através da pedagogia da participação no acesso às políticas públicas sobre a representação da sociedade civil a partir de um estudo de usuário da assistência social em dois espaços participativos. Buscamos mostrar as principais questões relacionadas ao associativismo de seus conselheiros e a importância da participação social e cidadã para representantes vulneráveis da política de assistência social no acesso às políticas públicas. Essa pesquisa utilizou metodologia qualitativa através de análises de documentos e de entrevistas aplicadas aos sujeitos que compunham os dois espaços de participação entre os anos de 2018 e 2019. Os resultados revelam alguns efeitos políticos: reconhecimento do associativismo desses sujeitos como cidadãos por meio da sua trajetória participativa; relevância da participação como uma pedagogia na luta por direitos sociais e o acesso às políticas públicas por meio do ativismo como um ganho para seu reconhecimento como sujeito de direitos e cidadão.
id UNB_df54513fecb86e5b2f073318dee75191
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/42835
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Associativismo, reconhecimento e acesso às políticas públicas : o papel pedagógico da participação dos usuáriosAssociativism, recognition and access to public policies : the pedagogical role of users participationParticipaçãoAssociativismoDemocraciaCidadaniaReconhecimentoO presente artigo tem como objetivo analisar a relação entre associativismo, participação social e o reconhecimento dos sujeitos políticos através da pedagogia da participação no acesso às políticas públicas sobre a representação da sociedade civil a partir de um estudo de usuário da assistência social em dois espaços participativos. Buscamos mostrar as principais questões relacionadas ao associativismo de seus conselheiros e a importância da participação social e cidadã para representantes vulneráveis da política de assistência social no acesso às políticas públicas. Essa pesquisa utilizou metodologia qualitativa através de análises de documentos e de entrevistas aplicadas aos sujeitos que compunham os dois espaços de participação entre os anos de 2018 e 2019. Os resultados revelam alguns efeitos políticos: reconhecimento do associativismo desses sujeitos como cidadãos por meio da sua trajetória participativa; relevância da participação como uma pedagogia na luta por direitos sociais e o acesso às políticas públicas por meio do ativismo como um ganho para seu reconhecimento como sujeito de direitos e cidadão.This article aims to analyze the relationship between associativism, social participation and the recognition of political subjects through the pedagogy of participation in access to public policies on the representation of civil society from a study of users of social assistance in two spaces of social participation. We seek to show the main issues related to the association of its advisors and the importance of social and citizen participation for vulnerable representatives of the social assistance policy in accessing public policies. This research had as methodology a qualitative research through analysis of documents, and interviews applied between the years 2018 and 2019. The results reveal some political effects: recognition of the associativism of these subjects as citizens through their participatory trajectory, importance of participation as a pedagogy in the struggle for social rights and access to public policies through activism as a gain for its recognition as a subject of rights and citizen.Universidade Federal do Amapá2022-02-08T00:07:22Z2022-02-08T00:07:22Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNEVES, Angela Vieira et al. Associativismo, reconhecimento e acesso às políticas públicas : o papel pedagógico da participação dos usuários. PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP, Macapá, v. 13, n. 3, p. 15-33, jul./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6473. Acesso em: 07 fev. 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/42835(CC BY) Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6473. Acesso em: 07 fev. 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessNeves, Angela VieiraBarros, Melina Sampaio de RamosBezerra, Felipe PortelaLima Neta, Avelina Alvesporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:40:59Zoai:repositorio.unb.br:10482/42835Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:40:59Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Associativismo, reconhecimento e acesso às políticas públicas : o papel pedagógico da participação dos usuários
Associativism, recognition and access to public policies : the pedagogical role of users participation
title Associativismo, reconhecimento e acesso às políticas públicas : o papel pedagógico da participação dos usuários
spellingShingle Associativismo, reconhecimento e acesso às políticas públicas : o papel pedagógico da participação dos usuários
Neves, Angela Vieira
Participação
Associativismo
Democracia
Cidadania
Reconhecimento
title_short Associativismo, reconhecimento e acesso às políticas públicas : o papel pedagógico da participação dos usuários
title_full Associativismo, reconhecimento e acesso às políticas públicas : o papel pedagógico da participação dos usuários
title_fullStr Associativismo, reconhecimento e acesso às políticas públicas : o papel pedagógico da participação dos usuários
title_full_unstemmed Associativismo, reconhecimento e acesso às políticas públicas : o papel pedagógico da participação dos usuários
title_sort Associativismo, reconhecimento e acesso às políticas públicas : o papel pedagógico da participação dos usuários
author Neves, Angela Vieira
author_facet Neves, Angela Vieira
Barros, Melina Sampaio de Ramos
Bezerra, Felipe Portela
Lima Neta, Avelina Alves
author_role author
author2 Barros, Melina Sampaio de Ramos
Bezerra, Felipe Portela
Lima Neta, Avelina Alves
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Angela Vieira
Barros, Melina Sampaio de Ramos
Bezerra, Felipe Portela
Lima Neta, Avelina Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Participação
Associativismo
Democracia
Cidadania
Reconhecimento
topic Participação
Associativismo
Democracia
Cidadania
Reconhecimento
description O presente artigo tem como objetivo analisar a relação entre associativismo, participação social e o reconhecimento dos sujeitos políticos através da pedagogia da participação no acesso às políticas públicas sobre a representação da sociedade civil a partir de um estudo de usuário da assistência social em dois espaços participativos. Buscamos mostrar as principais questões relacionadas ao associativismo de seus conselheiros e a importância da participação social e cidadã para representantes vulneráveis da política de assistência social no acesso às políticas públicas. Essa pesquisa utilizou metodologia qualitativa através de análises de documentos e de entrevistas aplicadas aos sujeitos que compunham os dois espaços de participação entre os anos de 2018 e 2019. Os resultados revelam alguns efeitos políticos: reconhecimento do associativismo desses sujeitos como cidadãos por meio da sua trajetória participativa; relevância da participação como uma pedagogia na luta por direitos sociais e o acesso às políticas públicas por meio do ativismo como um ganho para seu reconhecimento como sujeito de direitos e cidadão.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2022-02-08T00:07:22Z
2022-02-08T00:07:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NEVES, Angela Vieira et al. Associativismo, reconhecimento e acesso às políticas públicas : o papel pedagógico da participação dos usuários. PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP, Macapá, v. 13, n. 3, p. 15-33, jul./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6473. Acesso em: 07 fev. 2022.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/42835
identifier_str_mv NEVES, Angela Vieira et al. Associativismo, reconhecimento e acesso às políticas públicas : o papel pedagógico da participação dos usuários. PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP, Macapá, v. 13, n. 3, p. 15-33, jul./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6473. Acesso em: 07 fev. 2022.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/42835
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508288506593280