Associativismo, reconhecimento e acesso às políticas públicas: o papel pedagógico da participação dos usuários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Angela Vieira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Barros, Melina Sampaio de Ramos, Bezerra, Felipe Portela, Lima Neta, Avelina Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
Texto Completo: https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6473
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar a relação entre associativismo, participação social e o reconhecimento dos sujeitos políticos através da pedagogia da participação no acesso às políticas públicas sobre a representação da sociedade civil a partir de um estudo de usuário da assistência social em dois espaços participativos. Buscamos mostrar as principais questões relacionadas ao associativismo de seus conselheiros e a importância da participação social e cidadã para representantes vulneráveis da política de assistência social no acesso às políticas públicas. Essa pesquisa utilizou metodologia qualitativa através de análises de documentos e de entrevistas aplicadas aos sujeitos que compunham os dois espaços de participação entre os anos de 2018 e 2019. Os resultados revelam alguns efeitos políticos: reconhecimento do associativismo desses sujeitos como cidadãos por meio da sua trajetória participativa; relevância da participação como uma pedagogia na luta por direitos sociais e o acesso às políticas públicas por meio do ativismo como um ganho para seu reconhecimento como sujeito de direitos e cidadão. 
id UNIFAP-1_e6ee5bf347c7ba03143f1e058d0a3b9d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6473
network_acronym_str UNIFAP-1
network_name_str PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
repository_id_str
spelling Associativismo, reconhecimento e acesso às políticas públicas: o papel pedagógico da participação dos usuáriosParticipação. Associativismo; Democracia; Cidadania; Reconhecimento.O presente artigo tem como objetivo analisar a relação entre associativismo, participação social e o reconhecimento dos sujeitos políticos através da pedagogia da participação no acesso às políticas públicas sobre a representação da sociedade civil a partir de um estudo de usuário da assistência social em dois espaços participativos. Buscamos mostrar as principais questões relacionadas ao associativismo de seus conselheiros e a importância da participação social e cidadã para representantes vulneráveis da política de assistência social no acesso às políticas públicas. Essa pesquisa utilizou metodologia qualitativa através de análises de documentos e de entrevistas aplicadas aos sujeitos que compunham os dois espaços de participação entre os anos de 2018 e 2019. Os resultados revelam alguns efeitos políticos: reconhecimento do associativismo desses sujeitos como cidadãos por meio da sua trajetória participativa; relevância da participação como uma pedagogia na luta por direitos sociais e o acesso às políticas públicas por meio do ativismo como um ganho para seu reconhecimento como sujeito de direitos e cidadão. Universidade Federal do AmapáUniversidade de BrasíliaNeves, Angela VieiraBarros, Melina Sampaio de RamosBezerra, Felipe PortelaLima Neta, Avelina Alves2021-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6473PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 13, n. 3 (2020): MOVIMENTOS SOCIAIS E ASSOCIATIVISMOS CIVIS NA AMÉRICA LATINA: SUAS REINVENÇÕES NO SÉCULO XXI; 15-33PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 13, n. 3 (2020): MOVIMENTOS SOCIAIS E ASSOCIATIVISMOS CIVIS NA AMÉRICA LATINA: SUAS REINVENÇÕES NO SÉCULO XXI; 15-331984-4352reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPinstname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6473/angelav13n3.pdfDireitos autorais 2021 PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-29T03:42:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6473Revistahttp://periodicos.unifap.br/index.php/pracsPUBhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/oai||fernandogentry@hotmail.com1984-43521984-4352opendoar:2021-03-29T03:42:40PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Associativismo, reconhecimento e acesso às políticas públicas: o papel pedagógico da participação dos usuários
title Associativismo, reconhecimento e acesso às políticas públicas: o papel pedagógico da participação dos usuários
spellingShingle Associativismo, reconhecimento e acesso às políticas públicas: o papel pedagógico da participação dos usuários
Neves, Angela Vieira
Participação. Associativismo; Democracia; Cidadania; Reconhecimento.
title_short Associativismo, reconhecimento e acesso às políticas públicas: o papel pedagógico da participação dos usuários
title_full Associativismo, reconhecimento e acesso às políticas públicas: o papel pedagógico da participação dos usuários
title_fullStr Associativismo, reconhecimento e acesso às políticas públicas: o papel pedagógico da participação dos usuários
title_full_unstemmed Associativismo, reconhecimento e acesso às políticas públicas: o papel pedagógico da participação dos usuários
title_sort Associativismo, reconhecimento e acesso às políticas públicas: o papel pedagógico da participação dos usuários
author Neves, Angela Vieira
author_facet Neves, Angela Vieira
Barros, Melina Sampaio de Ramos
Bezerra, Felipe Portela
Lima Neta, Avelina Alves
author_role author
author2 Barros, Melina Sampaio de Ramos
Bezerra, Felipe Portela
Lima Neta, Avelina Alves
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade de Brasília
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Angela Vieira
Barros, Melina Sampaio de Ramos
Bezerra, Felipe Portela
Lima Neta, Avelina Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Participação. Associativismo; Democracia; Cidadania; Reconhecimento.
topic Participação. Associativismo; Democracia; Cidadania; Reconhecimento.
description O presente artigo tem como objetivo analisar a relação entre associativismo, participação social e o reconhecimento dos sujeitos políticos através da pedagogia da participação no acesso às políticas públicas sobre a representação da sociedade civil a partir de um estudo de usuário da assistência social em dois espaços participativos. Buscamos mostrar as principais questões relacionadas ao associativismo de seus conselheiros e a importância da participação social e cidadã para representantes vulneráveis da política de assistência social no acesso às políticas públicas. Essa pesquisa utilizou metodologia qualitativa através de análises de documentos e de entrevistas aplicadas aos sujeitos que compunham os dois espaços de participação entre os anos de 2018 e 2019. Os resultados revelam alguns efeitos políticos: reconhecimento do associativismo desses sujeitos como cidadãos por meio da sua trajetória participativa; relevância da participação como uma pedagogia na luta por direitos sociais e o acesso às políticas públicas por meio do ativismo como um ganho para seu reconhecimento como sujeito de direitos e cidadão. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6473
url https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6473
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6473/angelav13n3.pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
dc.source.none.fl_str_mv PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 13, n. 3 (2020): MOVIMENTOS SOCIAIS E ASSOCIATIVISMOS CIVIS NA AMÉRICA LATINA: SUAS REINVENÇÕES NO SÉCULO XXI; 15-33
PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 13, n. 3 (2020): MOVIMENTOS SOCIAIS E ASSOCIATIVISMOS CIVIS NA AMÉRICA LATINA: SUAS REINVENÇÕES NO SÉCULO XXI; 15-33
1984-4352
reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron:UNIFAP
instname_str Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron_str UNIFAP
institution UNIFAP
reponame_str PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
collection PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
repository.name.fl_str_mv PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
repository.mail.fl_str_mv ||fernandogentry@hotmail.com
_version_ 1800218328560566272