Quem sabe faz a hora : estratégias de aprendizagem na formação em letras-espanhol a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Lilian Vieira Rocha
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16993
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2014.
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spelling Quem sabe faz a hora : estratégias de aprendizagem na formação em letras-espanhol a distânciaEnsino a distânciaLíngua espanhola - estudo e ensinoProfessores - formaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2014.A pesquisa apresentada nesta dissertação revela estratégias de aprendizagem utilizadas por estudantes de cursos de graduação em Letras-Espanhol na modalidade a distância. O trabalho está norteado pela metodologia qualitativa estudo de caso de base interpretativista. A base teórica é formada por autores nacionais e internacionais que tratam principalmente dos temas formação de professores, ensino a distância e estratégias de aprendizagem no ensino de línguas., dentre os quais destaco: Behar (2009, 2013), Kenski (2003, 2013), Palloff e Pratt (2004), Paiva (1998, 1999, 2004 e 2013), Ramos e Medeiros (2009), Azevedo (2005), Almeida Filho (1993,1999, 2006, 2009, 2013), Basso (2008), Vieira-Abraão (2004, 2008), Freitas e Machado (2013), Oxford (1990) O´Malley e Chamot (1990) Cohen (2008, 2010), Vilaça ( 2003, 2008, 2010, 2011), Moura Filho (2005) Araújo-Silva (2006), dentre outros. Vários sítios de faculdades que oferecem esse tipo não presencial de ensino foram visitados, a fim de possibilitar maior familiaridade com os aspectos pedagógicos do contexto pesquisado. Contando com sete participantes, esta investigação mostra traços do perfil do aluno virtual e que estratégias ele utiliza para a aprendizagem de LE (Espanhol) nesse ambiente de aprendizagem. O principal instrumento para a coleta de dados foi o Inventário de Estratégias de Aprendizagem de Línguas,da autoria de Oxford (1990), e por considerar como melhor alternativa para a análise de dados, utilizei a cristalização. Os dados evidenciaram o uso de estratégias diretas, destacando-se as estratégias de memória e as estratégias cognitivas, já nas estratégias indiretas destacaram-se as afetivas e as metacognitivas. Um dos elementos negativos apontados pelos participantes é a falta da oralidade. Outros pontos destacados foram: a ênfase no desenvolvimento da autonomia, as facilidades e dificuldades dos cursos e também os motivos que justificam as matrículas num curso a distância. Com este estudo, espero promover a reflexão sobre a aprendizagem em ambientes virtuais, conscientizando aqueles que ensinam e promovem essa formação a terem uma visão mais atenta para os aprendizes e a almejarem níveis melhores de excelência no ensino de LE na modalidade a distância. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe research presented in this dissertation reveals the learning strategies used by students in a Letters-Spanish graduation course in the distance learning modality. The work is guided by the case study methodology and is an interpretative based qualitative research. The theoretical basis comes from national and foreign authors that deal mainly with the themes of teacher education, distance learning and learning strategies in language learning, among which I highlight Behar (2009, 2013), Kenski (2003, 2013), Palloff and Pratt (2004), Paiva (1998, 1999, 2004 , 2013), Ramos & Medeiros (2009), Azevedo (2005), Almeida Filho (1993,1999, 2006, 2009, 2013), Basso (2008), Vieira-Abrahão (2004, 2008), Freitas & Machado (2013), Oxford (1990) O´Malley & Chamot (1990) Cohen (2008, 2010), Vilaça ( 2003, 2008, 2010, 2011), Moura Filho (2005) Araújo-Silva (2006), to mention some. Several sites of colleges that offer this kind of teaching were visited in order to provide more learning of the pedagogical aspects of the investigated context. Having seven participants this research tried to show who the virtual learner is and what strategies he/she uses for the learning of Spanish in this learning environment. The major instrument used for collecting the data was the Learning Strategy Inventory by Oxford (1990), and I opted for the crystallization as the best alternative for analyzing the data. The data reveal the use of direct strategies featuring the memory and the cognitive strategies; in the use of indirect strategies the affective and the metacognitive ones were featured. One of the negative elements pointed by the participants is the lack of oral skills. Other points highlighted were the emphasis in the development of autonomy, the facilities and difficulties of the courses and also the reasons that justify the enrollments in a distance learning course. With this study I expect to promote the reflection about learning in virtual environments, making those who teach and promote this development to acquire knowledge about having a more alert look at the learners and to aim better levels of excellence in the teaching of foreign language in the distance learning teaching. ____________________________________________________________________________________ RESUMENLa investigación que presento en esta disertación revela las estrategias de aprendizaje utilizadas por los estudiantes de los cursos de licenciatura en Letras – español a distancia. La labor se guía por la metodologia de base cualitativa e interpretativa de estudio de caso. La base teórica está formada por autores nacionales e internacionales que desarrollan principalmente los temas formación del profesorado aprendizaje a distancia y estratégias de aprendizaje en la enseñanza de lenguas, entre los cuales se destacan : . Behar (2009, 2013 ) Kenski (2003, 2013 ) , Palloff y Pratt ( 2004 ) , Paiva (1998, 1999 , 2004 y 2013 ) , Ramos y Medeiros ( 2009 ) , Azevedo ( 2005 ), Almeida Filho ( 1993,1999, 2006, 2009, 2013), Basso (2008 ) , Vieira - Abrahão (2004 , 2008) , Machado y Freitas ( 2013 ) , Oxford (1990 ) O'Malley y Chamot ( 1990 ) Cohen (2008, 2010 ) , Vilaça (2003, 2008 , 2010, 2011) , Moura Filho (2005) Araujo Silva ( 2006 ) , entre otros . Varios sítios de universidades que ofrecen este tipo de formación fueron visitados con el fin de permitir una mayor familiaridad con los aspectos pedagógicos del contexto de la investigación . Contando con siete participantes, esta investigación muestra rastros del perfil del estudiante virtual y cuáles son las estrategias que utiliza para aprender LE (español ) en este ambiente de aprendizaje . El principal instrumento para la recolección de datos fue el Inventario de Estrategias de Aprendizaje de Lenguas , escrito por Oxford (1990). Utilizo la cristalización por considerar que es la mejor alternativa para el análisis de datos. Los datos demuestran la utilización de estrategias directas poniendo de relieve las estrategias de memoria y estratégias cognitivas , ya en el grupo de las indirectas se destacaron la estratégias afectivas y las metacognitivas . Uno de los factores negativos mencionados por los participantes es la falta de oralidad . Otros puntos destacados fueron el énfasis en el desarrollo de la autonomía , las facilidades y dificultades de los cursos y también los motivos de la inscripción en un curso de formación a distancia. Con este estudio, espero promover la reflexión sobre el aprendizaje en entornos virtuales , concienciando aquellos que enseñan y se dedican a la formación en esta modalidad, para tener una visión más cercana a los alumnos y para lograr niveles de excelencia en la enseñanza de LE en cursos a distancia.Moura Filho, Augusto César LuitgardsRibeiro, Lilian Vieira Rocha2014-11-24T13:09:43Z2014-11-24T13:09:43Z2014-11-242014-03-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRIBEIRO, Lilian Vieira Rocha. Quem sabe faz a hora: estratégias de aprendizagem na formação em letras-espanhol a distância. 2014. xvi, 144 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/16993A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:32:14Zoai:repositorio.unb.br:10482/16993Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:32:14Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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