Produção de histórias infantis científicas no curso de Pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Evangelista, Paula Cristina Queiroz
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/3407
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2008.
id UNB_dfe76f8627ca13818ade7c361dd17449
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/3407
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Produção de histórias infantis científicas no curso de PedagogiaCiências - estudo e ensinoProfessores - formaçãoEducação de criançasDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2008.O professor dos anos é visto de forma muito particular, uma vez que tem uma formação generalista, precisando ensinar diversas matérias, entre elas, Ciências. O objetivo da presente pesquisa é, portanto, o de analisar como ocorre o processo de produção de histórias infantis científicas, como parte das atividades desenvolvidas por alunos de pedagogia na disciplina de Ensino de Ciências e Tecnologia da Universidade de Brasília. Visa-se analisar como o desenvolvimento dessa produção pode levar o futuro professor a se interessar pelo Ensino de Ciências. Para tanto, identifico suas expectativas em relação à disciplina de Ensino de Ciências e Tecnologia e em relação ao curso de Pedagogia, suas concepções prévias sobre ensino-aprendizagem, Educação, Ensino de Ciências e Ciências. Nesta investigação, de caráter predominantemente qualitativo, optei pela pesquisa-ação. Para obtenção das informações foram utilizados questionários, diário de campo, observações e análise da produção escrita dos alunos na produção de projetos temáticos de ciências e escrita das histórias infantis científicas. Fazendo uma leitura criteriosa dos dados coletados e articulando-os aos autores utilizados para embasamento teórico e esclarecimento dos questionamentos que deram origem a esta investigação, essa pesquisa revelou que um dos maiores obstáculos enfrentados pelos futuros professores e, talvez o maior de todos, é o de romper com a insegurança e a sensação de incapacidade que trazem para aprender e ensinar Ciências. A História e Filosofia da Ciência auxiliam a romper com algumas concepções equivocadas sobre Ciência e como Ensinar Ciências, servindo ainda como subsídio para produção das histórias infantis científicas. A metodologia adotada ao longo da pesquisa auxiliou os alunos a adotarem uma postura de estudo mais autônoma e independente, mobilizando-os a atitudes de pesquisa e revisão de posturas quanto ao próprio aprendizado. A produção das histórias infantis científicas levou os futuros professores a ter um contato diferenciado com a escrita em seu processo de formação e também a desencadear, por meio da pesquisa de conteúdos científicos que subsidiassem essas histórias, um processo de reformulação de suas concepções iniciais sobre Ensino de Ciências e Ciências. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACTEarly stage school teachers are seen in a very specific manner given that they have general training as they need to teach various subjects, among them, sciences. This present study seeks therefore to analyze how the process for producing children’s science stories occurs as part of activities developed by pedagogy students in the course Teaching of Sciences and Technology at a the University of Brasília. This research aims moreover to analyze how the development of this production can lead the future teacher to become interested in the Teaching of Sciences. Thus, I identify his/her expectations in relation to the course Teaching of Sciences and Technology and the Pedagogy course, his/her previous concepts on teaching and learning, Education, Teaching of Sciences and Technology. In this research that is mainly qualitative, I opted for research-action. In order to obtain data, questionnaires, field notes, observations and analysis of students’ written scripts in producing thematic science projects and writings from children’s science stories were used. By doing a careful reading of the data collected and articulating them with the authors used in the theoretical precepts and to clarify the questions that led to this investigation, this research showed that one of the major obstacles faced by future teachers, and perhaps the greatest in all, is to break away from the insecurity and the sense of incapacity that they bring to learning and teaching Sciences. The History and Philosophy of Science help to do away with some wrong concepts on Science and how to Teach Sciences, and hence serve as a support in producing children’s science stories. The methodology adopted throughout the research helped the students to take on a more autonomous and independent posture, leading them to adopt research attitudes as well as to review postures regarding the very learning process. Production of children’s science stories led future teachers to have a different contact with writing in this training process as well as to generate through research on the scientific content that underlies the stories, a reformulating of their initial concepts on Teaching of Sciences and Technology.Zimmermann, ErikaEvangelista, Paula Cristina Queiroz2010-01-25T17:47:58Z2010-01-25T17:47:58Z2010-01-252008-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfEVANGELISTA, Paula Cristina Queiroz. Produção de histórias infantis científicas no curso de pedagogia. 2008. 185 f. Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Brasília, 2008.http://repositorio.unb.br/handle/10482/3407info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-13T13:21:15Zoai:repositorio.unb.br:10482/3407Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-13T13:21:15Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção de histórias infantis científicas no curso de Pedagogia
title Produção de histórias infantis científicas no curso de Pedagogia
spellingShingle Produção de histórias infantis científicas no curso de Pedagogia
Evangelista, Paula Cristina Queiroz
Ciências - estudo e ensino
Professores - formação
Educação de crianças
title_short Produção de histórias infantis científicas no curso de Pedagogia
title_full Produção de histórias infantis científicas no curso de Pedagogia
title_fullStr Produção de histórias infantis científicas no curso de Pedagogia
title_full_unstemmed Produção de histórias infantis científicas no curso de Pedagogia
title_sort Produção de histórias infantis científicas no curso de Pedagogia
author Evangelista, Paula Cristina Queiroz
author_facet Evangelista, Paula Cristina Queiroz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zimmermann, Erika
dc.contributor.author.fl_str_mv Evangelista, Paula Cristina Queiroz
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências - estudo e ensino
Professores - formação
Educação de crianças
topic Ciências - estudo e ensino
Professores - formação
Educação de crianças
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2008.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-10
2010-01-25T17:47:58Z
2010-01-25T17:47:58Z
2010-01-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv EVANGELISTA, Paula Cristina Queiroz. Produção de histórias infantis científicas no curso de pedagogia. 2008. 185 f. Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Brasília, 2008.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/3407
identifier_str_mv EVANGELISTA, Paula Cristina Queiroz. Produção de histórias infantis científicas no curso de pedagogia. 2008. 185 f. Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Brasília, 2008.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/3407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580764491776000