O gênero carta do leitor em sala de aula : contraste entre uso real e uso escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/23932 |
Resumo: | Este artigo pretende discutir, à luz dos pressupostos teóricos de Bakhtin(2000), a utilização do gênero do discurso carta do leitor no ensino de língua portuguesa. Para tanto, será realizada uma análise, de cunho comparativo, entre duas cartas do leitor. A primeira encontra-se na esfera de uso real, visto que foi redigida por um leitor de OPopular, um jornal de grande circulação de Goiânia-GO e, em seguida, publicada no referido jornal. A segunda carta foi escrita por uma aluna de quarta série do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (CEPAE/UFG), em ambiente escolar. |
id |
UNB_dffc1a41a0080d6df005a66152960bb7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/23932 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
O gênero carta do leitor em sala de aula : contraste entre uso real e uso escolarThe reader’sletter genre in the classroom : a contrast between the actual use and classroom useEl género carta del lector en clase : contraste entre la utilización real y la escolarGêneros do discursoLíngua portuguesa - estudo e ensinoEste artigo pretende discutir, à luz dos pressupostos teóricos de Bakhtin(2000), a utilização do gênero do discurso carta do leitor no ensino de língua portuguesa. Para tanto, será realizada uma análise, de cunho comparativo, entre duas cartas do leitor. A primeira encontra-se na esfera de uso real, visto que foi redigida por um leitor de OPopular, um jornal de grande circulação de Goiânia-GO e, em seguida, publicada no referido jornal. A segunda carta foi escrita por uma aluna de quarta série do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (CEPAE/UFG), em ambiente escolar.Based on Bakhtin’s theoretical assumptions, this article aims to discuss the use of the reader’s letter discourse genre for the purpose of teaching Portuguese. In order to fulfill such purpose, a comparative analysis of two texts is made. The first example lies in the sphere of real use: a letter written by a reader of O Popular, an important newspaper in Goiânia-GO, and then published in the newspaper. The second example was written by a fourth grade student at the Center for Teaching and Research Applied to Educationfrom the Federal Universityof Goiás (CEPAE/UFG), in a classroomenvironment, but not submitted to any reader’s letter section.Este artículo analiza, a la luz de los supuestos teóricos de Bakhtin (2000), el uso del género del discurso carta del lector en la enseñanza de portugués. Para tanto, se llevará a cabo un análisis de carácter comparativo, entre dos cartas. El primer ejemplo reside en la esfera de la utilización real, puesto que ha sido hecho por un lector de O Popular, periódico de circulación general en Goiânia-GO, y luego publicado en ese periódico. El segundo ejemplo fue escrito por una estudiante de cuarto grado en el Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (CEPAE/UFG), en ambiente escolar.Programa de Mestrado em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté - UNITAU2017-07-28T16:52:42Z2017-07-28T16:52:42Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRIBEIRO, Roberta Rocha; GOMES, Dioney Moreira. O gênero carta do leitor em sala de aula: contraste entre uso real e uso escolar. Caminhos em Linguística Aplicada, v. 12, n. 1, p. 158-174, 2015. Disponível em: <http://periodicos.unitau.br/ojs-2.2/index.php/caminhoslinguistica/article/view/1897/1445>. Acesso em: 26 jul. 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/23932Caminhos em Linguística Aplicada - This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://periodicos.unitau.br/ojs-2.2/index.php/caminhoslinguistica/article/view/1897/1445. Acesso em: 26 jul. 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Roberta RochaGomes, Dioney Moreiraporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:47:19Zoai:repositorio.unb.br:10482/23932Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:47:19Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O gênero carta do leitor em sala de aula : contraste entre uso real e uso escolar The reader’sletter genre in the classroom : a contrast between the actual use and classroom use El género carta del lector en clase : contraste entre la utilización real y la escolar |
title |
O gênero carta do leitor em sala de aula : contraste entre uso real e uso escolar |
spellingShingle |
O gênero carta do leitor em sala de aula : contraste entre uso real e uso escolar Ribeiro, Roberta Rocha Gêneros do discurso Língua portuguesa - estudo e ensino |
title_short |
O gênero carta do leitor em sala de aula : contraste entre uso real e uso escolar |
title_full |
O gênero carta do leitor em sala de aula : contraste entre uso real e uso escolar |
title_fullStr |
O gênero carta do leitor em sala de aula : contraste entre uso real e uso escolar |
title_full_unstemmed |
O gênero carta do leitor em sala de aula : contraste entre uso real e uso escolar |
title_sort |
O gênero carta do leitor em sala de aula : contraste entre uso real e uso escolar |
author |
Ribeiro, Roberta Rocha |
author_facet |
Ribeiro, Roberta Rocha Gomes, Dioney Moreira |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Dioney Moreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Roberta Rocha Gomes, Dioney Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gêneros do discurso Língua portuguesa - estudo e ensino |
topic |
Gêneros do discurso Língua portuguesa - estudo e ensino |
description |
Este artigo pretende discutir, à luz dos pressupostos teóricos de Bakhtin(2000), a utilização do gênero do discurso carta do leitor no ensino de língua portuguesa. Para tanto, será realizada uma análise, de cunho comparativo, entre duas cartas do leitor. A primeira encontra-se na esfera de uso real, visto que foi redigida por um leitor de OPopular, um jornal de grande circulação de Goiânia-GO e, em seguida, publicada no referido jornal. A segunda carta foi escrita por uma aluna de quarta série do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (CEPAE/UFG), em ambiente escolar. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2017-07-28T16:52:42Z 2017-07-28T16:52:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RIBEIRO, Roberta Rocha; GOMES, Dioney Moreira. O gênero carta do leitor em sala de aula: contraste entre uso real e uso escolar. Caminhos em Linguística Aplicada, v. 12, n. 1, p. 158-174, 2015. Disponível em: <http://periodicos.unitau.br/ojs-2.2/index.php/caminhoslinguistica/article/view/1897/1445>. Acesso em: 26 jul. 2017. http://repositorio.unb.br/handle/10482/23932 |
identifier_str_mv |
RIBEIRO, Roberta Rocha; GOMES, Dioney Moreira. O gênero carta do leitor em sala de aula: contraste entre uso real e uso escolar. Caminhos em Linguística Aplicada, v. 12, n. 1, p. 158-174, 2015. Disponível em: <http://periodicos.unitau.br/ojs-2.2/index.php/caminhoslinguistica/article/view/1897/1445>. Acesso em: 26 jul. 2017. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/23932 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Mestrado em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté - UNITAU |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Mestrado em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté - UNITAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1810580812019531776 |