O gênero discursivo resenha : uma proposta de intervenção em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Flávio Luis Freire
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12292
Resumo: Resumo: Com o avanço das pesquisas sobre gêneros textuais/discursivos e subseqüentes propostas voltadas à sala de aula, faz-se necessário a investigação do maior número de gêneros que circulam em nossa sociedade atual Partindo do contexto histórico da tradição do ensino de Língua Portuguesa no Brasil, tenta-se explicar os mecanismos que permitiram criar o ambiente em que a discussão e proposta dos gêneros se instala aqui Como todo fenômeno linguístico se altera, a resenha mudou de caráter e de formato Isso é mostrado no levantamento histórico e na conceituação do que seja resenha A partir da investigação dessas definições sobre resenha, buscou-se uma que contemplasse o viés discursivo e a ótica da Lingüística Aplicada, balizas do projeto em tela Com base nessas premissas, criou-se uma elaboração didática para o trabalho com resenha em sala de aula de ensino médio de uma escola pública de Londrina, que contemplasse leitura, análise linguística e produção de texto, aplicada por alunos do curso de Letras da Universidade Norte do Paraná Partindo da perspectiva dos gêneros discursivos como aquele que toma o gênero como objeto de ensino e o texto como unidade de significação e ensino, todo gênero tem características próprias: a) contexto de produção; b) conteúdo temático;c) estrutura composicional; d) marcas linguístico-enunciativas Definidas as questões teóricas, desenvolveu-se a elaboração didática e propôs-se sua aplicação,registrada em diários e nas produções textuais dos alunos, o que permite uma análise dos procedimentos didáticos e interativos; com a mesma finalidade, também foram feitas entrevistas com alunos e com a professora regente Esta pesquisa desenvolveu-se sobre a base teórica de Bakhtin (1981, 1992, 23) e seus desdobramentos A construção didática adotada neste projeto provem de Rodrigues(28) Na conceituação de resenha, a maior parte da discussão baseou-se em Melo(23), proveniente do jornalismo, mas houve, também, contribuição de Machado(24), da linguística No capítulo que discute o uso do filme em sala de aula,contribuíram muito Vanoye e Gliot-Lété (28), além de outros pesquisadores da área de cinema Moita-Lopes (1996) fundamenta a base do capítulo de lingüística aplicada, ao lado de Leffa Na metodologia, a pesquisa qualitativa de base etnográfica se sustenta sobre André (1995) e a proposta de triangulação de dados advém de Duarte O curta-metragem Ilha das Flores, de Jorge Furtado foi o escolhido para ser o texto a ser resenhado pelos alunos Junto com a habilidade textual de produção de resenhas, esperava-se que fosse possível desenvolver ainda mais o espírito crítico, investigativo e analítico dos alunos, necessários tanto à produção de uma resenha, bem como para a leitura dos mais diversos textos que permeiam a sociedade
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with the same purpose, interviews were alsoconducted with the students and with the classroom teacher This research wasdeveloped on the theoretical basis of Bakhtin (1981, 1992, 23) and its progressionThe didactic construction adopted in this project stems from Rodriguez (28) In theconcept of review, most of the discussion was based on Melo (23), fromjournalism, but there was also a contribution of Machado (24), from linguistics Inthe chapter that discusses the use of film in the classroom, Vanoye and Gliot-Lete(28) have much contributed, as well as other researchers in the field of cinemaMoita-Lopes (1996) state the basis for the chapter of applied linguistics, alongsideLeffa In the methodology, qualitative research of ethnographic basis is supported onAndrew (1995) and the proposed triangulation of data comes from Duarte The shortfilm Island of Flowers, by Jorge Furtado was chosen to be the text to be reviewed bythe students Along with the textual ability to produce reviews, it was expected to bepossible to develop further more in the students the critical, investigative andanalytical thinking, necessary for the production of a review as well as for the readingof diverse texts that permeate societyPerfeito, Alba Maria [Orientador]Barzotto, Valdir HeitorCosta-Hübes, Terezinha da ConceiçãoFernandes, Luiz CarlosCristóvão, Vera Lúcia LopesRodrigues, Flávio Luis Freire2024-05-01T13:51:34Z2024-05-01T13:51:34Z2010.0027.08.2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12292porDoutoradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:25Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12292Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:25Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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