Desenvolvimento humano como processo de (re)construção do sujeito no contexto de um curso de formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assunção, Roberta
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32683
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2018.
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Além disso, foi utilizado o instrumento de Complemento de Frases adaptado daquele desenvolvido por González Rey, com o intuito de identificar elementos da subjetividade individual dos professores. A abordagem das dimensões de tempo (tempo prospectivo, tempo vivido, tempo presente e tempo histórico), trabalhada por Rosseti-Ferreira, também contribuiu para atingir o objetivo geral da pesquisa: analisar o desenvolvimento humano como processo de (re)construção do sujeito no contexto da formação continuada. A análise possibilitou, portanto, compreender que o desenvolvimento humano e a (re)construção do sujeito acontece em diferentes contextos, por meio de diversos elementos mobilizadores que se entrelaçam. A pesquisa propiciou um melhor entendimento de como os processos de desenvolvimento foram mobilizados no contexto de um curso de formação de professores. Ao investigar os quatro os casos apresentados nesta pesquisa foi possível, também, perceber elementos que, de alguma forma, contribuíram para a mobilização de processos de desenvolvimento e a (re)construção do sujeito que aprende no contexto de um curso de formação continuada de professores. Contudo, tais elementos por si só não são suficientes para provocar as transformações no sujeito, mas requer entrelaçamentos entre si de forma complexa, que em cada momento um desses elementos ganha destaque em relação aos demais.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).It is a research based on historical-cultural Psychology and methodologically has constructive interpretive character, based on the Qualitative Epistemology of González Rey. The research was carried out by means of analysis of Letters of Intent (Memorial) and postings of the students' presentation in the Forum of the Introductory Module, shared reports in the Forums of Modules V and VI (Moodle) of the course and of a Conversational Dynamics whose purpose was to promote the recovery of participant memory through materials produced throughout the course. In addition, we used the Complement Phrase instrument adapted from that developed by González Rey, in order to identify elements of individual subjectivity of teachers. The approach of the time dimensions (prospective time, lived time, present tense and historical time), worked by Rosseti-Ferreira, also contributed to reach the general objective of the research: to analyze the human development as a process of (re) construction of the subject in the training. The analysis made it possible to understand that the human development and the (re) construction of the subject happens in different contexts, through several interlocking mobilizing elements. The research provided a better understanding of how development processes were mobilized in the context of a teacher training course. When investigating the four cases presented in this research, it was also possible to perceive elements that, in some way, contributed to the mobilization of development processes and the (re) construction of the subject that learns in the context of a continuing teacher training course. However, such elements alone are not sufficient to provoke the transformations in the subject, but it requires interlacings between them in a complex way, that in each moment one of these elements gains prominence in relation to the others.Rossato, MaristelaAssunção, Roberta2018-09-25T17:23:40Z2018-09-25T17:23:40Z2018-09-132018-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfASSUNÇÃO, Roberta. Desenvolvimento humano como processo de (re)construção do sujeito no contexto de um curso de formação de professores. 2018. xv, 168 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/32683A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T18:30:18Zoai:repositorio.unb.br:10482/32683Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T18:30:18Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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