Relationships between motivation, cognitive styles and perception of teaching practices for creativity

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alencar, Eunice M. L. Soriano de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Fleith, Denise de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30195
http://dx.doi.org/10.1590/1982-02752016000300013
Resumo: Este estudo investiga diferenças entre estudantes de Pedagogia e de Licenciatura em Matemática, dos gêneros masculino e feminino, de instituições públicas e particulares quanto a orientações motivacionais, estilos cognitivos e percepção de práticas pedagógicas promotoras da criatividade utilizadas por seus professores, bem como relações entre essas variáveis. Trezentos e sessenta e cinco estudantes responderam a escalas referentes à motivação para aprender, estilos cognitivos e práticas docentes para a criatividade. Motivação intrínseca predominou nos estudantes da universidade particular e a extrínseca nos da universidade pública. Os dados revelaram diferenças entre cursos, gênero e tipo de universidade nos estilos cognitivos. Estudantes de universidade particular e de Pedagogia perceberam de forma mais positiva práticas pedagógicas promotoras da criatividade utilizadas por seus professores. Observaram-se relações positivas entre os fatores do instrumento de práticas docentes para a criatividade, motivação intrínseca e estilo inconformista transformador e entre os diversos estilos cognitivos e orientação motivacional intrínseca e extrínseca.
id UNB_e08a307e34de13ccb415a85280814abb
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/30195
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Relationships between motivation, cognitive styles and perception of teaching practices for creativityRelações entre motivação, estilos cognitivos e percepção de práticas pedagógicas promotoras de criatividadeEstilos cognitivosCriatividade (Educação)MotivaçãoPráticas pedagógicasEste estudo investiga diferenças entre estudantes de Pedagogia e de Licenciatura em Matemática, dos gêneros masculino e feminino, de instituições públicas e particulares quanto a orientações motivacionais, estilos cognitivos e percepção de práticas pedagógicas promotoras da criatividade utilizadas por seus professores, bem como relações entre essas variáveis. Trezentos e sessenta e cinco estudantes responderam a escalas referentes à motivação para aprender, estilos cognitivos e práticas docentes para a criatividade. Motivação intrínseca predominou nos estudantes da universidade particular e a extrínseca nos da universidade pública. Os dados revelaram diferenças entre cursos, gênero e tipo de universidade nos estilos cognitivos. Estudantes de universidade particular e de Pedagogia perceberam de forma mais positiva práticas pedagógicas promotoras da criatividade utilizadas por seus professores. Observaram-se relações positivas entre os fatores do instrumento de práticas docentes para a criatividade, motivação intrínseca e estilo inconformista transformador e entre os diversos estilos cognitivos e orientação motivacional intrínseca e extrínseca.This study investigates differences between Pedagogy and Teachers' Certificate in Mathematics undergraduates, males and females, from public and private institutions with respect to motivational orientations, cognitive styles and perception of pedagogical practices for creativity implemented by their teachers, as well as relationships between these variables. Three hundred and sixty-five students answered scales regarding motivation to learn, cognitive styles, and teaching practices for creativity. Intrinsic motivation predominated in the private university students and extrinsic motivation in the public university students. The data revealed differences between courses, gender and type of university concerning cognitive styles. Private university and pedagogy students had a more positive perception of professors' teaching practices that promote creativity. Positive relationships were observed between the factors of the instrument of pedagogical practices for creativity, intrinsic motivation and nonconformist transformer style, and between the various cognitive styles and intrinsic and extrinsic motivational orientation.Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas2017-12-07T05:18:22Z2017-12-07T05:18:22Z2016-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano de; FLEITH, Denise de Souza. Relationships between motivation, cognitive styles and perception of teaching practices for creativity. Estudos de Psicologia (Campinas), Campinas, v. 33, n. 3, p. 503-513, jul./set. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2016000300503&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1982-02752016000300013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30195http://dx.doi.org/10.1590/1982-02752016000300013Estudos de Psicologia (Campinas) - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2016000300503&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 fev. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessAlencar, Eunice M. L. Soriano deFleith, Denise de Souzaengreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:46:59Zoai:repositorio.unb.br:10482/30195Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:46:59Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Relationships between motivation, cognitive styles and perception of teaching practices for creativity
Relações entre motivação, estilos cognitivos e percepção de práticas pedagógicas promotoras de criatividade
title Relationships between motivation, cognitive styles and perception of teaching practices for creativity
spellingShingle Relationships between motivation, cognitive styles and perception of teaching practices for creativity
Alencar, Eunice M. L. Soriano de
Estilos cognitivos
Criatividade (Educação)
Motivação
Práticas pedagógicas
title_short Relationships between motivation, cognitive styles and perception of teaching practices for creativity
title_full Relationships between motivation, cognitive styles and perception of teaching practices for creativity
title_fullStr Relationships between motivation, cognitive styles and perception of teaching practices for creativity
title_full_unstemmed Relationships between motivation, cognitive styles and perception of teaching practices for creativity
title_sort Relationships between motivation, cognitive styles and perception of teaching practices for creativity
author Alencar, Eunice M. L. Soriano de
author_facet Alencar, Eunice M. L. Soriano de
Fleith, Denise de Souza
author_role author
author2 Fleith, Denise de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alencar, Eunice M. L. Soriano de
Fleith, Denise de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Estilos cognitivos
Criatividade (Educação)
Motivação
Práticas pedagógicas
topic Estilos cognitivos
Criatividade (Educação)
Motivação
Práticas pedagógicas
description Este estudo investiga diferenças entre estudantes de Pedagogia e de Licenciatura em Matemática, dos gêneros masculino e feminino, de instituições públicas e particulares quanto a orientações motivacionais, estilos cognitivos e percepção de práticas pedagógicas promotoras da criatividade utilizadas por seus professores, bem como relações entre essas variáveis. Trezentos e sessenta e cinco estudantes responderam a escalas referentes à motivação para aprender, estilos cognitivos e práticas docentes para a criatividade. Motivação intrínseca predominou nos estudantes da universidade particular e a extrínseca nos da universidade pública. Os dados revelaram diferenças entre cursos, gênero e tipo de universidade nos estilos cognitivos. Estudantes de universidade particular e de Pedagogia perceberam de forma mais positiva práticas pedagógicas promotoras da criatividade utilizadas por seus professores. Observaram-se relações positivas entre os fatores do instrumento de práticas docentes para a criatividade, motivação intrínseca e estilo inconformista transformador e entre os diversos estilos cognitivos e orientação motivacional intrínseca e extrínseca.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07
2017-12-07T05:18:22Z
2017-12-07T05:18:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano de; FLEITH, Denise de Souza. Relationships between motivation, cognitive styles and perception of teaching practices for creativity. Estudos de Psicologia (Campinas), Campinas, v. 33, n. 3, p. 503-513, jul./set. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2016000300503&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1982-02752016000300013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30195
http://dx.doi.org/10.1590/1982-02752016000300013
identifier_str_mv ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano de; FLEITH, Denise de Souza. Relationships between motivation, cognitive styles and perception of teaching practices for creativity. Estudos de Psicologia (Campinas), Campinas, v. 33, n. 3, p. 503-513, jul./set. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2016000300503&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1982-02752016000300013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/30195
http://dx.doi.org/10.1590/1982-02752016000300013
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580833930575872