Modelos de pedagogia de professores de Física : características e desenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zimmermann, Erika
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6210
Resumo: Este artigo, tomando como base os trabalhos de Toulmin (1972), Chinn e Brewer (1993) e Zimmermann (1997a,b,c), discute as características e o desenvolvimento dos modelos de pedagogia (estruturas práticopedagógicas) adotados por professores de Física. Usando uma estrutura metodológica interpretativa-construtivista, foram analisadas as noções de ensino, de aprendizado e de ciência apresentadas por cinco professores de Física e, como estas noções e idéias são convertidas em atividades de ensino em suas salas de aula. Estes estudos de caso mostram a abrangência dos modelos de natureza da ciência e dos modelos do processo de aprendizado de professores de Física, e, em especial, como estes modelos interagem para formar os seus modelos de pedagogia. A análise dos dados coletados envolveu o desenvolvimento de um sistema de categorias baseado nas declarações, no comportamento em sala de aula e nas metáforas usadas pelos professores para descrever seus papéis e os papéis atribuídos aos alunos. A análise dos dados aponta para as maneiras como os modelos de pedagogia de professores de física são desenvolvidos e as influências que estes acarretam. Finalmente, as implicações para a formação de professores advindas deste múltiplo estudo de caso.
id UNB_e0ce04e0fcc6c363f2ee8d5e78fae81f
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/6210
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Modelos de pedagogia de professores de Física : características e desenvolvimentoEstruturas prático-pedagógicasProfessores de físicaAprendizagemSala de aulaRelação professor - alunoEste artigo, tomando como base os trabalhos de Toulmin (1972), Chinn e Brewer (1993) e Zimmermann (1997a,b,c), discute as características e o desenvolvimento dos modelos de pedagogia (estruturas práticopedagógicas) adotados por professores de Física. Usando uma estrutura metodológica interpretativa-construtivista, foram analisadas as noções de ensino, de aprendizado e de ciência apresentadas por cinco professores de Física e, como estas noções e idéias são convertidas em atividades de ensino em suas salas de aula. Estes estudos de caso mostram a abrangência dos modelos de natureza da ciência e dos modelos do processo de aprendizado de professores de Física, e, em especial, como estes modelos interagem para formar os seus modelos de pedagogia. A análise dos dados coletados envolveu o desenvolvimento de um sistema de categorias baseado nas declarações, no comportamento em sala de aula e nas metáforas usadas pelos professores para descrever seus papéis e os papéis atribuídos aos alunos. A análise dos dados aponta para as maneiras como os modelos de pedagogia de professores de física são desenvolvidos e as influências que estes acarretam. Finalmente, as implicações para a formação de professores advindas deste múltiplo estudo de caso.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)2010-12-20T12:52:36Z2010-12-20T12:52:36Z2000-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfZIMMERMANN, Erika. Modelos de Pedagogia de Professores de Física. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 17, n. 2, p. 150-173, 2000. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6771/6240>. Acesso em: 15 dez. 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6210Zimmermann, Erikainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-21T02:09:10Zoai:repositorio.unb.br:10482/6210Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-21T02:09:10Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelos de pedagogia de professores de Física : características e desenvolvimento
title Modelos de pedagogia de professores de Física : características e desenvolvimento
spellingShingle Modelos de pedagogia de professores de Física : características e desenvolvimento
Zimmermann, Erika
Estruturas prático-pedagógicas
Professores de física
Aprendizagem
Sala de aula
Relação professor - aluno
title_short Modelos de pedagogia de professores de Física : características e desenvolvimento
title_full Modelos de pedagogia de professores de Física : características e desenvolvimento
title_fullStr Modelos de pedagogia de professores de Física : características e desenvolvimento
title_full_unstemmed Modelos de pedagogia de professores de Física : características e desenvolvimento
title_sort Modelos de pedagogia de professores de Física : características e desenvolvimento
author Zimmermann, Erika
author_facet Zimmermann, Erika
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zimmermann, Erika
dc.subject.por.fl_str_mv Estruturas prático-pedagógicas
Professores de física
Aprendizagem
Sala de aula
Relação professor - aluno
topic Estruturas prático-pedagógicas
Professores de física
Aprendizagem
Sala de aula
Relação professor - aluno
description Este artigo, tomando como base os trabalhos de Toulmin (1972), Chinn e Brewer (1993) e Zimmermann (1997a,b,c), discute as características e o desenvolvimento dos modelos de pedagogia (estruturas práticopedagógicas) adotados por professores de Física. Usando uma estrutura metodológica interpretativa-construtivista, foram analisadas as noções de ensino, de aprendizado e de ciência apresentadas por cinco professores de Física e, como estas noções e idéias são convertidas em atividades de ensino em suas salas de aula. Estes estudos de caso mostram a abrangência dos modelos de natureza da ciência e dos modelos do processo de aprendizado de professores de Física, e, em especial, como estes modelos interagem para formar os seus modelos de pedagogia. A análise dos dados coletados envolveu o desenvolvimento de um sistema de categorias baseado nas declarações, no comportamento em sala de aula e nas metáforas usadas pelos professores para descrever seus papéis e os papéis atribuídos aos alunos. A análise dos dados aponta para as maneiras como os modelos de pedagogia de professores de física são desenvolvidos e as influências que estes acarretam. Finalmente, as implicações para a formação de professores advindas deste múltiplo estudo de caso.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-08
2010-12-20T12:52:36Z
2010-12-20T12:52:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ZIMMERMANN, Erika. Modelos de Pedagogia de Professores de Física. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 17, n. 2, p. 150-173, 2000. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6771/6240>. Acesso em: 15 dez. 2010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6210
identifier_str_mv ZIMMERMANN, Erika. Modelos de Pedagogia de Professores de Física. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 17, n. 2, p. 150-173, 2000. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6771/6240>. Acesso em: 15 dez. 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/6210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580746141696000