Formação continuada de professores e bibliotecários para o letramento informacional : a contribuição da educação a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33448 http://dx.doi.org/10.1590/2318-08892018000100009 |
Resumo: | Na sociedade contemporânea a capacitação contínua ao longo da vida é condição para que os indivíduos possam atuar como cidadãos críticos e reflexivos. Nesse contexto, a formação continuada é fundamental para o desenvolvimento de competências e habilidades que não tenham sido aprendidas na graduação. O artigo apresenta reflexão sobre o potencial da Educação a Distância na formação continuada de professores e bibliotecários para a prática informacional, como atores fundamentais para que o letramento informacional seja implantado e consolidado na escola. Pesquisa realizada no portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior mostra a existência de poucos trabalhos publicados sobre cursos de letramento informacional por Educação a Distância, em especial para a formação de bibliotecários. |
id |
UNB_e160b94332793437de61c6cf99983956 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/33448 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação continuada de professores e bibliotecários para o letramento informacional : a contribuição da educação a distânciaContinuing education of teachers and librarians for information literacy : the contribution of distance educationBibliotecáriosCompetência informacionalEnsino a distânciaEducação permanenteProfessoresNa sociedade contemporânea a capacitação contínua ao longo da vida é condição para que os indivíduos possam atuar como cidadãos críticos e reflexivos. Nesse contexto, a formação continuada é fundamental para o desenvolvimento de competências e habilidades que não tenham sido aprendidas na graduação. O artigo apresenta reflexão sobre o potencial da Educação a Distância na formação continuada de professores e bibliotecários para a prática informacional, como atores fundamentais para que o letramento informacional seja implantado e consolidado na escola. Pesquisa realizada no portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior mostra a existência de poucos trabalhos publicados sobre cursos de letramento informacional por Educação a Distância, em especial para a formação de bibliotecários.In contemporary society, continuous qualification is a condition for individuals to act as critical and reflective citizens. In this context, continuing education is essential for the development of skills and abilities that have not been learned in graduation. The article presents a reflection about the potential of Distance Education to the continuing learning of teachers and librarians for informational practice, as they are important actors for the information literacy to be implanted and consolidated in school. Research conducted on Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior website shows that there are few published works about information literacy courses by distance education, especially for the training of librarians.Faculdade de Ciência da Informação (FCI)Pontifícia Universidade Católica de Campinas2019-01-02T13:51:59Z2019-01-02T13:51:59Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCARVALHO, Lívia Ferreira de; GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Formação continuada de professores e bibliotecários para o letramento informacional: a contribuição da educação a distância. Transinformação, Campinas, v. 30, n. 1, p. 107-119, abr. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2318-08892018000100009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862018000100107&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 14 fev. 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/33448http://dx.doi.org/10.1590/2318-08892018000100009(CC BY) - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862018000100107&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 14 fev. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Lívia Ferreira deGasque, Kelley Cristine Gonçalves Diasporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-22T23:23:34Zoai:repositorio.unb.br:10482/33448Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-22T23:23:34Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada de professores e bibliotecários para o letramento informacional : a contribuição da educação a distância Continuing education of teachers and librarians for information literacy : the contribution of distance education |
title |
Formação continuada de professores e bibliotecários para o letramento informacional : a contribuição da educação a distância |
spellingShingle |
Formação continuada de professores e bibliotecários para o letramento informacional : a contribuição da educação a distância Carvalho, Lívia Ferreira de Bibliotecários Competência informacional Ensino a distância Educação permanente Professores |
title_short |
Formação continuada de professores e bibliotecários para o letramento informacional : a contribuição da educação a distância |
title_full |
Formação continuada de professores e bibliotecários para o letramento informacional : a contribuição da educação a distância |
title_fullStr |
Formação continuada de professores e bibliotecários para o letramento informacional : a contribuição da educação a distância |
title_full_unstemmed |
Formação continuada de professores e bibliotecários para o letramento informacional : a contribuição da educação a distância |
title_sort |
Formação continuada de professores e bibliotecários para o letramento informacional : a contribuição da educação a distância |
author |
Carvalho, Lívia Ferreira de |
author_facet |
Carvalho, Lívia Ferreira de Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias |
author_role |
author |
author2 |
Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Lívia Ferreira de Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bibliotecários Competência informacional Ensino a distância Educação permanente Professores |
topic |
Bibliotecários Competência informacional Ensino a distância Educação permanente Professores |
description |
Na sociedade contemporânea a capacitação contínua ao longo da vida é condição para que os indivíduos possam atuar como cidadãos críticos e reflexivos. Nesse contexto, a formação continuada é fundamental para o desenvolvimento de competências e habilidades que não tenham sido aprendidas na graduação. O artigo apresenta reflexão sobre o potencial da Educação a Distância na formação continuada de professores e bibliotecários para a prática informacional, como atores fundamentais para que o letramento informacional seja implantado e consolidado na escola. Pesquisa realizada no portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior mostra a existência de poucos trabalhos publicados sobre cursos de letramento informacional por Educação a Distância, em especial para a formação de bibliotecários. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-01-02T13:51:59Z 2019-01-02T13:51:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CARVALHO, Lívia Ferreira de; GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Formação continuada de professores e bibliotecários para o letramento informacional: a contribuição da educação a distância. Transinformação, Campinas, v. 30, n. 1, p. 107-119, abr. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2318-08892018000100009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862018000100107&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 14 fev. 2019. http://repositorio.unb.br/handle/10482/33448 http://dx.doi.org/10.1590/2318-08892018000100009 |
identifier_str_mv |
CARVALHO, Lívia Ferreira de; GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Formação continuada de professores e bibliotecários para o letramento informacional: a contribuição da educação a distância. Transinformação, Campinas, v. 30, n. 1, p. 107-119, abr. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2318-08892018000100009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862018000100107&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 14 fev. 2019. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/33448 http://dx.doi.org/10.1590/2318-08892018000100009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508347836071936 |