Formação continuada de professores e bibliotecários para o letramento informacional : a contribuição da educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Lívia Ferreira de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33448
http://dx.doi.org/10.1590/2318-08892018000100009
Resumo: Na sociedade contemporânea a capacitação contínua ao longo da vida é condição para que os indivíduos possam atuar como cidadãos críticos e reflexivos. Nesse contexto, a formação continuada é fundamental para o desenvolvimento de competências e habilidades que não tenham sido aprendidas na graduação. O artigo apresenta reflexão sobre o potencial da Educação a Distância na formação continuada de professores e bibliotecários para a prática informacional, como atores fundamentais para que o letramento informacional seja implantado e consolidado na escola. Pesquisa realizada no portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior mostra a existência de poucos trabalhos publicados sobre cursos de letramento informacional por Educação a Distância, em especial para a formação de bibliotecários.
id UNB_e160b94332793437de61c6cf99983956
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/33448
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Formação continuada de professores e bibliotecários para o letramento informacional : a contribuição da educação a distânciaContinuing education of teachers and librarians for information literacy : the contribution of distance educationBibliotecáriosCompetência informacionalEnsino a distânciaEducação permanenteProfessoresNa sociedade contemporânea a capacitação contínua ao longo da vida é condição para que os indivíduos possam atuar como cidadãos críticos e reflexivos. Nesse contexto, a formação continuada é fundamental para o desenvolvimento de competências e habilidades que não tenham sido aprendidas na graduação. O artigo apresenta reflexão sobre o potencial da Educação a Distância na formação continuada de professores e bibliotecários para a prática informacional, como atores fundamentais para que o letramento informacional seja implantado e consolidado na escola. Pesquisa realizada no portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior mostra a existência de poucos trabalhos publicados sobre cursos de letramento informacional por Educação a Distância, em especial para a formação de bibliotecários.In contemporary society, continuous qualification is a condition for individuals to act as critical and reflective citizens. In this context, continuing education is essential for the development of skills and abilities that have not been learned in graduation. The article presents a reflection about the potential of Distance Education to the continuing learning of teachers and librarians for informational practice, as they are important actors for the information literacy to be implanted and consolidated in school. Research conducted on Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior website shows that there are few published works about information literacy courses by distance education, especially for the training of librarians.Faculdade de Ciência da Informação (FCI)Pontifícia Universidade Católica de Campinas2019-01-02T13:51:59Z2019-01-02T13:51:59Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCARVALHO, Lívia Ferreira de; GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Formação continuada de professores e bibliotecários para o letramento informacional: a contribuição da educação a distância. Transinformação, Campinas, v. 30, n. 1, p. 107-119, abr. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2318-08892018000100009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862018000100107&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 14 fev. 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/33448http://dx.doi.org/10.1590/2318-08892018000100009(CC BY) - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862018000100107&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 14 fev. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Lívia Ferreira deGasque, Kelley Cristine Gonçalves Diasporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-22T23:23:34Zoai:repositorio.unb.br:10482/33448Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-22T23:23:34Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores e bibliotecários para o letramento informacional : a contribuição da educação a distância
Continuing education of teachers and librarians for information literacy : the contribution of distance education
title Formação continuada de professores e bibliotecários para o letramento informacional : a contribuição da educação a distância
spellingShingle Formação continuada de professores e bibliotecários para o letramento informacional : a contribuição da educação a distância
Carvalho, Lívia Ferreira de
Bibliotecários
Competência informacional
Ensino a distância
Educação permanente
Professores
title_short Formação continuada de professores e bibliotecários para o letramento informacional : a contribuição da educação a distância
title_full Formação continuada de professores e bibliotecários para o letramento informacional : a contribuição da educação a distância
title_fullStr Formação continuada de professores e bibliotecários para o letramento informacional : a contribuição da educação a distância
title_full_unstemmed Formação continuada de professores e bibliotecários para o letramento informacional : a contribuição da educação a distância
title_sort Formação continuada de professores e bibliotecários para o letramento informacional : a contribuição da educação a distância
author Carvalho, Lívia Ferreira de
author_facet Carvalho, Lívia Ferreira de
Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
author_role author
author2 Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Lívia Ferreira de
Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliotecários
Competência informacional
Ensino a distância
Educação permanente
Professores
topic Bibliotecários
Competência informacional
Ensino a distância
Educação permanente
Professores
description Na sociedade contemporânea a capacitação contínua ao longo da vida é condição para que os indivíduos possam atuar como cidadãos críticos e reflexivos. Nesse contexto, a formação continuada é fundamental para o desenvolvimento de competências e habilidades que não tenham sido aprendidas na graduação. O artigo apresenta reflexão sobre o potencial da Educação a Distância na formação continuada de professores e bibliotecários para a prática informacional, como atores fundamentais para que o letramento informacional seja implantado e consolidado na escola. Pesquisa realizada no portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior mostra a existência de poucos trabalhos publicados sobre cursos de letramento informacional por Educação a Distância, em especial para a formação de bibliotecários.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-01-02T13:51:59Z
2019-01-02T13:51:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO, Lívia Ferreira de; GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Formação continuada de professores e bibliotecários para o letramento informacional: a contribuição da educação a distância. Transinformação, Campinas, v. 30, n. 1, p. 107-119, abr. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2318-08892018000100009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862018000100107&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 14 fev. 2019.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/33448
http://dx.doi.org/10.1590/2318-08892018000100009
identifier_str_mv CARVALHO, Lívia Ferreira de; GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Formação continuada de professores e bibliotecários para o letramento informacional: a contribuição da educação a distância. Transinformação, Campinas, v. 30, n. 1, p. 107-119, abr. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2318-08892018000100009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862018000100107&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 14 fev. 2019.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/33448
http://dx.doi.org/10.1590/2318-08892018000100009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508347836071936