A relação entre o suporte à aprendizagem, as características individuais da clientela de TD&E e a motivação para o treinamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Bruno Alexandre
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19124
http://dx.doi.org/10.26512/2015.06.D.19124
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2015.
id UNB_e2109c790d1cb61bbe9fd5487b402e7c
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/19124
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A relação entre o suporte à aprendizagem, as características individuais da clientela de TD&E e a motivação para o treinamentoMotivação no trabalhoAprendizagem organizacionalTreinamentoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2015.O estudo da motivação para o treinamento é fundamental para a efetividade do treinamento no trabalho. Nesse sentido, é importante o desenvolvimento da linha de pesquisa que trata de propor e testar modelos compreensivos sobre como as características individuais e situacionais influenciam a motivação para o treinamento. A análise desse construto pode fornecer subsídios para o aperfeiçoamento dos modelos de avaliação da efetividade dos treinamentos. O presente trabalho objetivou adaptar e verificar evidências de validade da medida de suporte à aprendizagem e propor a testagem de um modelo que investiga o relacionamento das variáveis individuais (sexo, faixa etária e cargo de direção) e do suporte à aprendizagem com a motivação para o treinamento. O questionário de pesquisa utilizado fez a coleta de dados por meio das escalas de suporte à aprendizagem e valor instrumental do treinamento, do fator expectância e de questões sobre variáveis demográficas e profissionais. Essa coleta foi realizada via web. Participaram do estudo 155 servidores públicos federais de nível médio e superior, lotados em Brasília, nas unidades do INCRA-Sede. A escala de suporte à aprendizagem apresentou evidências de validade estatística e os índices psicométricos encontrados foram satisfatórios. Os resultados apontaram para a corroboração de apenas uma das hipóteses do modelo de pesquisa. Os indivíduos que possuíam percepção mais favorável de suporte à aprendizagem foram os que apresentaram maior força motivacional. As contribuições, limitações e agenda de pesquisa são apresentadas com base nos achados empíricos.The study of training motivation is critical to training effectiveness at work. Therefore, it is important to develop the area of research that propose and test comprehensive models of how individual and situational characteristics influence the training motivation. The analysis of this construct can provide subsidies for the improvement of models for assessing training effectiveness. This study aimed to adapt and verify evidence of statistical validity of learning support instrument and propose testing a model that investigates the relationship between the variables sex, age group, position of management, learning support and training motivation. The research questionnaire used collected data about the learning support and training instrumental value scales, the expectancy factor and demographic and professional variables. Data collection was conducted via web. The study included 155 individuals working for the federal government in Brasília, in units of INCRA-Sede, that had at least secondary education. The learning support instrument showed evidence of statistical validity and were found adequate psychometric indexes. The results showed corroboration for only one of the model's assumptions. Individuals who had more favorable perception of learning support showed the greatest motivational force. Contributions, limitations and research agenda are presented based on empirical findings.Meneses, Pedro Paulo MurceBraga, Bruno Alexandre2016-01-08T13:01:33Z2016-01-08T13:01:33Z2016-01-082015-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBRAGA, Bruno Alexandre. A relação entre o suporte à aprendizagem, as características individuais da clientela de TD&E e a motivação para o treinamento. 2015. 102 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/19124http://dx.doi.org/10.26512/2015.06.D.19124A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-12T19:07:36Zoai:repositorio.unb.br:10482/19124Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-12T19:07:36Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação entre o suporte à aprendizagem, as características individuais da clientela de TD&E e a motivação para o treinamento
title A relação entre o suporte à aprendizagem, as características individuais da clientela de TD&E e a motivação para o treinamento
spellingShingle A relação entre o suporte à aprendizagem, as características individuais da clientela de TD&E e a motivação para o treinamento
Braga, Bruno Alexandre
Motivação no trabalho
Aprendizagem organizacional
Treinamento
title_short A relação entre o suporte à aprendizagem, as características individuais da clientela de TD&E e a motivação para o treinamento
title_full A relação entre o suporte à aprendizagem, as características individuais da clientela de TD&E e a motivação para o treinamento
title_fullStr A relação entre o suporte à aprendizagem, as características individuais da clientela de TD&E e a motivação para o treinamento
title_full_unstemmed A relação entre o suporte à aprendizagem, as características individuais da clientela de TD&E e a motivação para o treinamento
title_sort A relação entre o suporte à aprendizagem, as características individuais da clientela de TD&E e a motivação para o treinamento
author Braga, Bruno Alexandre
author_facet Braga, Bruno Alexandre
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Meneses, Pedro Paulo Murce
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Bruno Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação no trabalho
Aprendizagem organizacional
Treinamento
topic Motivação no trabalho
Aprendizagem organizacional
Treinamento
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-25
2016-01-08T13:01:33Z
2016-01-08T13:01:33Z
2016-01-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRAGA, Bruno Alexandre. A relação entre o suporte à aprendizagem, as características individuais da clientela de TD&E e a motivação para o treinamento. 2015. 102 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/19124
http://dx.doi.org/10.26512/2015.06.D.19124
identifier_str_mv BRAGA, Bruno Alexandre. A relação entre o suporte à aprendizagem, as características individuais da clientela de TD&E e a motivação para o treinamento. 2015. 102 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/19124
http://dx.doi.org/10.26512/2015.06.D.19124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580777958637568