Educação do campo : notas para uma análise de percurso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/27585 https://dx.doi.org/10.1590/S1981-77462009000100003 |
Resumo: | Este ensaio busca contribuir na construção de uma chave metodológica para interpretação do percurso e da situação atual da educação do campo, um fenômeno recente da realidade educacional brasileira, que tem os movimentos sociais camponeses como principais protagonistas. O texto inicia com uma análise da constituição originária da Educação do campo, identificando contexto, práticas e sujeitos. Em seguida, discute as tensões e contradições principais do seu percurso, especialmente as que se produzem na relação entre movimentos sociais e Estado, na afirmação de uma tradição pedagógica emancipatória e da luta por políticas públicas que garantam o acesso dos camponeses à educação escolar em seu próprio território. Por fim, são identificados alguns impasses e desafios principais da Educação do campo na atualidade, relacionando-os ao momento atual de crise mundial do capitalismo e como ela se materializa nas questões relacionadas ao trabalho do campo. |
id |
UNB_e2eb06742307ec4a8e6e1511c111c751 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/27585 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação do campo : notas para uma análise de percursoField education : notes for an analysis of the courseEducação do campoTrabalhoMovimentos sociaisPolítica públicaEste ensaio busca contribuir na construção de uma chave metodológica para interpretação do percurso e da situação atual da educação do campo, um fenômeno recente da realidade educacional brasileira, que tem os movimentos sociais camponeses como principais protagonistas. O texto inicia com uma análise da constituição originária da Educação do campo, identificando contexto, práticas e sujeitos. Em seguida, discute as tensões e contradições principais do seu percurso, especialmente as que se produzem na relação entre movimentos sociais e Estado, na afirmação de uma tradição pedagógica emancipatória e da luta por políticas públicas que garantam o acesso dos camponeses à educação escolar em seu próprio território. Por fim, são identificados alguns impasses e desafios principais da Educação do campo na atualidade, relacionando-os ao momento atual de crise mundial do capitalismo e como ela se materializa nas questões relacionadas ao trabalho do campo.This essay seeks to contribute to building a methodological key to interpret the course and the current status of field education, a recent phenomenon in the Brazilian educational reality which has peasant social movements as its main actors. The article begins with an analysis of the original Field Education constitution, identifying its context, practices, and subjects. It then discusses the main tensions and contradictions in its course, particularly those that are produced in the relationship between the social movements and the State, in the affirmation of an emancipatory pedagogic tradition, and in the struggle for public policies that ensure peasant access to formal school education in their own territory. Finally, a few of the impasses and challenges that were singled out regarding the modern day Field education, relating them to the current global crisis of capitalism and to how it materializes itself in the issues related to work in the field.Em processamentoFundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio2017-12-07T04:52:21Z2017-12-07T04:52:21Z2009-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCALDART, Roseli Salete. Educação do campo: notas para uma análise de percurso. Trabalho, Educação e Saúde, v. 7, n. 1, p. 35-64, mar./jun. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1981-77462009000100003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/z6LjzpG6H8ghXxbGtMsYG3f/?lang=pt#. Acesso em: 06 jun. 2022.http://repositorio.unb.br/handle/10482/27585https://dx.doi.org/10.1590/S1981-77462009000100003porTrabalho, Educação e Saúde - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/tes/a/z6LjzpG6H8ghXxbGtMsYG3f/?lang=pt#. Acesso em: 06 jun. 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessCaldart, Roseli Saletereponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-08-28T16:19:29Zoai:repositorio.unb.br:10482/27585Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-08-28T16:19:29Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação do campo : notas para uma análise de percurso Field education : notes for an analysis of the course |
title |
Educação do campo : notas para uma análise de percurso |
spellingShingle |
Educação do campo : notas para uma análise de percurso Caldart, Roseli Salete Educação do campo Trabalho Movimentos sociais Política pública |
title_short |
Educação do campo : notas para uma análise de percurso |
title_full |
Educação do campo : notas para uma análise de percurso |
title_fullStr |
Educação do campo : notas para uma análise de percurso |
title_full_unstemmed |
Educação do campo : notas para uma análise de percurso |
title_sort |
Educação do campo : notas para uma análise de percurso |
author |
Caldart, Roseli Salete |
author_facet |
Caldart, Roseli Salete |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caldart, Roseli Salete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação do campo Trabalho Movimentos sociais Política pública |
topic |
Educação do campo Trabalho Movimentos sociais Política pública |
description |
Este ensaio busca contribuir na construção de uma chave metodológica para interpretação do percurso e da situação atual da educação do campo, um fenômeno recente da realidade educacional brasileira, que tem os movimentos sociais camponeses como principais protagonistas. O texto inicia com uma análise da constituição originária da Educação do campo, identificando contexto, práticas e sujeitos. Em seguida, discute as tensões e contradições principais do seu percurso, especialmente as que se produzem na relação entre movimentos sociais e Estado, na afirmação de uma tradição pedagógica emancipatória e da luta por políticas públicas que garantam o acesso dos camponeses à educação escolar em seu próprio território. Por fim, são identificados alguns impasses e desafios principais da Educação do campo na atualidade, relacionando-os ao momento atual de crise mundial do capitalismo e como ela se materializa nas questões relacionadas ao trabalho do campo. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-06 2017-12-07T04:52:21Z 2017-12-07T04:52:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CALDART, Roseli Salete. Educação do campo: notas para uma análise de percurso. Trabalho, Educação e Saúde, v. 7, n. 1, p. 35-64, mar./jun. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1981-77462009000100003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/z6LjzpG6H8ghXxbGtMsYG3f/?lang=pt#. Acesso em: 06 jun. 2022. http://repositorio.unb.br/handle/10482/27585 https://dx.doi.org/10.1590/S1981-77462009000100003 |
identifier_str_mv |
CALDART, Roseli Salete. Educação do campo: notas para uma análise de percurso. Trabalho, Educação e Saúde, v. 7, n. 1, p. 35-64, mar./jun. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1981-77462009000100003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/z6LjzpG6H8ghXxbGtMsYG3f/?lang=pt#. Acesso em: 06 jun. 2022. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/27585 https://dx.doi.org/10.1590/S1981-77462009000100003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508284911026176 |