Retratos e desafios da educação do/no campo no Brasil e na Amazônia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prazeres, Maria Sueli
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Carmo, Eraldo Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3634
Resumo: Este artigo tem como principal objetivo refletir sobre o cenário e os desafios da educação do campo no Brasil e na Amazônia, situando os conceitos de campo e educação do campo, os principais autores, sujeitos, desafios e perspectivas dessa modalidade educativa. Nossas reflexões enfocam as duas importantes bandeiras de luta do Movimento por uma Educação do Campo: 1) a inclusão das demandas do campo na agenda política do país; 2) a construção do conceito de educação do campo. Posteriormente situamos o desenho das políticas públicas educacionais que têm sido ofertadas historicamente para o campo e refletimos acerca dos desafios da educação do/no campo na Amazônia. As análises realizadas destacam a existência de grandes desafios a serem vencidos para a oferta de uma educação de qualidade no/do campo, uma educação que contemple a heterogeneidade e a diversidade dos sujeitos, que valorize o homem do campo e seus direitos. O artigo destaca que apesar de haver avanços significativos no âmbito da legislação brasileira, estes não têm sido suficientes para a afirmação da educação no/do campo. As análises apontam as contradições que ainda se materializam na qualidade da educação ofertada e finalizam apontando importantes elementos para o debate teórico acerca da educação para os povos do campo do Brasil e da Amazônia.
id UEPG-31_2321935ed577b54fee2f5d71446722ee
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/3634
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling Retratos e desafios da educação do/no campo no Brasil e na AmazôniaEducação do Campo. Políticas Públicas Educacionais. Movimentos Sociais. Este artigo tem como principal objetivo refletir sobre o cenário e os desafios da educação do campo no Brasil e na Amazônia, situando os conceitos de campo e educação do campo, os principais autores, sujeitos, desafios e perspectivas dessa modalidade educativa. Nossas reflexões enfocam as duas importantes bandeiras de luta do Movimento por uma Educação do Campo: 1) a inclusão das demandas do campo na agenda política do país; 2) a construção do conceito de educação do campo. Posteriormente situamos o desenho das políticas públicas educacionais que têm sido ofertadas historicamente para o campo e refletimos acerca dos desafios da educação do/no campo na Amazônia. As análises realizadas destacam a existência de grandes desafios a serem vencidos para a oferta de uma educação de qualidade no/do campo, uma educação que contemple a heterogeneidade e a diversidade dos sujeitos, que valorize o homem do campo e seus direitos. O artigo destaca que apesar de haver avanços significativos no âmbito da legislação brasileira, estes não têm sido suficientes para a afirmação da educação no/do campo. As análises apontam as contradições que ainda se materializam na qualidade da educação ofertada e finalizam apontando importantes elementos para o debate teórico acerca da educação para os povos do campo do Brasil e da Amazônia. Editora UEPG2013-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/363410.5212/OlharProfr.v.15i2.0012Olhar de Professor; Bd. 15 Nr. 2 (2012); 383-395Olhar de Professor; Vol. 15 No. 2 (2012); 383-395Olhar de Professor; Vol. 15 Núm. 2 (2012); 383-395Olhar de Professor; Vol. 15 No. 2 (2012); 383-395Olhar de Professor; v. 15 n. 2 (2012); 383-3951984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3634/3257Prazeres, Maria SueliCarmo, Eraldo Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-28T16:52:49Zoai:uepg.br:article/3634Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-28T16:52:49Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv Retratos e desafios da educação do/no campo no Brasil e na Amazônia
title Retratos e desafios da educação do/no campo no Brasil e na Amazônia
spellingShingle Retratos e desafios da educação do/no campo no Brasil e na Amazônia
Prazeres, Maria Sueli
Educação do Campo. Políticas Públicas Educacionais. Movimentos Sociais.
title_short Retratos e desafios da educação do/no campo no Brasil e na Amazônia
title_full Retratos e desafios da educação do/no campo no Brasil e na Amazônia
title_fullStr Retratos e desafios da educação do/no campo no Brasil e na Amazônia
title_full_unstemmed Retratos e desafios da educação do/no campo no Brasil e na Amazônia
title_sort Retratos e desafios da educação do/no campo no Brasil e na Amazônia
author Prazeres, Maria Sueli
author_facet Prazeres, Maria Sueli
Carmo, Eraldo Souza
author_role author
author2 Carmo, Eraldo Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prazeres, Maria Sueli
Carmo, Eraldo Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do Campo. Políticas Públicas Educacionais. Movimentos Sociais.
topic Educação do Campo. Políticas Públicas Educacionais. Movimentos Sociais.
description Este artigo tem como principal objetivo refletir sobre o cenário e os desafios da educação do campo no Brasil e na Amazônia, situando os conceitos de campo e educação do campo, os principais autores, sujeitos, desafios e perspectivas dessa modalidade educativa. Nossas reflexões enfocam as duas importantes bandeiras de luta do Movimento por uma Educação do Campo: 1) a inclusão das demandas do campo na agenda política do país; 2) a construção do conceito de educação do campo. Posteriormente situamos o desenho das políticas públicas educacionais que têm sido ofertadas historicamente para o campo e refletimos acerca dos desafios da educação do/no campo na Amazônia. As análises realizadas destacam a existência de grandes desafios a serem vencidos para a oferta de uma educação de qualidade no/do campo, uma educação que contemple a heterogeneidade e a diversidade dos sujeitos, que valorize o homem do campo e seus direitos. O artigo destaca que apesar de haver avanços significativos no âmbito da legislação brasileira, estes não têm sido suficientes para a afirmação da educação no/do campo. As análises apontam as contradições que ainda se materializam na qualidade da educação ofertada e finalizam apontando importantes elementos para o debate teórico acerca da educação para os povos do campo do Brasil e da Amazônia.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3634
10.5212/OlharProfr.v.15i2.0012
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3634
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.15i2.0012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3634/3257
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 15 Nr. 2 (2012); 383-395
Olhar de Professor; Vol. 15 No. 2 (2012); 383-395
Olhar de Professor; Vol. 15 Núm. 2 (2012); 383-395
Olhar de Professor; Vol. 15 No. 2 (2012); 383-395
Olhar de Professor; v. 15 n. 2 (2012); 383-395
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053495882285056