Contribuições das teorias do desenvolvimento humano para a concepção contemporânea da adolescência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Senna, Sylvia Regina Carmo Magalhães
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Dessen, Maria Auxiliadora da Silva Campos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28398
https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722012000100013
Resumo: O interesse pelo estudo da adolescência vem aumentando, sobretudo por seu impacto no desenvolvimento do indivíduo, da família e da sociedade. Tratar a adolescência simplesmente como um período de grandes mudanças não condiz com as atuais perspectivas teóricas da ciência do desenvolvimento. Portanto, este artigo visa contribuir para uma compreensão mais atualizada deste período do curso de vida, caracterizado por intensa exploração e múltiplas oportunidades, que variam em função dos diferentes contextos sociais e culturais. Ênfase é dada à importância de se adotar um paradigma sistêmico para a compreensão da adolescência, priorizando as inter-relações dos recursos individuais e contextuais que promovem as trajetórias de desenvolvimento positivo.
id UNB_e30622af06a0a6aa66aa850706386aab
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/28398
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Contribuições das teorias do desenvolvimento humano para a concepção contemporânea da adolescênciaContributions of human development theories to a contemporary concept of adolescenceDesenvolvimento humanoAdolescênciaPsicologiaO interesse pelo estudo da adolescência vem aumentando, sobretudo por seu impacto no desenvolvimento do indivíduo, da família e da sociedade. Tratar a adolescência simplesmente como um período de grandes mudanças não condiz com as atuais perspectivas teóricas da ciência do desenvolvimento. Portanto, este artigo visa contribuir para uma compreensão mais atualizada deste período do curso de vida, caracterizado por intensa exploração e múltiplas oportunidades, que variam em função dos diferentes contextos sociais e culturais. Ênfase é dada à importância de se adotar um paradigma sistêmico para a compreensão da adolescência, priorizando as inter-relações dos recursos individuais e contextuais que promovem as trajetórias de desenvolvimento positivo.The interest in studying adolescence is increasing, especially because of its impact on the development of individuals, families and society. To treat adolescence simply as a period of great changes does not correspond to the current theoretical perspectives of human development sciences. Therefore, this article aims to contribute to a more updated understanding of this period in life, characterized by intense exploration and multiple opportunities that vary according to the different social and cultural contexts. Emphasis is given to the importance of adopting a systemic paradigm for the comprehension of adolescence, prioritizing individual and contextual resources that promote positive development.Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília2017-12-07T04:58:56Z2017-12-07T04:58:56Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSENNA, Sylvia Regina Carmo Magalhães; DESSEN, Maria Auxiliadora. Contribuições das teorias do desenvolvimento humano para a concepção contemporânea da adolescência. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 28, n. 1, p. 101-108, mar. 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722012000100013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722012000100013&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 27 jun. 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/28398https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722012000100013Psicologia: Teoria e Pesquisa - (CC BY NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722012000100013&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 27 jun. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessSenna, Sylvia Regina Carmo MagalhãesDessen, Maria Auxiliadora da Silva Camposporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:47:02Zoai:repositorio.unb.br:10482/28398Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:47:02Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições das teorias do desenvolvimento humano para a concepção contemporânea da adolescência
Contributions of human development theories to a contemporary concept of adolescence
title Contribuições das teorias do desenvolvimento humano para a concepção contemporânea da adolescência
spellingShingle Contribuições das teorias do desenvolvimento humano para a concepção contemporânea da adolescência
Senna, Sylvia Regina Carmo Magalhães
Desenvolvimento humano
Adolescência
Psicologia
title_short Contribuições das teorias do desenvolvimento humano para a concepção contemporânea da adolescência
title_full Contribuições das teorias do desenvolvimento humano para a concepção contemporânea da adolescência
title_fullStr Contribuições das teorias do desenvolvimento humano para a concepção contemporânea da adolescência
title_full_unstemmed Contribuições das teorias do desenvolvimento humano para a concepção contemporânea da adolescência
title_sort Contribuições das teorias do desenvolvimento humano para a concepção contemporânea da adolescência
author Senna, Sylvia Regina Carmo Magalhães
author_facet Senna, Sylvia Regina Carmo Magalhães
Dessen, Maria Auxiliadora da Silva Campos
author_role author
author2 Dessen, Maria Auxiliadora da Silva Campos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Senna, Sylvia Regina Carmo Magalhães
Dessen, Maria Auxiliadora da Silva Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento humano
Adolescência
Psicologia
topic Desenvolvimento humano
Adolescência
Psicologia
description O interesse pelo estudo da adolescência vem aumentando, sobretudo por seu impacto no desenvolvimento do indivíduo, da família e da sociedade. Tratar a adolescência simplesmente como um período de grandes mudanças não condiz com as atuais perspectivas teóricas da ciência do desenvolvimento. Portanto, este artigo visa contribuir para uma compreensão mais atualizada deste período do curso de vida, caracterizado por intensa exploração e múltiplas oportunidades, que variam em função dos diferentes contextos sociais e culturais. Ênfase é dada à importância de se adotar um paradigma sistêmico para a compreensão da adolescência, priorizando as inter-relações dos recursos individuais e contextuais que promovem as trajetórias de desenvolvimento positivo.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2017-12-07T04:58:56Z
2017-12-07T04:58:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SENNA, Sylvia Regina Carmo Magalhães; DESSEN, Maria Auxiliadora. Contribuições das teorias do desenvolvimento humano para a concepção contemporânea da adolescência. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 28, n. 1, p. 101-108, mar. 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722012000100013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722012000100013&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 27 jun. 2019.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/28398
https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722012000100013
identifier_str_mv SENNA, Sylvia Regina Carmo Magalhães; DESSEN, Maria Auxiliadora. Contribuições das teorias do desenvolvimento humano para a concepção contemporânea da adolescência. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 28, n. 1, p. 101-108, mar. 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722012000100013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722012000100013&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 27 jun. 2019.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/28398
https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722012000100013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508403999899648