Abandonamos a sala da universidade : uma opção decolonial no estágio de inglês e na formação docente crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Mariana Rosa Mastrella de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36634
https://doi.org/10.1590/1984-6398201914886
http://orcid.org/0000-0002-0539-0293
Resumo: Neste artigo, discuto um semestre de estágio supervisionado em inglês desenvolvido integralmente em uma escola pública. Adoto uma perspectiva decolonial (MIGNOLO, 2014), na busca por romper com colonialidades do saber, do poder e do ser na relação universidade-escola para a formação docente (BORELLI, 2018; PESSOA, 2018), objetivando entender como vivenciamos essa tentativa de decolonialidade, com foco em três aspectos: a maneira como o estágio é estruturado, meu papel como professora formadora e o papel dos sujeitos da escola. Esta pesquisa qualitativa e interpretativista (DENZIN; LINCOLN, 2005) foi desenvolvida com material empírico gerado através de diários, entrevistas, notas de campo e trocas de mensagem por e-mail e WhatsApp. As discussões mostram como iniciamos um rompimento com a estrutura tradicional do estágio e reconstruímos saberes e nossas identidades a partir da vivência na escola como ecologia de saberes (SOUSA SANTOS, 2007).
id UNB_e31142fa9760277aa39e5587a3d7600c
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/36634
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Abandonamos a sala da universidade : uma opção decolonial no estágio de inglês e na formação docente críticaWe left the university classroom : a decolonial option in the english practicum and in critical teacher educationProfessores de inglês - formaçãoEstágio supervisionadoDecolonialidadeNeste artigo, discuto um semestre de estágio supervisionado em inglês desenvolvido integralmente em uma escola pública. Adoto uma perspectiva decolonial (MIGNOLO, 2014), na busca por romper com colonialidades do saber, do poder e do ser na relação universidade-escola para a formação docente (BORELLI, 2018; PESSOA, 2018), objetivando entender como vivenciamos essa tentativa de decolonialidade, com foco em três aspectos: a maneira como o estágio é estruturado, meu papel como professora formadora e o papel dos sujeitos da escola. Esta pesquisa qualitativa e interpretativista (DENZIN; LINCOLN, 2005) foi desenvolvida com material empírico gerado através de diários, entrevistas, notas de campo e trocas de mensagem por e-mail e WhatsApp. As discussões mostram como iniciamos um rompimento com a estrutura tradicional do estágio e reconstruímos saberes e nossas identidades a partir da vivência na escola como ecologia de saberes (SOUSA SANTOS, 2007).In this article, I discuss a one-semester English Practicum experience held entirely inside a public school. I adopt a decolonial perspective (MIGNOLO, 2014) in an attempt to break with colonialities of power, knowledge, and being in the university-school relationship for language teacher education (PESSOA, 2018; BORELLI, 2018), aiming to understand how we live this attempt in terms of three aspects: the way the English Practicum is structured, my role as a teacher educator, and the role of the school subjects. This qualitative, interpretive (DENZIN; LINCOLN, 2005) research was developed with empirical material generated through diaries, interviews, field notes, and email and WhatsApp messages. The discussions show how we started to break with the traditional structure of the English Practicum and how we reconstructed our knowledges and our identities by living and understanding the school as an ecology of knowledges (SOUSA SANTOS, 2007).Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais2020-01-24T10:32:36Z2020-01-24T10:32:36Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMASTRELLA-DE-ANDRADE, Mariana R. Abandonamos a sala da universidade: uma opção decolonial no estágio de inglês e na formação docente crítica. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, n. ahead of print, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-6398201914886. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982019005009104. Acesso em: 23 jan. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36634https://doi.org/10.1590/1984-6398201914886http://orcid.org/0000-0002-0539-0293(CC BY)info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Mariana Rosa Mastrella deporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:44:32Zoai:repositorio.unb.br:10482/36634Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:44:32Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Abandonamos a sala da universidade : uma opção decolonial no estágio de inglês e na formação docente crítica
We left the university classroom : a decolonial option in the english practicum and in critical teacher education
title Abandonamos a sala da universidade : uma opção decolonial no estágio de inglês e na formação docente crítica
spellingShingle Abandonamos a sala da universidade : uma opção decolonial no estágio de inglês e na formação docente crítica
Andrade, Mariana Rosa Mastrella de
Professores de inglês - formação
Estágio supervisionado
Decolonialidade
title_short Abandonamos a sala da universidade : uma opção decolonial no estágio de inglês e na formação docente crítica
title_full Abandonamos a sala da universidade : uma opção decolonial no estágio de inglês e na formação docente crítica
title_fullStr Abandonamos a sala da universidade : uma opção decolonial no estágio de inglês e na formação docente crítica
title_full_unstemmed Abandonamos a sala da universidade : uma opção decolonial no estágio de inglês e na formação docente crítica
title_sort Abandonamos a sala da universidade : uma opção decolonial no estágio de inglês e na formação docente crítica
author Andrade, Mariana Rosa Mastrella de
author_facet Andrade, Mariana Rosa Mastrella de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Mariana Rosa Mastrella de
dc.subject.por.fl_str_mv Professores de inglês - formação
Estágio supervisionado
Decolonialidade
topic Professores de inglês - formação
Estágio supervisionado
Decolonialidade
description Neste artigo, discuto um semestre de estágio supervisionado em inglês desenvolvido integralmente em uma escola pública. Adoto uma perspectiva decolonial (MIGNOLO, 2014), na busca por romper com colonialidades do saber, do poder e do ser na relação universidade-escola para a formação docente (BORELLI, 2018; PESSOA, 2018), objetivando entender como vivenciamos essa tentativa de decolonialidade, com foco em três aspectos: a maneira como o estágio é estruturado, meu papel como professora formadora e o papel dos sujeitos da escola. Esta pesquisa qualitativa e interpretativista (DENZIN; LINCOLN, 2005) foi desenvolvida com material empírico gerado através de diários, entrevistas, notas de campo e trocas de mensagem por e-mail e WhatsApp. As discussões mostram como iniciamos um rompimento com a estrutura tradicional do estágio e reconstruímos saberes e nossas identidades a partir da vivência na escola como ecologia de saberes (SOUSA SANTOS, 2007).
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-01-24T10:32:36Z
2020-01-24T10:32:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MASTRELLA-DE-ANDRADE, Mariana R. Abandonamos a sala da universidade: uma opção decolonial no estágio de inglês e na formação docente crítica. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, n. ahead of print, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-6398201914886. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982019005009104. Acesso em: 23 jan. 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/36634
https://doi.org/10.1590/1984-6398201914886
http://orcid.org/0000-0002-0539-0293
identifier_str_mv MASTRELLA-DE-ANDRADE, Mariana R. Abandonamos a sala da universidade: uma opção decolonial no estágio de inglês e na formação docente crítica. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, n. ahead of print, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-6398201914886. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982019005009104. Acesso em: 23 jan. 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/36634
https://doi.org/10.1590/1984-6398201914886
http://orcid.org/0000-0002-0539-0293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv (CC BY)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv (CC BY)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508353297055744