Abandonamos a sala da universidade : uma opção decolonial no estágio de inglês e na formação docente crítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36634 https://doi.org/10.1590/1984-6398201914886 http://orcid.org/0000-0002-0539-0293 |
Resumo: | Neste artigo, discuto um semestre de estágio supervisionado em inglês desenvolvido integralmente em uma escola pública. Adoto uma perspectiva decolonial (MIGNOLO, 2014), na busca por romper com colonialidades do saber, do poder e do ser na relação universidade-escola para a formação docente (BORELLI, 2018; PESSOA, 2018), objetivando entender como vivenciamos essa tentativa de decolonialidade, com foco em três aspectos: a maneira como o estágio é estruturado, meu papel como professora formadora e o papel dos sujeitos da escola. Esta pesquisa qualitativa e interpretativista (DENZIN; LINCOLN, 2005) foi desenvolvida com material empírico gerado através de diários, entrevistas, notas de campo e trocas de mensagem por e-mail e WhatsApp. As discussões mostram como iniciamos um rompimento com a estrutura tradicional do estágio e reconstruímos saberes e nossas identidades a partir da vivência na escola como ecologia de saberes (SOUSA SANTOS, 2007). |
id |
UNB_e31142fa9760277aa39e5587a3d7600c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/36634 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Abandonamos a sala da universidade : uma opção decolonial no estágio de inglês e na formação docente críticaWe left the university classroom : a decolonial option in the english practicum and in critical teacher educationProfessores de inglês - formaçãoEstágio supervisionadoDecolonialidadeNeste artigo, discuto um semestre de estágio supervisionado em inglês desenvolvido integralmente em uma escola pública. Adoto uma perspectiva decolonial (MIGNOLO, 2014), na busca por romper com colonialidades do saber, do poder e do ser na relação universidade-escola para a formação docente (BORELLI, 2018; PESSOA, 2018), objetivando entender como vivenciamos essa tentativa de decolonialidade, com foco em três aspectos: a maneira como o estágio é estruturado, meu papel como professora formadora e o papel dos sujeitos da escola. Esta pesquisa qualitativa e interpretativista (DENZIN; LINCOLN, 2005) foi desenvolvida com material empírico gerado através de diários, entrevistas, notas de campo e trocas de mensagem por e-mail e WhatsApp. As discussões mostram como iniciamos um rompimento com a estrutura tradicional do estágio e reconstruímos saberes e nossas identidades a partir da vivência na escola como ecologia de saberes (SOUSA SANTOS, 2007).In this article, I discuss a one-semester English Practicum experience held entirely inside a public school. I adopt a decolonial perspective (MIGNOLO, 2014) in an attempt to break with colonialities of power, knowledge, and being in the university-school relationship for language teacher education (PESSOA, 2018; BORELLI, 2018), aiming to understand how we live this attempt in terms of three aspects: the way the English Practicum is structured, my role as a teacher educator, and the role of the school subjects. This qualitative, interpretive (DENZIN; LINCOLN, 2005) research was developed with empirical material generated through diaries, interviews, field notes, and email and WhatsApp messages. The discussions show how we started to break with the traditional structure of the English Practicum and how we reconstructed our knowledges and our identities by living and understanding the school as an ecology of knowledges (SOUSA SANTOS, 2007).Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais2020-01-24T10:32:36Z2020-01-24T10:32:36Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMASTRELLA-DE-ANDRADE, Mariana R. Abandonamos a sala da universidade: uma opção decolonial no estágio de inglês e na formação docente crítica. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, n. ahead of print, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-6398201914886. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982019005009104. Acesso em: 23 jan. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36634https://doi.org/10.1590/1984-6398201914886http://orcid.org/0000-0002-0539-0293(CC BY)info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Mariana Rosa Mastrella deporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:44:32Zoai:repositorio.unb.br:10482/36634Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:44:32Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abandonamos a sala da universidade : uma opção decolonial no estágio de inglês e na formação docente crítica We left the university classroom : a decolonial option in the english practicum and in critical teacher education |
title |
Abandonamos a sala da universidade : uma opção decolonial no estágio de inglês e na formação docente crítica |
spellingShingle |
Abandonamos a sala da universidade : uma opção decolonial no estágio de inglês e na formação docente crítica Andrade, Mariana Rosa Mastrella de Professores de inglês - formação Estágio supervisionado Decolonialidade |
title_short |
Abandonamos a sala da universidade : uma opção decolonial no estágio de inglês e na formação docente crítica |
title_full |
Abandonamos a sala da universidade : uma opção decolonial no estágio de inglês e na formação docente crítica |
title_fullStr |
Abandonamos a sala da universidade : uma opção decolonial no estágio de inglês e na formação docente crítica |
title_full_unstemmed |
Abandonamos a sala da universidade : uma opção decolonial no estágio de inglês e na formação docente crítica |
title_sort |
Abandonamos a sala da universidade : uma opção decolonial no estágio de inglês e na formação docente crítica |
author |
Andrade, Mariana Rosa Mastrella de |
author_facet |
Andrade, Mariana Rosa Mastrella de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Mariana Rosa Mastrella de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores de inglês - formação Estágio supervisionado Decolonialidade |
topic |
Professores de inglês - formação Estágio supervisionado Decolonialidade |
description |
Neste artigo, discuto um semestre de estágio supervisionado em inglês desenvolvido integralmente em uma escola pública. Adoto uma perspectiva decolonial (MIGNOLO, 2014), na busca por romper com colonialidades do saber, do poder e do ser na relação universidade-escola para a formação docente (BORELLI, 2018; PESSOA, 2018), objetivando entender como vivenciamos essa tentativa de decolonialidade, com foco em três aspectos: a maneira como o estágio é estruturado, meu papel como professora formadora e o papel dos sujeitos da escola. Esta pesquisa qualitativa e interpretativista (DENZIN; LINCOLN, 2005) foi desenvolvida com material empírico gerado através de diários, entrevistas, notas de campo e trocas de mensagem por e-mail e WhatsApp. As discussões mostram como iniciamos um rompimento com a estrutura tradicional do estágio e reconstruímos saberes e nossas identidades a partir da vivência na escola como ecologia de saberes (SOUSA SANTOS, 2007). |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-01-24T10:32:36Z 2020-01-24T10:32:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MASTRELLA-DE-ANDRADE, Mariana R. Abandonamos a sala da universidade: uma opção decolonial no estágio de inglês e na formação docente crítica. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, n. ahead of print, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-6398201914886. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982019005009104. Acesso em: 23 jan. 2020. https://repositorio.unb.br/handle/10482/36634 https://doi.org/10.1590/1984-6398201914886 http://orcid.org/0000-0002-0539-0293 |
identifier_str_mv |
MASTRELLA-DE-ANDRADE, Mariana R. Abandonamos a sala da universidade: uma opção decolonial no estágio de inglês e na formação docente crítica. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, n. ahead of print, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-6398201914886. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982019005009104. Acesso em: 23 jan. 2020. |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/36634 https://doi.org/10.1590/1984-6398201914886 http://orcid.org/0000-0002-0539-0293 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
(CC BY) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
(CC BY) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508353297055744 |