A produção do conhecimento na licenciatura em educação do campo : desafios e possibilidades para o fortalecimento da educação do campo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36416 https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240051 http://orcid.org/0000-0001-9901-9526 http://orcid.org/0000-0002-4044-6723 http://orcid.org/0000-0001-9244-3404 |
Resumo: | Este texto objetiva discutir a produção do conhecimento no âmbito das licenciaturas em Educação do Campo buscando compreender sua contribuição para ampliar e fortalecer os princípios, conceitos e práticas articulados pelo Movimento da Educação do Campo. Os dados foram obtidos no Banco de Dissertações e Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na Plataforma de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e em trabalhos acadêmicos já publicados. O conjunto da produção indica a presença de pesquisas desenvolvidas em todas as regiões do país, abordando temáticas que tratam tanto das especificidades da formação docente ofertada por esses cursos aos sujeitos camponeses quanto de questões relacionadas à formação e prática docente como um todo. Para concluir, demonstra-se que esse formato vem contribuindo para o diálogo entre a educação pública sem perder a especificidade demandada pela educação do campo. |
id |
UNB_e32a14039e0cc9e2744f6bfe2120f084 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/36416 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
A produção do conhecimento na licenciatura em educação do campo : desafios e possibilidades para o fortalecimento da educação do campoKnowledge production in the degree course of education for rural areas : challenges and possibilities for strengthening education for rural areasProducción de conocimientos en los grados de educación en áreas rurales : desafíos y posibilidades para fortalecer la educación en áreas ruralesProdução do conhecimentoEducação do campoLicenciatura em Educação do CampoEducação e EstadoEste texto objetiva discutir a produção do conhecimento no âmbito das licenciaturas em Educação do Campo buscando compreender sua contribuição para ampliar e fortalecer os princípios, conceitos e práticas articulados pelo Movimento da Educação do Campo. Os dados foram obtidos no Banco de Dissertações e Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na Plataforma de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e em trabalhos acadêmicos já publicados. O conjunto da produção indica a presença de pesquisas desenvolvidas em todas as regiões do país, abordando temáticas que tratam tanto das especificidades da formação docente ofertada por esses cursos aos sujeitos camponeses quanto de questões relacionadas à formação e prática docente como um todo. Para concluir, demonstra-se que esse formato vem contribuindo para o diálogo entre a educação pública sem perder a especificidade demandada pela educação do campo.This text aims at discussing the production of knowledge in degree courses of Education for Rural Areas, seeking to understand its contribution to expand and strengthen the principles, concepts and practices articulated by the Movement for Education for Rural Areas. Data were obtained from the Dissertation and Thesis Bank of the Coordination of High-level Staff Qualifying (Capes), Research Groups Platform of the National Counsel for Scientific and Technological Development (CNPq) and from published academic papers. The set of production indicates the presence of research carried out in all regions of the country, addressing themes that deal with both the specificities of teacher qualification offered by these courses to rural laborers, as well as issues related to teacher qualification and practice in a generic sense. To conclude, it is demonstrated that this format has been contributing to the dialogue between public education without losing the specificities demanded by the education for rural areas.Este texto tiene como objetivo discutir la producción de conocimiento en materia de los grados en Educación en Áreas Rurales, buscando comprender su contribución para expandir y fortalecer los principios, conceptos y prácticas articulados por el Movimiento de Educación en Áreas Rurales. Los datos se obtuvieron del Banco de Tesis de maestría y doctorado de la Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Alto Nivel (Capes), la Plataforma de Grupos de Investigación del Consejo Nacional de Investigación Científica y Tecnológica (CNPq) y de trabajos académicos publicados. El conjunto de producción indica la presencia de investigaciones llevadas a cabo en todas las regiones del país, que abordan temas que tratan tanto las especificidades de la formación del profesorado que ofrecen estos cursos a los trabajadores rurales, como también cuestiones relacionadas con la educación y la práctica docente en general. Para concluir, se demuestra que este formato ha contribuido al diálogo entre la educación pública sin perder la especificidad exigida por la educación rural.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2020-01-24T10:30:46Z2020-01-24T10:30:46Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMOLINA, Mônica Castagna; ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel; MARTINS, Maria de Fátima Almeida. A produção do conhecimento na licenciatura em Educação do Campo: desafios e possibilidades para o fortalecimento da educação do campo. Revista Brasileira de Educação. v. 24, e240051, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240051. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100306. Acesso em: 23 jan. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36416https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240051http://orcid.org/0000-0001-9901-9526http://orcid.org/0000-0002-4044-6723http://orcid.org/0000-0001-9244-3404(CC BY) - © 2019 Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd Este é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos de licença Creative Commons.info:eu-repo/semantics/openAccessMolina, Mônica CastagnaAntunes-Rocha, Maria IsabelMartins, Maria de Fátima Almeidaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-24T23:26:06Zoai:repositorio.unb.br:10482/36416Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-24T23:26:06Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A produção do conhecimento na licenciatura em educação do campo : desafios e possibilidades para o fortalecimento da educação do campo Knowledge production in the degree course of education for rural areas : challenges and possibilities for strengthening education for rural areas Producción de conocimientos en los grados de educación en áreas rurales : desafíos y posibilidades para fortalecer la educación en áreas rurales |
title |
A produção do conhecimento na licenciatura em educação do campo : desafios e possibilidades para o fortalecimento da educação do campo |
spellingShingle |
A produção do conhecimento na licenciatura em educação do campo : desafios e possibilidades para o fortalecimento da educação do campo Molina, Mônica Castagna Produção do conhecimento Educação do campo Licenciatura em Educação do Campo Educação e Estado |
title_short |
A produção do conhecimento na licenciatura em educação do campo : desafios e possibilidades para o fortalecimento da educação do campo |
title_full |
A produção do conhecimento na licenciatura em educação do campo : desafios e possibilidades para o fortalecimento da educação do campo |
title_fullStr |
A produção do conhecimento na licenciatura em educação do campo : desafios e possibilidades para o fortalecimento da educação do campo |
title_full_unstemmed |
A produção do conhecimento na licenciatura em educação do campo : desafios e possibilidades para o fortalecimento da educação do campo |
title_sort |
A produção do conhecimento na licenciatura em educação do campo : desafios e possibilidades para o fortalecimento da educação do campo |
author |
Molina, Mônica Castagna |
author_facet |
Molina, Mônica Castagna Antunes-Rocha, Maria Isabel Martins, Maria de Fátima Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Antunes-Rocha, Maria Isabel Martins, Maria de Fátima Almeida |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Molina, Mônica Castagna Antunes-Rocha, Maria Isabel Martins, Maria de Fátima Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produção do conhecimento Educação do campo Licenciatura em Educação do Campo Educação e Estado |
topic |
Produção do conhecimento Educação do campo Licenciatura em Educação do Campo Educação e Estado |
description |
Este texto objetiva discutir a produção do conhecimento no âmbito das licenciaturas em Educação do Campo buscando compreender sua contribuição para ampliar e fortalecer os princípios, conceitos e práticas articulados pelo Movimento da Educação do Campo. Os dados foram obtidos no Banco de Dissertações e Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na Plataforma de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e em trabalhos acadêmicos já publicados. O conjunto da produção indica a presença de pesquisas desenvolvidas em todas as regiões do país, abordando temáticas que tratam tanto das especificidades da formação docente ofertada por esses cursos aos sujeitos camponeses quanto de questões relacionadas à formação e prática docente como um todo. Para concluir, demonstra-se que esse formato vem contribuindo para o diálogo entre a educação pública sem perder a especificidade demandada pela educação do campo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-01-24T10:30:46Z 2020-01-24T10:30:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MOLINA, Mônica Castagna; ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel; MARTINS, Maria de Fátima Almeida. A produção do conhecimento na licenciatura em Educação do Campo: desafios e possibilidades para o fortalecimento da educação do campo. Revista Brasileira de Educação. v. 24, e240051, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240051. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100306. Acesso em: 23 jan. 2020. https://repositorio.unb.br/handle/10482/36416 https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240051 http://orcid.org/0000-0001-9901-9526 http://orcid.org/0000-0002-4044-6723 http://orcid.org/0000-0001-9244-3404 |
identifier_str_mv |
MOLINA, Mônica Castagna; ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel; MARTINS, Maria de Fátima Almeida. A produção do conhecimento na licenciatura em Educação do Campo: desafios e possibilidades para o fortalecimento da educação do campo. Revista Brasileira de Educação. v. 24, e240051, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240051. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100306. Acesso em: 23 jan. 2020. |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/36416 https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240051 http://orcid.org/0000-0001-9901-9526 http://orcid.org/0000-0002-4044-6723 http://orcid.org/0000-0001-9244-3404 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508317337190400 |