A Educação Superior dos Camponeses : desafios no acesso e na permanência na Licenciatura em Educação do Campo da UNIFESSPA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Célia Vieira da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Molina, Mônica Castagna
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50388
https://doi.org/10.29404/rtps-v8i13.866
Resumo: reflete-se sobre a Licenciatura em Educação do Campo, vinculada ao projeto sócio-histórico de formação humana da classe trabalhadora, constituindo-se em uma política que garante o acesso à educação superior para uma ampla diversidade de sujeitos do campo. Porém, o avanço de políticas neoliberais impõe grandes desafios à sua consolidação. Orientada em pressupostos do materialismo histórico dialético, a análise teve como foco osdesafios que impactam o acesso e apermanência na Licenciatura em Educação do Campo,evidenciando-se desafios estruturais que envolvem a relação com a terra/território, sob ameaças de empreendimentos do agro-mínero-negócio; desigualdades socioeconômicas,educacionais, étnicase de gênero; dificuldades relacionadas ao trabalho, que, na sociedade capitalista,é caracterizado por elevados níveis de exploração/instabilidade; fragilidades nas políticas de apoio à permanência estudantil.
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