Condições de emergência do sindicalismo docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dal Rosso, Sadi
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Cruz, Hélvia Leite, Rêses, Erlando da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21978
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072011000200009
Resumo: O surgimento do sindicalismo docente de educação básica constitui o objeto de análise deste artigo. São estudados dois casos de formação de sindicatos: São Paulo e Rio de Janeiro. A questão subjacente consiste em entender porque o sindicalismo docente surgiu décadas após o sindicalismo operário no Brasil. Para a construção de organização sindical são necessárias condições objetivas e subjetivas de parte do grupo social em movimento. Nossa hipótese é de que condições relativas à formação da consciência dos trabalhadores assalariados, tanto quanto condições objetivas, são imprescindíveis para qualquer tipo de organização sindical, particularmente para os docentes de educação básica.
id UNB_e33834dbe27a2d49199d564357f47935
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/21978
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Condições de emergência do sindicalismo docenteConditions for the emergence of teachers' labor unionsSindicalismo docenteSindicatos - professoresO surgimento do sindicalismo docente de educação básica constitui o objeto de análise deste artigo. São estudados dois casos de formação de sindicatos: São Paulo e Rio de Janeiro. A questão subjacente consiste em entender porque o sindicalismo docente surgiu décadas após o sindicalismo operário no Brasil. Para a construção de organização sindical são necessárias condições objetivas e subjetivas de parte do grupo social em movimento. Nossa hipótese é de que condições relativas à formação da consciência dos trabalhadores assalariados, tanto quanto condições objetivas, são imprescindíveis para qualquer tipo de organização sindical, particularmente para os docentes de educação básica.This article deals with the emergence of elementary school teachers' labor unions. Two case studies are analyzed, São Paulo and Rio de Janeiro. The aim of this paper is to understand why teachers' unions were created decades after the emergence of working class unions. The creation of labor unions by the social group in question requires objective and subjective conditions. Our hypothesis is that, besides the objective conditions, rising worker's awareness is also essential for the emergence of any type of union organization, particularly teachers' labor unions.UNICAMP - Faculdade de Educação2016-12-20T11:43:23Z2016-12-20T11:43:23Z2011-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfROSSO, Sadi Dal; CRUZ, Hélvia Leite; RESES, Erlando da Silva. Condições de emergência do sindicalismo docente: Conditions for the emergence of teachers' labor unions. Pro-Posições, Campinas, v. 22, n. 2, p. 111-113, maio/ago. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072011000200009&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 25 maio 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072011000200009.http://repositorio.unb.br/handle/10482/21978http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072011000200009Pro-Posições - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License(Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072011000200009. Acesso em: 25 maio 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessDal Rosso, SadiCruz, Hélvia LeiteRêses, Erlando da Silvaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:00:35Zoai:repositorio.unb.br:10482/21978Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:00:35Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Condições de emergência do sindicalismo docente
Conditions for the emergence of teachers' labor unions
title Condições de emergência do sindicalismo docente
spellingShingle Condições de emergência do sindicalismo docente
Dal Rosso, Sadi
Sindicalismo docente
Sindicatos - professores
title_short Condições de emergência do sindicalismo docente
title_full Condições de emergência do sindicalismo docente
title_fullStr Condições de emergência do sindicalismo docente
title_full_unstemmed Condições de emergência do sindicalismo docente
title_sort Condições de emergência do sindicalismo docente
author Dal Rosso, Sadi
author_facet Dal Rosso, Sadi
Cruz, Hélvia Leite
Rêses, Erlando da Silva
author_role author
author2 Cruz, Hélvia Leite
Rêses, Erlando da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dal Rosso, Sadi
Cruz, Hélvia Leite
Rêses, Erlando da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Sindicalismo docente
Sindicatos - professores
topic Sindicalismo docente
Sindicatos - professores
description O surgimento do sindicalismo docente de educação básica constitui o objeto de análise deste artigo. São estudados dois casos de formação de sindicatos: São Paulo e Rio de Janeiro. A questão subjacente consiste em entender porque o sindicalismo docente surgiu décadas após o sindicalismo operário no Brasil. Para a construção de organização sindical são necessárias condições objetivas e subjetivas de parte do grupo social em movimento. Nossa hipótese é de que condições relativas à formação da consciência dos trabalhadores assalariados, tanto quanto condições objetivas, são imprescindíveis para qualquer tipo de organização sindical, particularmente para os docentes de educação básica.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05
2016-12-20T11:43:23Z
2016-12-20T11:43:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROSSO, Sadi Dal; CRUZ, Hélvia Leite; RESES, Erlando da Silva. Condições de emergência do sindicalismo docente: Conditions for the emergence of teachers' labor unions. Pro-Posições, Campinas, v. 22, n. 2, p. 111-113, maio/ago. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072011000200009&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 25 maio 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072011000200009.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/21978
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072011000200009
identifier_str_mv ROSSO, Sadi Dal; CRUZ, Hélvia Leite; RESES, Erlando da Silva. Condições de emergência do sindicalismo docente: Conditions for the emergence of teachers' labor unions. Pro-Posições, Campinas, v. 22, n. 2, p. 111-113, maio/ago. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072011000200009&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 25 maio 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072011000200009.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/21978
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072011000200009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICAMP - Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv UNICAMP - Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580829094543360