Condições de emergência do sindicalismo docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosso, Sadi Dal
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643265
Resumo: O surgimento do sindicalismo docente de educação básica constitui o objeto de análise deste artigo. São estudados dois casos de formação de sindicatos: São Paulo e Rio de Janeiro. A questão subjacente consiste em entender porque o sindicalismo docente surgiu décadas após o sindicalismo operário no Brasil. Para a construção de organização sindical são necessárias condições objetivas e subjetivas de parte do grupo social em movimento. Nossa hipótese é de que condições relativas à formação da consciência dos trabalhadores assalariados, tanto quanto condições objetivas, são imprescindíveis para qualquer tipo de organização sindical, particularmente para os docentes de educação básica.Abstract: This article deals with the emergence of elementary school teachers’ labor unions. Two case studies are analyzed, São Paulo and Rio de Janeiro. The aim of this paper is to understand why teachers’ unions were created decades after the emergence of working class unions. The creation of labor unions by the social group in question requires objective and subjective conditions. Our hypothesis is that, besides the objective conditions, rising worker’s awareness is also essential for the emergence of any type of union organization, particularly teachers’ labor unions.Key words: Labor unions; teachers’ labor unions. Associations. Objective conditions. Subjective conditions.
id UNICAMP-18_3d88eaadb8b25a845cc8e7559650a5d6
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643265
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Condições de emergência do sindicalismo docentesIndicalismo docente. Sindicalismo operário. Associativismo. Condições objetivas. Condições subjetivasEducaçãoO surgimento do sindicalismo docente de educação básica constitui o objeto de análise deste artigo. São estudados dois casos de formação de sindicatos: São Paulo e Rio de Janeiro. A questão subjacente consiste em entender porque o sindicalismo docente surgiu décadas após o sindicalismo operário no Brasil. Para a construção de organização sindical são necessárias condições objetivas e subjetivas de parte do grupo social em movimento. Nossa hipótese é de que condições relativas à formação da consciência dos trabalhadores assalariados, tanto quanto condições objetivas, são imprescindíveis para qualquer tipo de organização sindical, particularmente para os docentes de educação básica.Abstract: This article deals with the emergence of elementary school teachers’ labor unions. Two case studies are analyzed, São Paulo and Rio de Janeiro. The aim of this paper is to understand why teachers’ unions were created decades after the emergence of working class unions. The creation of labor unions by the social group in question requires objective and subjective conditions. Our hypothesis is that, besides the objective conditions, rising worker’s awareness is also essential for the emergence of any type of union organization, particularly teachers’ labor unions.Key words: Labor unions; teachers’ labor unions. Associations. Objective conditions. Subjective conditions.Universidade Estadual de Campinas2016-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643265Pro-Posições; Vol. 22 No. 2: maio./ago.2011[65]; 111-131Pro-Posições; Vol. 22 Núm. 2: maio./ago.2011[65]; 111-131Pro-Posições; v. 22 n. 2: maio./ago.2011[65]; 111-1311980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643265/10811Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosso, Sadi Dal2016-02-18T14:34:03Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643265Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:34:03Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Condições de emergência do sindicalismo docente
title Condições de emergência do sindicalismo docente
spellingShingle Condições de emergência do sindicalismo docente
Rosso, Sadi Dal
sIndicalismo docente. Sindicalismo operário. Associativismo. Condições objetivas. Condições subjetivas
Educação
title_short Condições de emergência do sindicalismo docente
title_full Condições de emergência do sindicalismo docente
title_fullStr Condições de emergência do sindicalismo docente
title_full_unstemmed Condições de emergência do sindicalismo docente
title_sort Condições de emergência do sindicalismo docente
author Rosso, Sadi Dal
author_facet Rosso, Sadi Dal
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosso, Sadi Dal
dc.subject.por.fl_str_mv sIndicalismo docente. Sindicalismo operário. Associativismo. Condições objetivas. Condições subjetivas
Educação
topic sIndicalismo docente. Sindicalismo operário. Associativismo. Condições objetivas. Condições subjetivas
Educação
description O surgimento do sindicalismo docente de educação básica constitui o objeto de análise deste artigo. São estudados dois casos de formação de sindicatos: São Paulo e Rio de Janeiro. A questão subjacente consiste em entender porque o sindicalismo docente surgiu décadas após o sindicalismo operário no Brasil. Para a construção de organização sindical são necessárias condições objetivas e subjetivas de parte do grupo social em movimento. Nossa hipótese é de que condições relativas à formação da consciência dos trabalhadores assalariados, tanto quanto condições objetivas, são imprescindíveis para qualquer tipo de organização sindical, particularmente para os docentes de educação básica.Abstract: This article deals with the emergence of elementary school teachers’ labor unions. Two case studies are analyzed, São Paulo and Rio de Janeiro. The aim of this paper is to understand why teachers’ unions were created decades after the emergence of working class unions. The creation of labor unions by the social group in question requires objective and subjective conditions. Our hypothesis is that, besides the objective conditions, rising worker’s awareness is also essential for the emergence of any type of union organization, particularly teachers’ labor unions.Key words: Labor unions; teachers’ labor unions. Associations. Objective conditions. Subjective conditions.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643265
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643265
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643265/10811
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 22 No. 2: maio./ago.2011[65]; 111-131
Pro-Posições; Vol. 22 Núm. 2: maio./ago.2011[65]; 111-131
Pro-Posições; v. 22 n. 2: maio./ago.2011[65]; 111-131
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217184735068160