Condições de emergência do sindicalismo docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643265 |
Resumo: | O surgimento do sindicalismo docente de educação básica constitui o objeto de análise deste artigo. São estudados dois casos de formação de sindicatos: São Paulo e Rio de Janeiro. A questão subjacente consiste em entender porque o sindicalismo docente surgiu décadas após o sindicalismo operário no Brasil. Para a construção de organização sindical são necessárias condições objetivas e subjetivas de parte do grupo social em movimento. Nossa hipótese é de que condições relativas à formação da consciência dos trabalhadores assalariados, tanto quanto condições objetivas, são imprescindíveis para qualquer tipo de organização sindical, particularmente para os docentes de educação básica.Abstract: This article deals with the emergence of elementary school teachers’ labor unions. Two case studies are analyzed, São Paulo and Rio de Janeiro. The aim of this paper is to understand why teachers’ unions were created decades after the emergence of working class unions. The creation of labor unions by the social group in question requires objective and subjective conditions. Our hypothesis is that, besides the objective conditions, rising worker’s awareness is also essential for the emergence of any type of union organization, particularly teachers’ labor unions.Key words: Labor unions; teachers’ labor unions. Associations. Objective conditions. Subjective conditions. |
id |
UNICAMP-18_3d88eaadb8b25a845cc8e7559650a5d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643265 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Condições de emergência do sindicalismo docentesIndicalismo docente. Sindicalismo operário. Associativismo. Condições objetivas. Condições subjetivasEducaçãoO surgimento do sindicalismo docente de educação básica constitui o objeto de análise deste artigo. São estudados dois casos de formação de sindicatos: São Paulo e Rio de Janeiro. A questão subjacente consiste em entender porque o sindicalismo docente surgiu décadas após o sindicalismo operário no Brasil. Para a construção de organização sindical são necessárias condições objetivas e subjetivas de parte do grupo social em movimento. Nossa hipótese é de que condições relativas à formação da consciência dos trabalhadores assalariados, tanto quanto condições objetivas, são imprescindíveis para qualquer tipo de organização sindical, particularmente para os docentes de educação básica.Abstract: This article deals with the emergence of elementary school teachers’ labor unions. Two case studies are analyzed, São Paulo and Rio de Janeiro. The aim of this paper is to understand why teachers’ unions were created decades after the emergence of working class unions. The creation of labor unions by the social group in question requires objective and subjective conditions. Our hypothesis is that, besides the objective conditions, rising worker’s awareness is also essential for the emergence of any type of union organization, particularly teachers’ labor unions.Key words: Labor unions; teachers’ labor unions. Associations. Objective conditions. Subjective conditions.Universidade Estadual de Campinas2016-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643265Pro-Posições; Vol. 22 No. 2: maio./ago.2011[65]; 111-131Pro-Posições; Vol. 22 Núm. 2: maio./ago.2011[65]; 111-131Pro-Posições; v. 22 n. 2: maio./ago.2011[65]; 111-1311980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643265/10811Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosso, Sadi Dal2016-02-18T14:34:03Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643265Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:34:03Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Condições de emergência do sindicalismo docente |
title |
Condições de emergência do sindicalismo docente |
spellingShingle |
Condições de emergência do sindicalismo docente Rosso, Sadi Dal sIndicalismo docente. Sindicalismo operário. Associativismo. Condições objetivas. Condições subjetivas Educação |
title_short |
Condições de emergência do sindicalismo docente |
title_full |
Condições de emergência do sindicalismo docente |
title_fullStr |
Condições de emergência do sindicalismo docente |
title_full_unstemmed |
Condições de emergência do sindicalismo docente |
title_sort |
Condições de emergência do sindicalismo docente |
author |
Rosso, Sadi Dal |
author_facet |
Rosso, Sadi Dal |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosso, Sadi Dal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
sIndicalismo docente. Sindicalismo operário. Associativismo. Condições objetivas. Condições subjetivas Educação |
topic |
sIndicalismo docente. Sindicalismo operário. Associativismo. Condições objetivas. Condições subjetivas Educação |
description |
O surgimento do sindicalismo docente de educação básica constitui o objeto de análise deste artigo. São estudados dois casos de formação de sindicatos: São Paulo e Rio de Janeiro. A questão subjacente consiste em entender porque o sindicalismo docente surgiu décadas após o sindicalismo operário no Brasil. Para a construção de organização sindical são necessárias condições objetivas e subjetivas de parte do grupo social em movimento. Nossa hipótese é de que condições relativas à formação da consciência dos trabalhadores assalariados, tanto quanto condições objetivas, são imprescindíveis para qualquer tipo de organização sindical, particularmente para os docentes de educação básica.Abstract: This article deals with the emergence of elementary school teachers’ labor unions. Two case studies are analyzed, São Paulo and Rio de Janeiro. The aim of this paper is to understand why teachers’ unions were created decades after the emergence of working class unions. The creation of labor unions by the social group in question requires objective and subjective conditions. Our hypothesis is that, besides the objective conditions, rising worker’s awareness is also essential for the emergence of any type of union organization, particularly teachers’ labor unions.Key words: Labor unions; teachers’ labor unions. Associations. Objective conditions. Subjective conditions. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643265 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643265 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643265/10811 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 22 No. 2: maio./ago.2011[65]; 111-131 Pro-Posições; Vol. 22 Núm. 2: maio./ago.2011[65]; 111-131 Pro-Posições; v. 22 n. 2: maio./ago.2011[65]; 111-131 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217184735068160 |