Formação profissional e qualidade de vida no trabalho : a percepção do egresso do IFSul-rio-grandense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedroso, Mack Léo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/10057
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2011.
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spelling Formação profissional e qualidade de vida no trabalho : a percepção do egresso do IFSul-rio-grandenseEnsino profissionalFormação profissionalQualidade de vida no trabalhoSaúde e trabalhoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2011.Este estudo tem por objetivo verificar a percepção de alunos egressos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial do IFSul-rio-grandense sobre saúde e qualidade de vida no trabalho como forma de analisar a repercussão da abordagem destes conhecimentos na formação dos profissionais. O referencial teórico aborda o tema qualidade de vida no trabalho para discutir a relação cultural que o homem estabelece com o trabalho diante das exigências de maior produtividade organizacional, com base nas suas expectativas de satisfação no trabalho. A fundamentação teórica estabelece também uma relação entre a formação profissional, as necessidades atuais do mercado de trabalho e a proposta curricular ofertada na formação profissional do IFSul-rio-grandense/ Campus Sapucaia do Sul em relação à saúde e à qualidade de vida do trabalhador. O estudo utiliza o método misto de pesquisa através de procedimentos estatísticos e da técnica de análise do conteúdo de quatorze (14) questionários aplicados a egressos do curso formados no período de 2006 a 2009, trabalhadores em empresas da Região Metropolitana de Porto Alegre-RS. A partir dos dados coletados, são configuradas as categorias de análise: caracterização dos egressos, caracterização das empresas que os egressos atuam; perçepção do egresso sobre saúde e qualidade de vida no trabalho diante da realidade profissional; dificuldades, facilidades e responsabilidades relativas à gestão da saúde e qualidade de vida no trabalho; contribuição da formação profissional para a saúde e qualidade de vida do trabalhador; entendimento/conhecimento sobre saúde e qualidade de vida no trabalho. Os dados da pesquisa permitem configurar conceitos de saúde e de qualidade de vida no trabalho a partir da compreensão destes termos pelos próprios trabalhadores; possibilitam registrar a percepção positiva dos egressos quanto à formação profissonal e a abordagem destes assuntos. As considerações finais apontam, desta forma, a importância que os egressos atribuem a conhecimento referente aos temas saúde e qualidade de vida como instrumentos para a melhoria das condições de trabalho e de convivência no espaço profissional; evidenciam a influência destes conhecimentos na adoção de atitudes e comportamentos para a qualidade de vida e para o desempenho profissional; destacam a relevância da construção de conhecimentos dessa natureza no ambiente de trabalho e na formação profissional; recomendando, portanto, pesquisas complementares ao tema. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study aims at verifying the perception of students graduated from the Technology Course in Industrial Production Management at IFSul-rio-grandense on work environment health and quality of living as ways of analyzing the repercussion of contemplating such knowledge in professional education. The theoretical framework approaches the theme quality of working life to discuss the cultural relation that people establish with work considering the demand of a larger organizational productivity, relying on their expectation of satisfaction at work. It establishes a relation between professional education, current needs of the work market and the curriculum proposal offered by professional education at IFSul-rio-grandense, campi Sapucaia do Sul in relation to health and quality of life at work. The study uses the mixed method of research of statistical procedures and of content analysis applied to fourteen (14) questionnaires answered by students graduated in the period between 2006 and 2009, which are workers from companies located in the Metropolitan Region of Porto Alegre - RS. The data collected draws the categories of analysis: characterization of the graduated students, characterization of the companies where the students work; student perception about health and quality of life at work in face of the professional reality; difficulties, facilities and responsibility related to health and quality of life management at work; contribution of the professional education to health and quality of life at work; understanding / knowledge about health and quality of life at work. The analysis of the data makes it possible to set concepts of health and quality of life at work from the understanding of such terms by the students/workers themselves; they make it possible to register the positive perception of the graduated students in relation to professional education and the approach of such knowledge. Final considerations point at the importance that the students assign to knowledge on health and life quality as instruments to improve the conditions of work and sociability in the professional space. They demonstrate the influence of this knowledge in the adoption of attitudes and behavior for life quality and for professional performance at work. The final remarks show the significance of this kind of information for the professional education, suggesting, therefore, further research on the topic.Carvalho, Olgamir Francisco dePedroso, Mack Léo2012-03-07T12:46:56Z2012-03-07T12:46:56Z2012-03-072011-08-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEDROSO, Mack Léo. Formação profissional e qualidade de vida no trabalho: a percepção do egresso do IFSul-rio-grandense. 2011. 145 f., Dissertação(Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/10057info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-13T13:21:59Zoai:repositorio.unb.br:10482/10057Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-13T13:21:59Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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