Uma poética entre o cinema e o teatro : reflexões sobre a presença e a atuação cênica na obra de John Cassavetes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fischer, Rodrigo Desider
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/18791
http://dx.doi.org/10.26512/2015.03.T.18791
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2015.
id UNB_e360952ae4c5b3fbce55721d74893133
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/18791
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Fischer, Rodrigo DesiderMatsumoto, Roberta Kumasaka2015-11-25T19:58:21Z2015-11-25T19:58:21Z2015-11-252015-03-27FISCHER, Rodrigo Desider. Uma poética entre o cinema e o teatro: reflexões sobre a presença e a atuação cênica na obra de John Cassavetes. 2015. 212 f., il. Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/18791http://dx.doi.org/10.26512/2015.03.T.18791Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2015.O presente estudo tem como objetivo refletir sobre conceitos, procedimentos e produções estéticas cinematográficas no que se refere, sobretudo, à sua contribuição para o trabalho do ator no teatro. Para tal, o foco residiu na investigação da obra do diretor norte-americano John Cassavetes. Por meio do seu trabalho, observou-se que, nessa forma de fazer cinema, quando a prioridade na composição de planos se concentra no instante, o afeto é trabalhado a partir da presença e da materialidade do corpo do ator sem a necessidade de determinação de suas possíveis representações, potencializando, assim, a atuação. Essa é a ponte de encontro entre o cinema moderno e o teatro performativo. Nessa perspectiva, o ponto de partida proposto foi a compreensão de características do cinema por meio de sua apropriação em três experimentos cênicos, delimitando os pressupostos da tese pela ótica do filósofo Gilles Deleuze. Em seguida, apontam-se os procedimentos estabelecidos pelo cineasta John Cassavetes com seus atores a fim de identificar quaisquer singularidade em seu trabalho que se aproximem do teatro. As obras adotadas para a realização desta análise foram os filmes Opening night, que aborda o teatro como metalinguagem, e Love streams, fruto da trilogia teatral Three plays of Love and hate. Considerando que, no cinema de Cassavetes, o corpo do ator pode ser compreendido como fotogenia, discutiu-se a correlação entre corpo, gestus e instante para a produção de afeto. Por último, este estudo visou refletir também sobre os processos constantes do trabalho do ator mediante a interface entre o cinema e o teatro performativo, com a criação e apresentação de um espetáculo em que há a apropriação da presença do corpo, dos objetos e das imagens como potência afetiva, realizando-se dessa forma uma reflexão a respeito dessa experiência.This study aims a discussion about concepts, procedures and cinematic aesthetic works regarding in particular its contribution to the actor's performance in the theatrical context. To this end, the focus lay in researching the work of American director John Cassavetes. Through his productions in movies and theater, it was observed that, in this way of filmmaking, when the priority in the scene’s composition resides in the moment, the affect is crafted with both the presence and the materiality of the actor's body without appointing possible representations, thus increasing the performance. This is the bridge established between the film and the prospects of the performative theater. Under this perspective, a starting point to this study was the consideration of the movie’s features through its appropriation in three scenic experiments, outlining the assumptions of this thesis with the point of view of philosopher Gilles Deleuze. From that, there was the analysis of procedures established by filmmaker John Cassavetes with his actors to identify any singularities of his work that presented a relation to his theatrical processes. The works considered for the purpose of proceeding to this analysis were the movie Opening night, which deals with the theater as a meta-language, and Love streams, a result of the theatrical trilogy Three plays of Love and hate. With the idea that in the Cassavetes films the actor's body can be understood as photogenic, it was proposed a discussion about the correlation between body, gestus and the instant in order to produce affect. Finally, this study also aimed to think about the constant processes in the actor's work through the encounter between the cinema and the performative theater, by creating and presenting a work in which there is the bodily presence of the appropriation of objects and images in an affective capacity, performing this way a study about the experience.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessUma poética entre o cinema e o teatro : reflexões sobre a presença e a atuação cênica na obra de John CassavetesA poetic aproach between cinema and theater : reflections about the presence and the scenic performance in the work of John Cassavetesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisCassavetes, John, 1929-1989Performance (Arte)Afeto (Psicologia)CinemaTeatroporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2015_RodrigoDesiderFischer.pdf2015_RodrigoDesiderFischer.pdfapplication/pdf18833120http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/18791/1/2015_RodrigoDesiderFischer.pdf69808f8f45661951456a937ee96f92d6MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain777http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/18791/2/license.txted88b2683340ca2ed0fa7aca24336e0fMD52open access10482/187912023-07-10 09:52:10.517open accessoai:repositorio2.unb.br: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 Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-07-10T12:52:10Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Uma poética entre o cinema e o teatro : reflexões sobre a presença e a atuação cênica na obra de John Cassavetes
dc.title.alternative.en.fl_str_mv A poetic aproach between cinema and theater : reflections about the presence and the scenic performance in the work of John Cassavetes
title Uma poética entre o cinema e o teatro : reflexões sobre a presença e a atuação cênica na obra de John Cassavetes
spellingShingle Uma poética entre o cinema e o teatro : reflexões sobre a presença e a atuação cênica na obra de John Cassavetes
Fischer, Rodrigo Desider
Cassavetes, John, 1929-1989
Performance (Arte)
Afeto (Psicologia)
Cinema
Teatro
title_short Uma poética entre o cinema e o teatro : reflexões sobre a presença e a atuação cênica na obra de John Cassavetes
title_full Uma poética entre o cinema e o teatro : reflexões sobre a presença e a atuação cênica na obra de John Cassavetes
title_fullStr Uma poética entre o cinema e o teatro : reflexões sobre a presença e a atuação cênica na obra de John Cassavetes
title_full_unstemmed Uma poética entre o cinema e o teatro : reflexões sobre a presença e a atuação cênica na obra de John Cassavetes
title_sort Uma poética entre o cinema e o teatro : reflexões sobre a presença e a atuação cênica na obra de John Cassavetes
author Fischer, Rodrigo Desider
author_facet Fischer, Rodrigo Desider
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fischer, Rodrigo Desider
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Matsumoto, Roberta Kumasaka
contributor_str_mv Matsumoto, Roberta Kumasaka
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Cassavetes, John, 1929-1989
Performance (Arte)
Afeto (Psicologia)
Cinema
Teatro
topic Cassavetes, John, 1929-1989
Performance (Arte)
Afeto (Psicologia)
Cinema
Teatro
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2015.
publishDate 2015
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2015-03-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-11-25T19:58:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-11-25T19:58:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-11-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FISCHER, Rodrigo Desider. Uma poética entre o cinema e o teatro: reflexões sobre a presença e a atuação cênica na obra de John Cassavetes. 2015. 212 f., il. Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/18791
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.26512/2015.03.T.18791
identifier_str_mv FISCHER, Rodrigo Desider. Uma poética entre o cinema e o teatro: reflexões sobre a presença e a atuação cênica na obra de John Cassavetes. 2015. 212 f., il. Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/18791
http://dx.doi.org/10.26512/2015.03.T.18791
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/18791/1/2015_RodrigoDesiderFischer.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/18791/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 69808f8f45661951456a937ee96f92d6
ed88b2683340ca2ed0fa7aca24336e0f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801864010984849408