Arte hackeamento : diferença, dissenso e reprogramabilidade tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hora, Daniel de Souza Neves
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6598
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Arte, Departamento de Artes Visuais, 2010.
id UNB_e402c867bd46b15fa970a176b2217cb4
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/6598
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Arte hackeamento : diferença, dissenso e reprogramabilidade tecnológicaArte e tecnologiaForma (Estética)Arte contemporâneaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Arte, Departamento de Artes Visuais, 2010.Esta dissertação propõe um conjunto de elementos teóricos para a análise crítica das confluências entre a arte contemporânea, a política, e o desenvolvimento e apropriação colaborativa das tecnologias. O estudo do tema parte da revisão de algumas das abordagens antecedentes efetuadas, sobretudo, no campo da produção artística, da estética e da comunicação. Além disso, a pesquisa inclui a realização de dois estudos de caso localizados no contexto brasileiro: a Rede MetaReciclagem e o artista Milton Marques. Os resultados apresentados se desdobram em torno da ideia de hackeamento, adotada como definição de toda prática de produção da diferença e da dissidência na tecnologia e pela tecnologia. Seguindo essa perspectiva, os valores estéticos e éticos são conjugados na argumentação sobre o estabelecimento da condição de reprogramabilidade tecnológica da arte, decorrente de suas propostas conceituais, da hibridação das mídias e das facilidades de recombinação e transcodificação amparadas pela linguagem digital. Essa hipertextualidade é tomada como processo contínuo de subjetivação heterogenética, influenciado pelas possibilidades de participação, divergência e convergência na (re)elaboração tanto dos conteúdos artísticos, quanto das regras de operatividade de seus meios de registro, acesso e processamento. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis monograph considers a set of theoretical elements dedicated to the critical analysis of the confluences between contemporary art, politics and the collaborative development and appropriation of technologies. The subject treatment derives from the revision of some of its previous approaches achieved, mainly in the field of artistic production, aesthetics and communication studies. Moreover, the research includes two case studies that have been identified in Brazil: the MetaReciclagem net and the artist Milton Marques. Results presented unfold around hacking concept, adopted as a definition of any act of difference and dissidence production in technology and through technology. Following this perspective, aesthetic and ethical values are conjugated in the argumentation on the institution of art technological reprogrammability condition, brought about by its conceptual proposals, media hybridism and the usability of tools for recombination and transcoding supported by digital language. This hypertextuality is taken as a continuous process of heterogenetic subjectivation, arranged according to the conditions of participation, divergence and convergence in artistic contents (re)elaboration, as well as in operativity rules transformation of its register, access and processing procedures.Burgos, Maria de Fátima BorgesHora, Daniel de Souza Neves2011-01-25T23:32:23Z2011-01-25T23:32:23Z2011-01-252010-03-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfHORA, Daniel de Souza Neves. Arte hackeamento: diferença, dissenso e reprogramabilidade tecnológica. 2010. 150 f. Dissertação (Mestrado em Artes)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6598info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T18:37:44Zoai:repositorio.unb.br:10482/6598Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T18:37:44Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Arte hackeamento : diferença, dissenso e reprogramabilidade tecnológica
title Arte hackeamento : diferença, dissenso e reprogramabilidade tecnológica
spellingShingle Arte hackeamento : diferença, dissenso e reprogramabilidade tecnológica
Hora, Daniel de Souza Neves
Arte e tecnologia
Forma (Estética)
Arte contemporânea
title_short Arte hackeamento : diferença, dissenso e reprogramabilidade tecnológica
title_full Arte hackeamento : diferença, dissenso e reprogramabilidade tecnológica
title_fullStr Arte hackeamento : diferença, dissenso e reprogramabilidade tecnológica
title_full_unstemmed Arte hackeamento : diferença, dissenso e reprogramabilidade tecnológica
title_sort Arte hackeamento : diferença, dissenso e reprogramabilidade tecnológica
author Hora, Daniel de Souza Neves
author_facet Hora, Daniel de Souza Neves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Burgos, Maria de Fátima Borges
dc.contributor.author.fl_str_mv Hora, Daniel de Souza Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Arte e tecnologia
Forma (Estética)
Arte contemporânea
topic Arte e tecnologia
Forma (Estética)
Arte contemporânea
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Arte, Departamento de Artes Visuais, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-24
2011-01-25T23:32:23Z
2011-01-25T23:32:23Z
2011-01-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv HORA, Daniel de Souza Neves. Arte hackeamento: diferença, dissenso e reprogramabilidade tecnológica. 2010. 150 f. Dissertação (Mestrado em Artes)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6598
identifier_str_mv HORA, Daniel de Souza Neves. Arte hackeamento: diferença, dissenso e reprogramabilidade tecnológica. 2010. 150 f. Dissertação (Mestrado em Artes)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/6598
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508177761239040