Mediação Pedagógica online : análise das funções do tutor na Universidade Aberta do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaro, Rosana
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/10506
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação. 2012.
id UNB_e51bc691e9effeb28bcc2f3659ee0c72
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/10506
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Mediação Pedagógica online : análise das funções do tutor na Universidade Aberta do BrasilPedagogical Mediation online : analysis of the functions of the tutor at Open University of BrazilEnsino a distância - ensino superiorEducação física - educaçãoUniversidade abertaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação. 2012.Este estudo investiga a mediação pedagógica online com foco na análise das funções do tutor na Universidade Aberta do Brasil – UAB. A pesquisa, de cunho qualitativo, apresenta como objetivo geral investigar a mediação pedagógica no contexto do ambiente virtual de aprendizagem, a partir das funções pedagógicas do tutor no Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância do Sistema Universidade Aberta do Brasil na Universidade de Brasília – UAB/UnB. Delineamos como objetivos específicos, relacionar a mediação pedagógica às quatro funções do tutor e identificar estratégias que potencializam a mediação pedagógica. A problemática da pesquisa se construiu com o questionamento: Como a mediação pedagógica se realiza no ambiente virtual de aprendizagem segundo as funções do professor online: pedagógica, gerencial, social e técnica? Ainda, outras questões foram apresentadas: Quais funções representam a parte mais ativa e a menos ativa da mediação? Quais os desdobramentos da mediação pedagógica dos atores que atuam no ambiente virtual de aprendizagem? Quais das funções (fatores/aspectos) podem potencializar a mediação pedagógica de professores/tutores? Os sujeitos da pesquisa foram tutores a distância e a coleta dos dados empíricos foi realizada no ambiente virtual de aprendizagem em três disciplinas de distintos núcleos de conhecimento do Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância. Por meio da análise de conteúdo de Bardin (2010), foram realizadas as análises, considerando as inferências extraídas dos fóruns. O software Nvivo foi utilizado para a organização dos dados qualitativos e como suporte para análise de conteúdo dos fóruns. Os estudos de Gutierrez e Prieto (1994), Moran, Masseto & Behrens (2009), Prado e Martins (2002), Belloni (2008), Toschi (2010), Bruno (2002), Teles (2009), entre outros, contribuíram para a construção do referencial teórico, ampliando a compreensão sobre a mediação pedagógica no AVA e as funções do tutor. O estudo buscou contribuir com os processos de mediação pedagógica no ambiente virtual de aprendizagem e clarificar como os tutores a distância exercem as quatro funções do professor online. Visou, ainda, contribuir com novos conhecimentos na modalidade a distância e com o desenvolvimento das ações dos tutores a distância do curso de Licenciatura em Educação Física a distância – UAB/UnB, levando a compreender a importância das ações da tutoria a distância nos aspectos da mediação pedagógica em ambientes online, processos de interação e comunicação e, processo de ensino-aprendizagem. O estudo demonstrou que as funções pedagógica e gerencial representaram a parte mais ativa e a menos ativa representada pelas funções social e tecnológica. Percebeu-se que nas disciplinas 1 e 2 foram realizados mais códigos pedagógicos, e, na disciplina 3, os códigos gerenciais. Observou-se, também, que a função pedagógica apareceu com destaque entre as funções desempenhadas. Constatou-se que os tutores realizaram intervenções na perspectiva das quatro funções e empreenderam esforços em várias ações e atividades. As funções pedagógica e gerencial potencializaram a mediação pedagógica em cursos online, enquanto as funções de suporte social e de suporte técnico corroboraram as duas primeiras. Concluiu-se que o tutor a distância não pode atuar de maneira isolada e somente com base em suas experiências. As quatro funções apresentadas são essencialmente importantes ao tutor, para que ele possa desenvolver suas atividades com competência e delas se apropriar para exercer, com qualidade, a sua prática educativa. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study investigates the mediation with a focus on online analysis of the functions of the tutor at the Open University of Brazil – UAB. The research, a qualitative, has aimed at investigating the mediation in the context of the virtual learning environment, from the pedagogical functions of the tutor in Honours Degree of Physical Education Distance from the Open University of Brazil at the University of Brasilia – UAB/UNB. We outline specific objectives, the mediation relate to the four functions of the tutor and identify strategies that enhance the mediation. The research problem was constructed with the question: As the mediation takes place in the virtual learning environment according to the duties of the teacher online: pedagogical, managerial, social and technical? Still, other issues were presented: Which of these functions represent the most active and less active mediation? What are the consequences of pedagogical mediation of actors involved in the virtual learning environment? Which of the functions (factors / aspects) may potentiate the mediation of teachers / tutors? The study subjects were distance tutors and collection of data was done in a virtual learning environment in three different disciplines of knowledge of the core Honours Degree of Physical Education at Distance. Through content analysis of Bardin, analyzes were carried out considering the inferences drawn from the forums. Nvivo software was used for the organization of qualitative data as support for analysis and content of the forums. The studies of Gutierrez and Prieto (1994), Moran, Masseto & Behrens (2009), and Martin Prado (2002), Belloni (2008), Toschi (2010), Bruno (2002), Teles (2009), among others, contributed for the construction of the theoretical broadening the understanding of the mediation in the AVA and the role of tutor. The study sought to contribute to the processes of mediation in virtual learning environment and to clarify how the distance tutors carry out four functions of the online teacher. It also aimed to contribute with new knowledge in the distance, and the development of the actions of the tutors the distance from the Honours Degree in Physical Education from a distance - UAB/UNB, leading to understand the importance of actions in the distance mentoring aspects of mediation teaching in online environments, processes of interaction and communication, and teaching-learning process. The study showed that the pedagogical and managerial functions represented the most active and less active functions represented by social and technological. It was noticed that the subjects 1 and 2 were performed more codes pedagogical, managerial and 3 codes. There was also the pedagogical function features prominently among the tasks. It was found that tutors made interventions in terms of the four functions and efforts undertaken in various actions and activities. The pedagogical and managerial functions enhance the mediation in online courses, while the functions of social support and technical support corroborate the first two. It is concluded that the distance tutor can not act in isolation and only based on their experiences. The four functions presented are vitally important to the tutor, so that it can develop its activities with competence and appropriating them to exercise their quality educational practice.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoTeles, Lúcio FrançaAmaro, Rosana2012-05-22T12:06:10Z2012-05-22T12:06:10Z2012-05-222012-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAMARO, Rosana. Mediação Pedagógica online: análise das funções do tutor na Universidade Aberta do Brasil. 2012. xvii, 85 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/10506info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T19:13:38Zoai:repositorio.unb.br:10482/10506Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T19:13:38Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Mediação Pedagógica online : análise das funções do tutor na Universidade Aberta do Brasil
Pedagogical Mediation online : analysis of the functions of the tutor at Open University of Brazil
title Mediação Pedagógica online : análise das funções do tutor na Universidade Aberta do Brasil
spellingShingle Mediação Pedagógica online : análise das funções do tutor na Universidade Aberta do Brasil
Amaro, Rosana
Ensino a distância - ensino superior
Educação física - educação
Universidade aberta
title_short Mediação Pedagógica online : análise das funções do tutor na Universidade Aberta do Brasil
title_full Mediação Pedagógica online : análise das funções do tutor na Universidade Aberta do Brasil
title_fullStr Mediação Pedagógica online : análise das funções do tutor na Universidade Aberta do Brasil
title_full_unstemmed Mediação Pedagógica online : análise das funções do tutor na Universidade Aberta do Brasil
title_sort Mediação Pedagógica online : análise das funções do tutor na Universidade Aberta do Brasil
author Amaro, Rosana
author_facet Amaro, Rosana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teles, Lúcio França
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaro, Rosana
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância - ensino superior
Educação física - educação
Universidade aberta
topic Ensino a distância - ensino superior
Educação física - educação
Universidade aberta
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação. 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-22T12:06:10Z
2012-05-22T12:06:10Z
2012-05-22
2012-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AMARO, Rosana. Mediação Pedagógica online: análise das funções do tutor na Universidade Aberta do Brasil. 2012. xvii, 85 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/10506
identifier_str_mv AMARO, Rosana. Mediação Pedagógica online: análise das funções do tutor na Universidade Aberta do Brasil. 2012. xvii, 85 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/10506
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508244199014400