O ensino de óptica geométrica apoiado por mobile games

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franz, Gustavo Bordignon
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/37561
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2019.
id UNB_e52153ff19fb9801164ba93e98a7b061
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/37561
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O ensino de óptica geométrica apoiado por mobile gamesGeometrical optics teaching supported by mobile gamesAprendizagem significativaEnsino de FísicaÓptica geométricaGamesJogos educativosFísica - estudo e ensinoFísica - estudo e ensinoJogos digitaisDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2019.Este trabalho investigou fundamentos teóricos e estratégias de qualificação do ensino de óptica geométrica no Ensino Médio, com o suporte de um mobile game sem finalidades educacionais originárias. Para isso, apoiou-se na construção, aplicação e avaliação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), visando à aprendizagem significativa (MOREIRA, 2011; AUSUBEL, 1968). Um produto educacional foi elaborado no formato de sequência didática, prevendo-se cinco encontros; em quatro deles, ocorreram avaliações de conhecimentos prévios (subsunçores), para determinar a estrutura cognitiva dos estudantes, além de outras atividades que serviram como indicadores para observar indícios de aprendizagem significativa dos fenômenos ópticos. O mobile game Glass, disponível na plataforma android, foi utilizado para a construção da UEPS. O produto educacional foi aplicado no segundo semestre de 2018 em uma escola particular de uma Região Administrativa do Distrito Federal. Com base nos resultados obtidos na aplicação, pode-se inferir que mais de 85% dos estudantes que participaram de todos os encontros demonstraram indícios de aprendizagem significativa a partir das estratégias propostas. Além disso, foi observado que os encontros, individualmente, foram planejados de forma a proporcionar situações com problemáticas em níveis crescentes de complexidade, nas quais os estudantes puderam qualificadamente externalizar suas concepções acerca da óptica geométrica e de seus fenômenos.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).This present work investigated the theoretical bases and strategies of qualification of geometric optics teaching in High School, with the support of a mobile game with no educational purposes. For this, it was based on the construction, application and evaluation of a Potentially Meaningful Teaching Units (PMTU), aiming at meaningful learning (MOREIRA, 2011; AUSUBEL, 1968). An educational product was prepared in a teaching unit format, with five meetings planned; in four of them, previous knowledge assessments (subsumers), to determine the students' cognitive structure, as well as other activities that served as indicators to observe signs of significant learning of the optical phenomena occurred. The mobile game Glass, available on the android platform, was used to build the PMTU. The educational product was applied in the second semester of 2018 in a private school of an Administrative Region of the Federal District. Based on the results obtained in the application, it can be inferred that more than 85% of the students who participated in all the meetings showed signs of meaningful learning from the proposed strategies. In addition, it was observed that the individual meetings were designed to provide problematic situations at increasing levels of complexity, in which students could qualifiedly outsource their conceptions of geometric optics and its phenomena.Ferreira, MarcelloFranz, Gustavo Bordignon2020-04-20T18:25:45Z2020-04-20T18:25:45Z2020-04-202019-06-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfFRANZ, Gustavo Bordignon. O ensino de óptica geométrica apoiado por mobile games. 2019. x, 107 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/37561A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T20:03:13Zoai:repositorio.unb.br:10482/37561Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T20:03:13Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de óptica geométrica apoiado por mobile games
Geometrical optics teaching supported by mobile games
title O ensino de óptica geométrica apoiado por mobile games
spellingShingle O ensino de óptica geométrica apoiado por mobile games
Franz, Gustavo Bordignon
Aprendizagem significativa
Ensino de Física
Óptica geométrica
Games
Jogos educativos
Física - estudo e ensino
Física - estudo e ensino
Jogos digitais
title_short O ensino de óptica geométrica apoiado por mobile games
title_full O ensino de óptica geométrica apoiado por mobile games
title_fullStr O ensino de óptica geométrica apoiado por mobile games
title_full_unstemmed O ensino de óptica geométrica apoiado por mobile games
title_sort O ensino de óptica geométrica apoiado por mobile games
author Franz, Gustavo Bordignon
author_facet Franz, Gustavo Bordignon
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Marcello
dc.contributor.author.fl_str_mv Franz, Gustavo Bordignon
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem significativa
Ensino de Física
Óptica geométrica
Games
Jogos educativos
Física - estudo e ensino
Física - estudo e ensino
Jogos digitais
topic Aprendizagem significativa
Ensino de Física
Óptica geométrica
Games
Jogos educativos
Física - estudo e ensino
Física - estudo e ensino
Jogos digitais
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-19
2020-04-20T18:25:45Z
2020-04-20T18:25:45Z
2020-04-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FRANZ, Gustavo Bordignon. O ensino de óptica geométrica apoiado por mobile games. 2019. x, 107 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/37561
identifier_str_mv FRANZ, Gustavo Bordignon. O ensino de óptica geométrica apoiado por mobile games. 2019. x, 107 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/37561
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580862955159552