A visão dos docentes dos cursos de graduação em licenciatura brasileiros sobre os Repositórios de Objetos de Aprendizagem (ROA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Maria da Conceição Lima
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16828
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, 2014.
id UNB_e52c58eec130509c52357845fc205a27
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/16828
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A visão dos docentes dos cursos de graduação em licenciatura brasileiros sobre os Repositórios de Objetos de Aprendizagem (ROA)Repositório digitalProfessoresObjetos de aprendizagemTecnologia da informaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, 2014.Busca conhecer a visão dos docentes dos cursos de graduação em licenciatura brasileiros sobre os Repositórios de Objetos de Aprendizagem (ROA), caracterizando os aspectos que favorecem seu uso no desenvolvimento das atividades de ensino-aprendizagem. Para isso, esta pesquisa discorre em sua revisão de literatura sobre: os Repositórios de Objetos de Aprendizagem (ROA), tanto no contexto da Ciência da Informação como no contexto educacional; e sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no âmbito da Educação, contextualizando sua importância no âmbito da educação superior no Brasil. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória qualitativa, tendo como método de levantamento dos dados o uso de questionário e entrevistas em profundidade semiestruturadas. Dentre os resultados obtidos estão a identificação e caracterização dos ROA e dos docentes dos cursos de graduação em licenciatura brasileiros. Além disso, examinou a receptividade dos docentes aos ROA, identificando as razões pelas quais esses docentes utilizam ou não esses ambientes. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTIt seeks to understand the vision of Brazilian teachers of undergraduate degree on Learning Object Repositories (LOR), characterizing aspects that favor its use in the development of teaching-learning activities. To this end, this research discusses in its review of literature about: the Learning Object Repositories (LOR), both in the context of Information Science and the educational context; and on Information and Communication Technologies (ICT) in the scope of Education, contextualizing its importance in the scope of higher education in Brazil. The methodology used was a qualitative exploratory research, using as the method of collection of data questionnaires and interviews in semi-structured depth. Among the results are the identification and characterization of LOR used in Brazil and of Brazilian teachers of undergraduate degree. In addition, it examined the responsiveness of teachers to LOR, identifying the reasons why these teachers use or not these environments.Faculdade de Ciência da Informação (FCI)Programa de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoDuque, Cláudio GottschalgAfonso, Maria da Conceição Lima2014-11-11T13:41:43Z2014-11-11T13:41:43Z2014-11-112014-04-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAFONSO, Maria da Conceição Lima. A visão dos docentes dos cursos de graduação em licenciatura brasileiros sobre os Repositórios de Objetos de Aprendizagem (ROA). 2014. 113 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/16828A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-27T12:27:19Zoai:repositorio.unb.br:10482/16828Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-27T12:27:19Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A visão dos docentes dos cursos de graduação em licenciatura brasileiros sobre os Repositórios de Objetos de Aprendizagem (ROA)
title A visão dos docentes dos cursos de graduação em licenciatura brasileiros sobre os Repositórios de Objetos de Aprendizagem (ROA)
spellingShingle A visão dos docentes dos cursos de graduação em licenciatura brasileiros sobre os Repositórios de Objetos de Aprendizagem (ROA)
Afonso, Maria da Conceição Lima
Repositório digital
Professores
Objetos de aprendizagem
Tecnologia da informação
title_short A visão dos docentes dos cursos de graduação em licenciatura brasileiros sobre os Repositórios de Objetos de Aprendizagem (ROA)
title_full A visão dos docentes dos cursos de graduação em licenciatura brasileiros sobre os Repositórios de Objetos de Aprendizagem (ROA)
title_fullStr A visão dos docentes dos cursos de graduação em licenciatura brasileiros sobre os Repositórios de Objetos de Aprendizagem (ROA)
title_full_unstemmed A visão dos docentes dos cursos de graduação em licenciatura brasileiros sobre os Repositórios de Objetos de Aprendizagem (ROA)
title_sort A visão dos docentes dos cursos de graduação em licenciatura brasileiros sobre os Repositórios de Objetos de Aprendizagem (ROA)
author Afonso, Maria da Conceição Lima
author_facet Afonso, Maria da Conceição Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duque, Cláudio Gottschalg
dc.contributor.author.fl_str_mv Afonso, Maria da Conceição Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Repositório digital
Professores
Objetos de aprendizagem
Tecnologia da informação
topic Repositório digital
Professores
Objetos de aprendizagem
Tecnologia da informação
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-11T13:41:43Z
2014-11-11T13:41:43Z
2014-11-11
2014-04-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AFONSO, Maria da Conceição Lima. A visão dos docentes dos cursos de graduação em licenciatura brasileiros sobre os Repositórios de Objetos de Aprendizagem (ROA). 2014. 113 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/16828
identifier_str_mv AFONSO, Maria da Conceição Lima. A visão dos docentes dos cursos de graduação em licenciatura brasileiros sobre os Repositórios de Objetos de Aprendizagem (ROA). 2014. 113 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/16828
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508305306877952