Cultivando a pedagogia dos encontros : experiências educativas da Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA) em Brasília-DF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dorneles, Ana Braga
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40639
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020.
id UNB_e59eabe91b01b320ec601f2680cc3a47
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/40639
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Cultivando a pedagogia dos encontros : experiências educativas da Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA) em Brasília-DFPedagogia do encontroComunidade que Sustenta a Agricultura (CSA)Economia solidáriaProcessos educativosDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020.As Comunidades que Sustentam a Agricultura (CSA) surgem no mundo como movimento que busca reaproximar agricultoras(os) e coagricultoras(os) a partir de uma economia solidária. Certa de que o movimento aponta caminhos não somente rumo a alternativas, à dimensão econômica ou ambiental, a pesquisa analisou a CSA como comunidade de aprendizagem a partir de duas experiências brasilienses e do Grupo de Gestão da Rede CSA Brasília. A caminhada metodológica contou com meu engajamento como coagricultora- pesquisadora, quando pude acompanhar e participar das experiências. Os encontros com agricultoras(es) e coagricultoras(es) emergiram como metodologia, abrindo caminhos para esta pesquisa-plantio. Para tanto, as categorias teóricas acionadas neste trabalho foram “Cultureza”, “Comunidade” e “(Re)pensando economias”, construídas desde perspectivas decoloniais, sobre as quais busquei reflexionar sobre o dualismo entre cultura e natureza, ontologias modernas e comunitárias, bem como refletir sobre a construção dos sistemas econômicos/culturais e suas implicações pedagógicas. Durante a pesquisa, foi ficando evidente a centralidade que o Encontro ocupa como dimensão pedagógica dentro da experiência da CSA, principalmente aqueles que ocorrem do Encontro com/entre: Agricultor, Comunidade, Alimento e Rede. Esses Encontros deram forma à Pedagogia dos Encontros, desde onde me foi possível colher aprendizagens, trocas e saberes que vêm sendo produzidos e compartilhados, bem como contradições e desafios que também perpassam essas experiências.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).Community Supported Agriculture (CSA) arise in the world as a movement that seeks the reconnection of farmers and co-farmers from a solidary economy. With certainty that the movement points not only the paths towards alternatives to the economic or environmental dimension, the survey looked at the CSA as a learning community from two experiences located in Brasília and of the CSA Brasília Network Management Group. The methodological journey was supported by me being a engaged co-farmer-researcher, while I was able to accompany and participate in the experiences. The meets with the farmers and co-farmers to emerged as a methodology, paving the way for this research-planting. Therefore, the theoretical categories ationed in this work were “Cultureza”, “Community” and “(Re)thinking economies”, constructed from colonials perspectives, that I seeked to reflect on the dualism between culture and nature, modern and community ontologies and also reflect about the construction of the economic/cultural systems and their pedagogical implications. During the research, the centrality that the Encounter occupies as a pedagogical dimension became evident within the CSA experience, mainly those that occur from the Meeting with/between: Farmer, Community, Food and Network. These encounters shaped the Encounter’s pedagogy, from where it was possible for me to gather learning, exchanges and knowledge that have been produced and shared just as the contradictions and challenges that also cross over these experiences.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSilva, Ana Tereza Reis daanabraga100@gmail.comDorneles, Ana Braga2021-04-26T00:35:33Z2021-04-26T00:35:33Z2021-04-252020-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDORNELES, Ana Braga. Cultivando a pedagogia dos encontros: experiências educativas da Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA) em Brasília-DF. 2020. 178 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/40639A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-08T17:51:43Zoai:repositorio.unb.br:10482/40639Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-08T17:51:43Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultivando a pedagogia dos encontros : experiências educativas da Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA) em Brasília-DF
title Cultivando a pedagogia dos encontros : experiências educativas da Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA) em Brasília-DF
spellingShingle Cultivando a pedagogia dos encontros : experiências educativas da Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA) em Brasília-DF
Dorneles, Ana Braga
Pedagogia do encontro
Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA)
Economia solidária
Processos educativos
title_short Cultivando a pedagogia dos encontros : experiências educativas da Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA) em Brasília-DF
title_full Cultivando a pedagogia dos encontros : experiências educativas da Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA) em Brasília-DF
title_fullStr Cultivando a pedagogia dos encontros : experiências educativas da Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA) em Brasília-DF
title_full_unstemmed Cultivando a pedagogia dos encontros : experiências educativas da Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA) em Brasília-DF
title_sort Cultivando a pedagogia dos encontros : experiências educativas da Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA) em Brasília-DF
author Dorneles, Ana Braga
author_facet Dorneles, Ana Braga
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ana Tereza Reis da
anabraga100@gmail.com
dc.contributor.author.fl_str_mv Dorneles, Ana Braga
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia do encontro
Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA)
Economia solidária
Processos educativos
topic Pedagogia do encontro
Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA)
Economia solidária
Processos educativos
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
2021-04-26T00:35:33Z
2021-04-26T00:35:33Z
2021-04-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DORNELES, Ana Braga. Cultivando a pedagogia dos encontros: experiências educativas da Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA) em Brasília-DF. 2020. 178 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/40639
identifier_str_mv DORNELES, Ana Braga. Cultivando a pedagogia dos encontros: experiências educativas da Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA) em Brasília-DF. 2020. 178 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/40639
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508260006297600