DA VIVÊNCIA COLETIVA À SUSTENTABILIDADE: OS SIGNIFICADOS DE FAZER PARTE DE UMA COMUNIDADE QUE SUSTENTA A AGRICULTURA (CSA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valle, Mariana Pereira Viana
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Viana, Mayra, Alfinito, Solange
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
Texto Completo: https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/6122
Resumo: A Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA) é um movimento caracterizado como uma Rede Alimentar Alternativa (RAA). Tal sistema se viabiliza a partir do engajamento de indiví­duos, que se comprometem com a produção e recebem cotas dos alimentos. O objetivo deste trabalho é analisar o significado, para agricultores e consumidores, de pertencer à CSA, o que foi perseguido por meio de dois estudos empí­ricos complementares. No Estudo 1, 15 membros de seis CSA foram entrevistados sobre "o que significa fazer parte de uma CSA" , e as respostas foram analisadas com o uso de técnicas de análise textual pelo software Iramuteq. No Estudo 2, via questionário aplicado com 59 consumidores de duas CSA, elencou-se os "significados de fazer parte" . Os dados foram descritos e submetidos à análise de agrupamento hierárquico aglomerativo, e os grupos foram comparados pelo teste de Kruskal-Wallis. Por fim, analisou-se os resultados dos dois estudos. O senso de comunidade, a valorização do agricultor, o acesso a um alimento saudável e o favorecimento da sustentabilidade foram percebidos como sentidos importantes para os entrevistados. Trata-se de subsí­dios relevantes para a formação de estratégias dentro do contexto das Redes Alimentares Alternativas (RAA), especialmente visando a atração de consumidores alinhados com o conceito de cidadania alimentar.
id UNITAU-3_087b24762db76d0c8bb7765cd2b5b794
oai_identifier_str oai:ojs2.rbgdr.net:article/6122
network_acronym_str UNITAU-3
network_name_str Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
repository_id_str
spelling DA VIVÊNCIA COLETIVA À SUSTENTABILIDADE: OS SIGNIFICADOS DE FAZER PARTE DE UMA COMUNIDADE QUE SUSTENTA A AGRICULTURA (CSA)Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA)Redes Alimentares Alternativas (RAA)cidadania alimentar.A Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA) é um movimento caracterizado como uma Rede Alimentar Alternativa (RAA). Tal sistema se viabiliza a partir do engajamento de indiví­duos, que se comprometem com a produção e recebem cotas dos alimentos. O objetivo deste trabalho é analisar o significado, para agricultores e consumidores, de pertencer à CSA, o que foi perseguido por meio de dois estudos empí­ricos complementares. No Estudo 1, 15 membros de seis CSA foram entrevistados sobre "o que significa fazer parte de uma CSA" , e as respostas foram analisadas com o uso de técnicas de análise textual pelo software Iramuteq. No Estudo 2, via questionário aplicado com 59 consumidores de duas CSA, elencou-se os "significados de fazer parte" . Os dados foram descritos e submetidos à análise de agrupamento hierárquico aglomerativo, e os grupos foram comparados pelo teste de Kruskal-Wallis. Por fim, analisou-se os resultados dos dois estudos. O senso de comunidade, a valorização do agricultor, o acesso a um alimento saudável e o favorecimento da sustentabilidade foram percebidos como sentidos importantes para os entrevistados. Trata-se de subsí­dios relevantes para a formação de estratégias dentro do contexto das Redes Alimentares Alternativas (RAA), especialmente visando a atração de consumidores alinhados com o conceito de cidadania alimentar.Universidade de Taubaté2024-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativa descritivaapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/612210.54399/rbgdr.v20i1.6122Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; Vol. 20 No. 1 (2024)RBGDR; Vol. 20 Núm. 1 (2024)Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; v. 20 n. 1 (2024)1809-239X10.54399/rbgdr.v20i1reponame:Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regionalinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUporenghttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/6122/1402https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/6122/1403Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regionalhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessValle, Mariana Pereira VianaViana, MayraAlfinito, Solange2024-02-27T14:34:30Zoai:ojs2.rbgdr.net:article/6122Revistahttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdrPUBhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/oai||monicafcarniello@gmail.com1809-239X1809-239Xopendoar:2024-02-27T14:34:30Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.none.fl_str_mv DA VIVÊNCIA COLETIVA À SUSTENTABILIDADE: OS SIGNIFICADOS DE FAZER PARTE DE UMA COMUNIDADE QUE SUSTENTA A AGRICULTURA (CSA)
title DA VIVÊNCIA COLETIVA À SUSTENTABILIDADE: OS SIGNIFICADOS DE FAZER PARTE DE UMA COMUNIDADE QUE SUSTENTA A AGRICULTURA (CSA)
spellingShingle DA VIVÊNCIA COLETIVA À SUSTENTABILIDADE: OS SIGNIFICADOS DE FAZER PARTE DE UMA COMUNIDADE QUE SUSTENTA A AGRICULTURA (CSA)
Valle, Mariana Pereira Viana
Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA)
Redes Alimentares Alternativas (RAA)
cidadania alimentar.
title_short DA VIVÊNCIA COLETIVA À SUSTENTABILIDADE: OS SIGNIFICADOS DE FAZER PARTE DE UMA COMUNIDADE QUE SUSTENTA A AGRICULTURA (CSA)
title_full DA VIVÊNCIA COLETIVA À SUSTENTABILIDADE: OS SIGNIFICADOS DE FAZER PARTE DE UMA COMUNIDADE QUE SUSTENTA A AGRICULTURA (CSA)
title_fullStr DA VIVÊNCIA COLETIVA À SUSTENTABILIDADE: OS SIGNIFICADOS DE FAZER PARTE DE UMA COMUNIDADE QUE SUSTENTA A AGRICULTURA (CSA)
title_full_unstemmed DA VIVÊNCIA COLETIVA À SUSTENTABILIDADE: OS SIGNIFICADOS DE FAZER PARTE DE UMA COMUNIDADE QUE SUSTENTA A AGRICULTURA (CSA)
title_sort DA VIVÊNCIA COLETIVA À SUSTENTABILIDADE: OS SIGNIFICADOS DE FAZER PARTE DE UMA COMUNIDADE QUE SUSTENTA A AGRICULTURA (CSA)
author Valle, Mariana Pereira Viana
author_facet Valle, Mariana Pereira Viana
Viana, Mayra
Alfinito, Solange
author_role author
author2 Viana, Mayra
Alfinito, Solange
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valle, Mariana Pereira Viana
Viana, Mayra
Alfinito, Solange
dc.subject.por.fl_str_mv Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA)
Redes Alimentares Alternativas (RAA)
cidadania alimentar.
topic Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA)
Redes Alimentares Alternativas (RAA)
cidadania alimentar.
description A Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA) é um movimento caracterizado como uma Rede Alimentar Alternativa (RAA). Tal sistema se viabiliza a partir do engajamento de indiví­duos, que se comprometem com a produção e recebem cotas dos alimentos. O objetivo deste trabalho é analisar o significado, para agricultores e consumidores, de pertencer à CSA, o que foi perseguido por meio de dois estudos empí­ricos complementares. No Estudo 1, 15 membros de seis CSA foram entrevistados sobre "o que significa fazer parte de uma CSA" , e as respostas foram analisadas com o uso de técnicas de análise textual pelo software Iramuteq. No Estudo 2, via questionário aplicado com 59 consumidores de duas CSA, elencou-se os "significados de fazer parte" . Os dados foram descritos e submetidos à análise de agrupamento hierárquico aglomerativo, e os grupos foram comparados pelo teste de Kruskal-Wallis. Por fim, analisou-se os resultados dos dois estudos. O senso de comunidade, a valorização do agricultor, o acesso a um alimento saudável e o favorecimento da sustentabilidade foram percebidos como sentidos importantes para os entrevistados. Trata-se de subsí­dios relevantes para a formação de estratégias dentro do contexto das Redes Alimentares Alternativas (RAA), especialmente visando a atração de consumidores alinhados com o conceito de cidadania alimentar.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa qualitativa descritiva
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/6122
10.54399/rbgdr.v20i1.6122
url https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/6122
identifier_str_mv 10.54399/rbgdr.v20i1.6122
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/6122/1402
https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/6122/1403
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; Vol. 20 No. 1 (2024)
RBGDR; Vol. 20 Núm. 1 (2024)
Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; v. 20 n. 1 (2024)
1809-239X
10.54399/rbgdr.v20i1
reponame:Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
collection Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv ||monicafcarniello@gmail.com
_version_ 1800220465947475968