Estudo comparativo entre alunos superdotados e nãosuperdotados em relação à criatividade, inteligência e percepção de clima de sala de aula para criatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Fernanda do Carmo
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8050
Resumo: Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2010.
id UNB_e5df9861cf7d43d67778dd977aa31582
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/8050
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Estudo comparativo entre alunos superdotados e nãosuperdotados em relação à criatividade, inteligência e percepção de clima de sala de aula para criatividadeCriatividadeInteligênciaCrianças superdotadasDissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2010.Nos últimos anos, no Brasil, o interesse pelo fenômeno da superdotação tem aumentado. No entanto, o país ainda necessita de maiores investimentos e pesquisas na área, de forma a possibilitar e orientar a implementação de programas e serviços para o aluno superdotado, bem como a adaptação de currículos escolares que estimulem as potencialidades desse aprendiz, especialmente a inteligência e a criatividade. Nesse sentido, foi realizado um estudo comparativo entre alunos superdotados e nãosuperdotados em relação à criatividade e inteligência. Os objetivos específicos dessa pesquisa foram: investigar se existe relação entre criatividade e inteligência em alunos superdotados e nãosuperdotados; investigar se existem diferenças quanto à criatividade e inteligência entre alunos superdotados e nãosuperdotados; investigar se existem diferenças de percepção quanto ao clima de criatividade em sala de aula entre alunos superdotados e nãosuperdotados e investigar a percepção dos alunos superdotados e nãosuperdotados sobre inteligência e criatividade. Participaram dessa pesquisa 21 alunos superdotados e 27 nãosuperdotados do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública em Minas Gerais. Foram utilizados quatro instrumentos na coleta de dados: Matrizes Progressivas de Raven – Escala Geral, Teste Torrance de Pensamento Criativo (TTCT), Escala sobre Clima para Criatividade em Sala de Aula e entrevista semiestruturada. Resultados indicaram que não há relação entre inteligência e criatividade em nenhum dos dois grupos e também não foram observadas diferenças entre alunos superdotados e nãosuperdotados em relação à inteligência. No entanto, em relação à criatividade, os resultados apontaram diferenças significativas na originalidade verbal e figurativa. Os alunos superdotados obtiveram médias superiores em comparação aos nãosuperdotados. A percepção de clima de sala de aula foi medida por meio dos fatores: suporte da professora à expressão de ideias do aluno, autopercepção do aluno em relação à criatividade; interesse do aluno pela aprendizagem, autonomia do aluno e estímulo da professora à produção de idéias do aluno. Foram investigados estes fatores para as disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática, separadamente. Não foram encontradas diferenças significativas entre os dois grupos para os fatores sobre percepção do clima de sala de aula para a primeira disciplina. ix No entanto, em relação à disciplina de Matemática, os resultados indicaram existir diferenças significativas quanto ao suporte do professor à expressão de ideias do aluno. Os alunos superdotados apresentaram uma percepção mais positiva quando comparados com alunos nãosuperdotados. Também foram entrevistadas duas alunas superdotadas e nãosuperdotadas quanto aos temas inteligência e criatividade. Foram assinaladas diferenças de percepção entre os dois grupos quanto à definição e importância da inteligência e autopercepção em relação à própria inteligência. Todas as participantes consideraram que a criatividade poderia ser mais estimulada em sala de aula e que isso dependeria do professor. Os resultados indicam a importância de se considerar a diversidade das características dos indivíduos superdotados no processo de identificação e na implementação de estratégias educacionais de forma a contemplar as habilidades e os estilos de aprendizagem de cada um desses indivíduos. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTIn the last years, in Brazil, the interest for the phenomenon of giftedness has been increasing. However, the country still needs larger investments and researches in the area, in way to make possible and to guide the implementation of programs and services for the gifted student, and the adaptation of school curricula that stimulate student’s potentialities, especially the intelligence and the creativity. Thus, a comparative study was accomplished among gifted and nongifted students in relation to creativity and intelligence. The specifics purposes of this research were: to investigate if there is relationship among creativity and intelligence in gifted and nongifted students; to investigate if there is any significant difference in creativity and intelligence among gifted and nongifted students; to investigate if there is any significant difference in perception of classroom creativity climate among gifted and nongifted students, and to investigate the gifted and nongifted students’ perception regarding intelligence and creativity. The study had the participation of 6th grade 21 gifted students and 27 nongifted students from a Elementary School in Minas Gerais. Four instruments were used for data collection: Raven’s Standard Progressive Matrices, Torrance Tests of Creative Thinking (TTCT), Classroom Creativity Climate Scale and semistructured interview. The results indicated that there is not relationship between intelligence and creativity in none of the two groups and differences were not observed among gifted and nongifted students in relation to intelligence. However, with respect to creativity, the results indicated significant differences in the verbal and figurative originality. The gifted students presented higher scores when compared to the nongifted students. The perception of classroom creativity climate was measured through the factors: teacher’s support to student’s ideas expression, student’s selfperception on creativity, student’s interest for learning, student’s autonomy and teacher’s incentive to student’s ideas production. These factors were investigated for the subjects of Portuguese Language and of Mathematics. Results of ttests indicated no significant differences among the two groups for the factors about perception of the climate of classroom for the first subject. However, in relation to Mathematics, the results pointed significant differences with relationship to the teacher’s support to student’s ideas expression. The gifted students presented a more positive perception when compared with nongifted students. Two gifted and nongifted students were also interviewed with respect xi to the themes intelligence and creativity. Perception differences were marked among the two groups regarding the intelligence definition and importance, and selfperception in relation to their own intelligence. All the participants considered that creativity could be more stimulated in classroom and that would depend on the teacher. The results indicate the importance of being considered the diversity of the characteristics of the gifted individuals in the identification process and in the implementation of educational strategies in way to respect the abilities and the learning styles of each one of those individuals.Fleith, Denise de SouzaGonçalves, Fernanda do Carmo2011-05-26T18:47:56Z2011-05-26T18:47:56Z2011-05-262010-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGONÇALVES, Fernanda do Carmo. Estudo comparativo entre alunos superdotados e nãosuperdotados em relação à criatividade, inteligência e percepção de clima de sala de aula para criatividade. 2010. xiii, 91 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/8050info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T18:30:13Zoai:repositorio.unb.br:10482/8050Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T18:30:13Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo comparativo entre alunos superdotados e nãosuperdotados em relação à criatividade, inteligência e percepção de clima de sala de aula para criatividade
title Estudo comparativo entre alunos superdotados e nãosuperdotados em relação à criatividade, inteligência e percepção de clima de sala de aula para criatividade
spellingShingle Estudo comparativo entre alunos superdotados e nãosuperdotados em relação à criatividade, inteligência e percepção de clima de sala de aula para criatividade
Gonçalves, Fernanda do Carmo
Criatividade
Inteligência
Crianças superdotadas
title_short Estudo comparativo entre alunos superdotados e nãosuperdotados em relação à criatividade, inteligência e percepção de clima de sala de aula para criatividade
title_full Estudo comparativo entre alunos superdotados e nãosuperdotados em relação à criatividade, inteligência e percepção de clima de sala de aula para criatividade
title_fullStr Estudo comparativo entre alunos superdotados e nãosuperdotados em relação à criatividade, inteligência e percepção de clima de sala de aula para criatividade
title_full_unstemmed Estudo comparativo entre alunos superdotados e nãosuperdotados em relação à criatividade, inteligência e percepção de clima de sala de aula para criatividade
title_sort Estudo comparativo entre alunos superdotados e nãosuperdotados em relação à criatividade, inteligência e percepção de clima de sala de aula para criatividade
author Gonçalves, Fernanda do Carmo
author_facet Gonçalves, Fernanda do Carmo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fleith, Denise de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Fernanda do Carmo
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Inteligência
Crianças superdotadas
topic Criatividade
Inteligência
Crianças superdotadas
description Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02
2011-05-26T18:47:56Z
2011-05-26T18:47:56Z
2011-05-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GONÇALVES, Fernanda do Carmo. Estudo comparativo entre alunos superdotados e nãosuperdotados em relação à criatividade, inteligência e percepção de clima de sala de aula para criatividade. 2010. xiii, 91 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/8050
identifier_str_mv GONÇALVES, Fernanda do Carmo. Estudo comparativo entre alunos superdotados e nãosuperdotados em relação à criatividade, inteligência e percepção de clima de sala de aula para criatividade. 2010. xiii, 91 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/8050
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508241782046720