A Representação Social da Inteligência em Familiares de Adolescentes Considerados Superdotados
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3900 |
Resumo: | O presente trabalho pretende conhecer a representação social da inteligência tendo como objetivo: conhecer a representação social da inteligência em familiares de adolescentes considerados superdotados participantes do Programa Aprender a Pensar. Faz-se uma relação entre superdotação e inteligência no intuito de esclarecer estes conceitos e apresentá-los de forma relacional com a representação social como um saber vivido, agido. Aborda-se também o dilema da superdotação considerando-a algo inato e aprendido, dentro de uma perspectiva psicossociológica, bem como a influência destas concepções no desenvolvimento do adolescente superdotado, com o objetivo de conhecer o conceito de representação social da inteligência para as famílias participantes. Participaram desta pesquisa 53 sujeitos, familiares dos 22 adolescentes, considerados com indicativos de superdotação, que compuseram o grupo de referência. Os resultados indicam a existência de um campo comum das representações sociais, estruturado em torno das funções psicognitivas dos familiares. |
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A Representação Social da Inteligência em Familiares de Adolescentes Considerados SuperdotadosAdolescentessuperdotadosinteligênciafamíliaCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAO presente trabalho pretende conhecer a representação social da inteligência tendo como objetivo: conhecer a representação social da inteligência em familiares de adolescentes considerados superdotados participantes do Programa Aprender a Pensar. Faz-se uma relação entre superdotação e inteligência no intuito de esclarecer estes conceitos e apresentá-los de forma relacional com a representação social como um saber vivido, agido. Aborda-se também o dilema da superdotação considerando-a algo inato e aprendido, dentro de uma perspectiva psicossociológica, bem como a influência destas concepções no desenvolvimento do adolescente superdotado, com o objetivo de conhecer o conceito de representação social da inteligência para as famílias participantes. Participaram desta pesquisa 53 sujeitos, familiares dos 22 adolescentes, considerados com indicativos de superdotação, que compuseram o grupo de referência. Os resultados indicam a existência de um campo comum das representações sociais, estruturado em torno das funções psicognitivas dos familiares.The present work intends to know the social representation of the intelligence with the objective of knowing the social representation of intelligence family members of adolescents considered to be gifted Learn to Think Program. There is a relationship between giftedness and intelligence in order to clarify these concepts and present them in a relational way with the social representation as a lived, acted knowledge. The dilemma of giftedness is also considered as something inborn and learned, from a psycho-sociological perspective, as well as the influence of these conceptions on the development of the gifted adolescent, with the objective of knowing the concept of social representation of intelligence for the participating families. A total of 53 subjects, 22 family members adolescents, considered with indications of giftedness, who composed the reference group. The results indicate the existence of a common field of social representations, structured around the psycho- relatives.Universidade Católica de GoiásDepartamento de PsicologiaBrasilUCGPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaCampos, Pedro Humberto Fariahttp://lattes.cnpq.br/4165413685802953Carneiro, Maria Esperança Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/2078525746548579Mira, Maria Helena Novaeshttp://lattes.cnpq.br/4714914483216794Pires, Débora Diva Alarcon2018-02-27T18:07:13Z2002-10-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPIRES, Débora Diva Alarcon. A Representação Social da Inteligência em Familiares de Adolescentes Considerados Superdotados. 2002. 118 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) -- Departamento de Psicologia, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2002.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3900porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2022-11-03T18:48:42Zoai:ambar:tede/3900Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932022-11-03T18:48:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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