Federal management of the More Doctors Program : the role of the Ministry of Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Erika Rodrigues de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Macedo, Harineide Madeira, Silva, José Carlos da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
spa
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36456
https://doi.org/10.1590/interface.180011
https://orcid.org/0000-0002-2034-5079
https://orcid.org/0000-0002-9017-4922
https://orcid.org/0000-0002-4400-8608
Resumo: O Programa Mais Médicos (PMM) possui três eixos de atuação e é fundamentado pelas diretrizes pedagógicas da Educação Permanente. Considerando a abrangência do programa, que vai do provimento emergencial de médicos até a ampliação do número de vagas em cursos de graduação e residência em Medicina, sua gestão é interministerial, na qual o Ministério da Saúde (MS) e o Ministério da Educação (MEC) compartilham responsabilidades para seu pleno funcionamento. O presente trabalho relata a construção da experiência de gestão do PMM por parte do MEC, que inclui a estruturação de uma nova diretoria e de novos modos de fazer gestão nesse ministério. Também aponta as principais dificuldades e facilidades durante todo o processo, além de sinalizar importantes reflexões sobre as perspectivas e desafios para a continuidade e sustentabilidade do programa.
id UNB_e605ab8f8d8a962b7cb5a68128e52625
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/36456
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Federal management of the More Doctors Program : the role of the Ministry of EducationGestão federal do Programa Mais Médicos : o papel do Ministério da EducaçãoGestión federal del Programa Más Médicos: el papel del Ministerio de la EducaciónPrograma Mais MédicosMinistério da EducaçãoSaúdeAtenção primária à saúdeO Programa Mais Médicos (PMM) possui três eixos de atuação e é fundamentado pelas diretrizes pedagógicas da Educação Permanente. Considerando a abrangência do programa, que vai do provimento emergencial de médicos até a ampliação do número de vagas em cursos de graduação e residência em Medicina, sua gestão é interministerial, na qual o Ministério da Saúde (MS) e o Ministério da Educação (MEC) compartilham responsabilidades para seu pleno funcionamento. O presente trabalho relata a construção da experiência de gestão do PMM por parte do MEC, que inclui a estruturação de uma nova diretoria e de novos modos de fazer gestão nesse ministério. Também aponta as principais dificuldades e facilidades durante todo o processo, além de sinalizar importantes reflexões sobre as perspectivas e desafios para a continuidade e sustentabilidade do programa.The More Doctors Program (PMM) has three axes of action and is grounded on the pedagogical guidelines of Permanent Education. Considering the Program’s scope, which ranges from the emergency supply of doctors to the expansion of the number of seats in undergraduate and medical residency courses, its management is interministerial, as the Ministry of Health and the Ministry of Education share responsibilities for its full operation. This article reports on the construction of the Ministry of Education’s experience of managing PMM, which includes the structuring of a new Directorate and new ways of doing management in this Ministry. It also points out the main difficulties and facilities throughout the process, and reflects on the perspectives and challenges for the Program’s continuity and sustainability.El Programa Más Médicos (PMM) posee tres ejes de actuación y está fundamentado por las directrices pedagógicas de la Educación Permanente. En el marco del Programa, que va desde la provisión de emergencia de médicos hasta la ampliación del número de plazas en cursos de graduación y residencia en Medicina, su gestión es interministerial, en donde el Ministerio de Salud (MS) y el Ministerio de Educación (MEC) comparten responsabilidades para su pleno funcionamiento. El presente trabajo relata la construcción de la experiencia de gestión del PMM por parte del MEC, que incluye la estructuración de una nueva Dirección y de nuevos modos de realizar la gestión en este Ministerio. También señala las principales dificultades y facilidades durante todo el proceso, además de mostrar importantes reflexiones sobre las perspectivas y desafíos para la continuidad y sostenibilidad del Programa.UNESP2020-01-24T10:31:01Z2020-01-24T10:31:01Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfALMEIDA, Erika Rodrigues de; MACEDO, Harineide Madeira; SILVA, José Carlos da. Federal management of the More Doctors Program: the role of the Ministry of Education. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 23, supl. 1, 180011, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/interface.180011. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000600205. Acesso em: 22 maio 2020. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ALMEIDA, Erika Rodrigues de; MACEDO, Harineide Madeira; SILVA, José Carlos da. Gestão federal do Programa Mais Médicos: o papel do Ministério da Educação. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 23, supl. 1, e180011, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/interface.180011. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000600205. Acesso em: 22 maio 2020. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ALMEIDA, Erika Rodrigues de; MACEDO, Harineide Madeira; SILVA, José Carlos da. Gestión federal del Programa Más Médicos: el papel del Ministerio de la Educación Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 23, supl. 1, e180011, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/interface.180011. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000600205. Acesso em: 22 maio 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36456https://doi.org/10.1590/interface.180011https://orcid.org/0000-0002-2034-5079https://orcid.org/0000-0002-9017-4922https://orcid.org/0000-0002-4400-8608engporspaThis article is distributed under the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International License, BY type (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.en).info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Erika Rodrigues deMacedo, Harineide MadeiraSilva, José Carlos dareponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-04T22:25:37Zoai:repositorio.unb.br:10482/36456Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-04T22:25:37Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Federal management of the More Doctors Program : the role of the Ministry of Education
Gestão federal do Programa Mais Médicos : o papel do Ministério da Educação
Gestión federal del Programa Más Médicos: el papel del Ministerio de la Educación
title Federal management of the More Doctors Program : the role of the Ministry of Education
spellingShingle Federal management of the More Doctors Program : the role of the Ministry of Education
Almeida, Erika Rodrigues de
Programa Mais Médicos
Ministério da Educação
Saúde
Atenção primária à saúde
title_short Federal management of the More Doctors Program : the role of the Ministry of Education
title_full Federal management of the More Doctors Program : the role of the Ministry of Education
title_fullStr Federal management of the More Doctors Program : the role of the Ministry of Education
title_full_unstemmed Federal management of the More Doctors Program : the role of the Ministry of Education
title_sort Federal management of the More Doctors Program : the role of the Ministry of Education
author Almeida, Erika Rodrigues de
author_facet Almeida, Erika Rodrigues de
Macedo, Harineide Madeira
Silva, José Carlos da
author_role author
author2 Macedo, Harineide Madeira
Silva, José Carlos da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Erika Rodrigues de
Macedo, Harineide Madeira
Silva, José Carlos da
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Mais Médicos
Ministério da Educação
Saúde
Atenção primária à saúde
topic Programa Mais Médicos
Ministério da Educação
Saúde
Atenção primária à saúde
description O Programa Mais Médicos (PMM) possui três eixos de atuação e é fundamentado pelas diretrizes pedagógicas da Educação Permanente. Considerando a abrangência do programa, que vai do provimento emergencial de médicos até a ampliação do número de vagas em cursos de graduação e residência em Medicina, sua gestão é interministerial, na qual o Ministério da Saúde (MS) e o Ministério da Educação (MEC) compartilham responsabilidades para seu pleno funcionamento. O presente trabalho relata a construção da experiência de gestão do PMM por parte do MEC, que inclui a estruturação de uma nova diretoria e de novos modos de fazer gestão nesse ministério. Também aponta as principais dificuldades e facilidades durante todo o processo, além de sinalizar importantes reflexões sobre as perspectivas e desafios para a continuidade e sustentabilidade do programa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-01-24T10:31:01Z
2020-01-24T10:31:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, Erika Rodrigues de; MACEDO, Harineide Madeira; SILVA, José Carlos da. Federal management of the More Doctors Program: the role of the Ministry of Education. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 23, supl. 1, 180011, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/interface.180011. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000600205. Acesso em: 22 maio 2020. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ALMEIDA, Erika Rodrigues de; MACEDO, Harineide Madeira; SILVA, José Carlos da. Gestão federal do Programa Mais Médicos: o papel do Ministério da Educação. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 23, supl. 1, e180011, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/interface.180011. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000600205. Acesso em: 22 maio 2020. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ALMEIDA, Erika Rodrigues de; MACEDO, Harineide Madeira; SILVA, José Carlos da. Gestión federal del Programa Más Médicos: el papel del Ministerio de la Educación Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 23, supl. 1, e180011, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/interface.180011. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000600205. Acesso em: 22 maio 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/36456
https://doi.org/10.1590/interface.180011
https://orcid.org/0000-0002-2034-5079
https://orcid.org/0000-0002-9017-4922
https://orcid.org/0000-0002-4400-8608
identifier_str_mv ALMEIDA, Erika Rodrigues de; MACEDO, Harineide Madeira; SILVA, José Carlos da. Federal management of the More Doctors Program: the role of the Ministry of Education. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 23, supl. 1, 180011, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/interface.180011. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000600205. Acesso em: 22 maio 2020. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ALMEIDA, Erika Rodrigues de; MACEDO, Harineide Madeira; SILVA, José Carlos da. Gestão federal do Programa Mais Médicos: o papel do Ministério da Educação. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 23, supl. 1, e180011, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/interface.180011. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000600205. Acesso em: 22 maio 2020. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ALMEIDA, Erika Rodrigues de; MACEDO, Harineide Madeira; SILVA, José Carlos da. Gestión federal del Programa Más Médicos: el papel del Ministerio de la Educación Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 23, supl. 1, e180011, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/interface.180011. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000600205. Acesso em: 22 maio 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/36456
https://doi.org/10.1590/interface.180011
https://orcid.org/0000-0002-2034-5079
https://orcid.org/0000-0002-9017-4922
https://orcid.org/0000-0002-4400-8608
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
spa
language eng
por
spa
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508372046643200