Imagens da cidade, da escola e da vida : sobre arte, espaços e tempos na Escola Parque-DF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Maria Andreza Costa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32686
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.
id UNB_e6fd673878b3f3bc91d9f427cc78a529
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/32686
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Imagens da cidade, da escola e da vida : sobre arte, espaços e tempos na Escola Parque-DFArte - estudo e ensinoEscolas Parque - Brasília (DF)CidadaniaEducação integralArte e sociedadeDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.Essa dissertação apresenta como temática Arte, Cidade e Cidadania e se propõe a analisar a Escola Parque no que diz respeito à formação cidadã dos estudantes. Inaugurada junto à capital do país, com o Plano Educacional formulado por Anísio Teixeira, a ideia de Escola Parque se insere no quadro educacional brasileiro como um sistema de educação integral e de espaço vinculado à cidade por meio da cultura. A partir de um enfoque dialético e com uma postura crítica e reflexiva, busca-se a aproximação com a cidade e suas contradições para analisar as referências estéticas que são elaboradas pelas crianças na Escola Parque atual. Assim, espaço e sociedade, escola e cidade, arte e cultura, ensino e aprendizagem, forma e conteúdo, cidade e cidadania, tempo e espaço são pares dialéticos que se apresentam no campo educacional deste estudo. A pesquisa qualitativa ancorou-se na teoria histórico-cultural de Lev S. Vigotski para a aproximação com a cultura e a elaboração criadora e utilizou a pesquisa-ação como metodologia. A observação participante, as entrevistas e a realização de Mapas Vivenciais apresentaram-se como importantes instrumentos em trabalho de campo com os estudantes dos anos iniciais da Escola Parque 210/211norte, assim como o diálogo que permeou toda a elaboração deste trabalho junto aos professores e às crianças. Autores como Vigotski (2009, 2010, 2016), Bakhtin (2010, 2014), Santos (1988, 2012), Massey (2000), Saviani (2012, 2013), Mészáros, (2008), Freitas (2002), Frigotto (2008), Vesentini (1986) Holston (2003, 2013), Moreira (2011, 2012), Efland (2002), Barbosa (2008, 2010), Teixeira (1930, 1961, 1984, 2007), Lopes (2006, 2014), Fernandes (2017), Cavalcanti (2008, 2011) e demais geógrafos, sociólogos, educadores e artistas são referências para este estudo. Entende-se o ensino de arte como um espaço na escola que oportuniza o pensamento crítico dos estudantes, por isso a importância de pensar a atualidade da proposta da Escola Parque que hoje se constitui com a diversidade das diferentes localidades do DF.This thesis has as subject Art, City and Citizenship and aims to study the role of the Escola Parque (Park School) regarding the citizenly development of students. Launched in the capital of Brazil, based on an Educational Plan developed by Anísio Teixeira, the Escola Parque’s idea, which is part of the Brazilian educational system, is basically a full-time education system whose space is connected to the city by means of culture. Relying on a dialectical focus and a critical and thoughtful approach, it seeks to get closer to the city and its contradictions in order to examine the aesthetic references made by the children at the Escola Parque nowadays. Thus, space and society, school and city, art and culture, teaching and learning, form and subject, city and citizenship, time and space are dialectical pairs that are present in the educational field of this study. The qualitative research was grounded on the cultural-historical theory by Lev S. Vigotski to get closer to culture and creative elaboration, besides it was used action-research as methodology. Participatory observation, interviews and the use of Experiential Maps were important field work tools with students from lower grades at Escola Parque 210/211 norte, as well as conversation, which contributed to the preparation of this work together with professors and children. Authors such as Vigotski (2009, 2010, 2016), Bakhtin (2010, 2014), Santos (1988, 2012), Massey (2000), Saviani (2012, 2013), Mészáros, (2008), Freitas (2002), Frigotto (2008), Vesentini (1986) Holston (2003, 2013), Moreira (2011, 2012), Efland (2002), Barbosa (2008, 2010), Teixeira (1930, 1961, 1984, 2007), Lopes (2006, 2014), Fernandes (2017), Cavalcanti (2008, 2011) and other geographers, sociologists, teachers and artists are also reference for this study. Teaching art is a venue at school that brings critical thinking to students, which is the reason for the relevance of considering the Escola Parque idea as still current since it is build from the diversity of different locations in the Distrito Federal.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoFernandes, Maria Lídia BuenoBarbosa, Maria Andreza Costa2018-09-25T17:43:12Z2018-09-25T17:43:12Z2018-09-132018-03-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARBOSA, Maria Andreza Costa. Imagens da cidade, da escola e da vida: sobre arte, espaços e tempos na Escola Parque-DF. 2018. 171 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/32686A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T19:46:50Zoai:repositorio.unb.br:10482/32686Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T19:46:50Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Imagens da cidade, da escola e da vida : sobre arte, espaços e tempos na Escola Parque-DF
title Imagens da cidade, da escola e da vida : sobre arte, espaços e tempos na Escola Parque-DF
spellingShingle Imagens da cidade, da escola e da vida : sobre arte, espaços e tempos na Escola Parque-DF
Barbosa, Maria Andreza Costa
Arte - estudo e ensino
Escolas Parque - Brasília (DF)
Cidadania
Educação integral
Arte e sociedade
title_short Imagens da cidade, da escola e da vida : sobre arte, espaços e tempos na Escola Parque-DF
title_full Imagens da cidade, da escola e da vida : sobre arte, espaços e tempos na Escola Parque-DF
title_fullStr Imagens da cidade, da escola e da vida : sobre arte, espaços e tempos na Escola Parque-DF
title_full_unstemmed Imagens da cidade, da escola e da vida : sobre arte, espaços e tempos na Escola Parque-DF
title_sort Imagens da cidade, da escola e da vida : sobre arte, espaços e tempos na Escola Parque-DF
author Barbosa, Maria Andreza Costa
author_facet Barbosa, Maria Andreza Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Maria Lídia Bueno
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Maria Andreza Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Arte - estudo e ensino
Escolas Parque - Brasília (DF)
Cidadania
Educação integral
Arte e sociedade
topic Arte - estudo e ensino
Escolas Parque - Brasília (DF)
Cidadania
Educação integral
Arte e sociedade
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-25T17:43:12Z
2018-09-25T17:43:12Z
2018-09-13
2018-03-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARBOSA, Maria Andreza Costa. Imagens da cidade, da escola e da vida: sobre arte, espaços e tempos na Escola Parque-DF. 2018. 171 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/32686
identifier_str_mv BARBOSA, Maria Andreza Costa. Imagens da cidade, da escola e da vida: sobre arte, espaços e tempos na Escola Parque-DF. 2018. 171 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/32686
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508316200534016