Escola Parque da Natureza de Brazlândia : utopias educaconais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Simone Menezes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34474
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2018.
id UNB_f5cbfe52bbe0df475215113c3a44dacd
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/34474
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Escola Parque da Natureza de Brazlândia : utopias educaconaisEscolas ParqueArte e educaçãoCorporeidadeEducação patrimonialEducação ambientalDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2018.Anísio Teixeira idealizou o sistema de Ensino de Brasília, neste contexto o projeto de “Escolas Parques” foi fundamental. Acreditava-se que para haver a reforma necessária na sociedade brasileira a educação deveria proporcionar aos estudantes o seu desenvolvimento integral. Para tal, muito além do aumento da permanência dos alunos na escola este espaço seria o principal mediador de oportunidades diversas. Em outubro de 2014, foi inaugurada a Escola Parque da Natureza de Brazlândia (EPNBraz), em comunhão com o projeto “Cidade Escola Candanga” que entende a escola dentro de um contexto. Por este motivo, as bases pedagógicas da EPNBraz são Arte (em suas diversas áreas), Educação Física, Educação Ambiental e Patrimonial por meio de uma relação educacional dialógica e horizontalizada. Esta pesquisa propõe analisar como as experiências pedagógicas em artes e corporeidade provocam mudanças na relação dos alunos com o meio em que vive no seu processo de formação cidadã. O objetivo é identificar os limites e potencialidades de uma proposta pedagógica em corporeidade com base na Educação Ambiental e Patrimonial. Todo o corpo docente e gestor construiu de forma transdisciplinar com os estudantes as atividades em Educação Ambiental, em um processo dialógico que procura encontrar maneiras de transformar uma sociedade do consumo em uma sociedade do cuidado.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).Anísio Teixeira idealized the education system of Brasilia. In this context, the "Escolas Parque" project was fundamental. It was believed that in order to have the necessary reform in Brazilian society, education should provide students with their integral development. To this end, much more than the increase in the time students spent in school, this place would be the main mediator of diverse opportunities. In October 2014, the Escola Parque da Natureza de Brazlândia (EPNBraz) was inaugurated, in communion with the "Cidade Escola Candanga" project that understands the school within a context. For this reason, the pedagogical bases of EPNBraz are Art (in its several areas), Physical Education, Environmental and Patrimonial Education, through a dialogical educational and horizontal relationship. This research proposes to analyze how the pedagogical experiences in arts and corporeity provoke changes in the relation of students with the environment in which they live, in their process of citizenship formation. The objective is to identify the limits and potentialities of a pedagogical proposal in corporeity based on Environmental and Patrimonial Education. The entire faculty and manager has constructed in a transdisciplinary way with students the activities in Environmental Education, in a dialogical process that seeks to find ways to transform a consumer society into a society of care.Instituto de Artes (IdA)Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado ProfissionalVillas Bôas, Rafael LitvinRosa, Simone Menezes2019-04-26T23:09:41Z2019-04-26T23:09:41Z2019-04-262018-06-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfROSA, Simone Menezes. Escola Parque da Natureza de Brazlândia: utopias educaconais. 2018. 134 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/34474info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-02T19:21:04Zoai:repositorio.unb.br:10482/34474Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-02T19:21:04Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola Parque da Natureza de Brazlândia : utopias educaconais
title Escola Parque da Natureza de Brazlândia : utopias educaconais
spellingShingle Escola Parque da Natureza de Brazlândia : utopias educaconais
Rosa, Simone Menezes
Escolas Parque
Arte e educação
Corporeidade
Educação patrimonial
Educação ambiental
title_short Escola Parque da Natureza de Brazlândia : utopias educaconais
title_full Escola Parque da Natureza de Brazlândia : utopias educaconais
title_fullStr Escola Parque da Natureza de Brazlândia : utopias educaconais
title_full_unstemmed Escola Parque da Natureza de Brazlândia : utopias educaconais
title_sort Escola Parque da Natureza de Brazlândia : utopias educaconais
author Rosa, Simone Menezes
author_facet Rosa, Simone Menezes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Villas Bôas, Rafael Litvin
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Simone Menezes
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas Parque
Arte e educação
Corporeidade
Educação patrimonial
Educação ambiental
topic Escolas Parque
Arte e educação
Corporeidade
Educação patrimonial
Educação ambiental
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-11
2019-04-26T23:09:41Z
2019-04-26T23:09:41Z
2019-04-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROSA, Simone Menezes. Escola Parque da Natureza de Brazlândia: utopias educaconais. 2018. 134 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/34474
identifier_str_mv ROSA, Simone Menezes. Escola Parque da Natureza de Brazlândia: utopias educaconais. 2018. 134 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/34474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580715569414144