Efeito da divulgação de relatórios GAAP e não-GAAP sobre o valor das ações no mercado brasileiro de capitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Natália Lima de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33260
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2018.
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spelling Efeito da divulgação de relatórios GAAP e não-GAAP sobre o valor das ações no mercado brasileiro de capitaisMercado de açõesEficiência financeiraBolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA)Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2018.A presente pesquisa visa contribuir na investigação e no conhecimento sobre o efeito da divulgação GAAP e não-GAAP no preço das ações das empresas negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), mais especificamente sobre o impacto da divulgação de fatos relevantes (não-GAAP), comunicados ao mercado (não-GAAP), aviso aos acionistas (não-GAAP) e resultado contábil (GAAP) entre os anos de 2011 a 2017, levando em consideração a Hipótese de Eficiência do Mercado na sua forma semiforte. Foram utilizadas as datas das divulgações GAAP e não-GAAP e a cotação das ações das empresas diariamente no período analisado. Por meio da metodologia de estudo de eventos, foram analisados os retornos anormais das ações das empresas da B3 e feita uma comparação sobre o efeito da divulgação não-GAAP (fatos relevantes, comunicados ao mercado e aviso aos acionistas) e GAAP (resultado contábil). Além disso, buscou-se identificar a existência, em determinado setor da economia, de retornos anormais quando dessas divulgações. A pesquisa envolve a divulgação de 2.630 comunicados ao mercado, 833 fatos relevantes, 812 avisos aos acionistas e 1.012 resultados contábeis que totalizam 5.287 eventos analisados. Os resultados indicam que a média dos retornos anormais, quando comparadas as divulgações não-GAAP versus GAAP, são estatisticamente diferentes nas janelas anterior à divulgação, mas iguais na janela posterior. Ainda, pela análise individual dessas divulgações, observou-se que: (a) aviso aos acionistas e comunicados ao mercado apresentam mais reações anormais estatisticamente significantes na janela anterior à divulgação – demonstrando que o mercado consegue antecipar essas informações; (b) a divulgação de fatos relevantes, diferentemente, gerou maior impacto na janela posterior o que, em parte, pode ser decorrente das particularidades desse relatório; e, (c) a divulgação do resultado contábil gerou reações anormais estatisticamente significantes, porém impactando percentualmente a mesma quantidade de empresas, nas janelas anterior e posterior ao evento. Assim, os resultados indicam que o mercado de capitais brasileiro, na Hipótese de Eficiência do Mercado, ainda não se apresenta na forma semiforte – considerando a observação de possível antecipação das informações; e que as divulgações não-GAAP e GAAP analisadas no presente estudo impactaram o preço das ações das empresas da amostra e no período testados.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).This research aims to contribute to research and knowledge about the effect of the disclosure of GAAP and non-GAAP reports on the stock price of Brazilian companies traded on the São Paulo Stock Exchange (B3), more specifically on the impact of the disclosure of the relevant fact (non-GAAP), market announcements (non-GAAP), shareholder agreement (non-GAAP) and accounting profit (GAAP) between 2011 and 2017 taking into account the market efficiency hypothesis in the semi-strong form. The dates of the disclosures of the GAAP and non-GAAP reports and the quotation of the companies' shares were analyzed daily. Using the event study methodology, a statistical comparison was made on the effect of the disclosure of non-GAAP reports (relevant fact, market announcements and shareholder agreement) and GAAP data (accounting profit). In addition, an analysis was made of whether there were more abnormal returns in a certain sector of the economy when disclosing these items. The research involves an analysis of abnormal returns measured from the disclosure of 2,630 market announcements, 833 relevant fact, 812 notices to shareholders and 1,012 accounting profit totaling 5,287 events. The results indicate that disclosures of non-GAAP and GAAP reports do not present different statistically abnormal returns when compared in the pre-post and post-disclosure windows. The results indicate that the mean of abnormal returns, when compared to non-GAAP versus GAAP disclosures, are statistically different in the pre-disclosure window, but are the same in the posterior window. Also, by the individual analysis of these disclosures, it was observed that: (a) notice to the shareholders and market announcements present more abnormal statistically significant in the window prior to disclosure - showing that the market can anticipate these informations; (b) the disclosure of relevant facts, differently, generated greater impact in the posterior window which, in part, may be due to the peculiarities of this report; and, (c) the disclosure of the accounting result generated statistically significant abnormal reactions, but impacting the same amount of companies in the windows before and after the event. Thus, the results indicate that the Brazilian capital market, in the Market Efficiency Hypothesis, still does not present itself in the semi-strong form - considering the observation of possible anticipation of the information; and that the non-GAAP and GAAP disclosures analyzed in the present study impacted the stock price of the sampled companies and during the period tested.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)Programa de Pós-Graduação em Ciências ContábeisGuerra, MarianaOliveira, Natália Lima de2018-12-20T20:12:44Z2018-12-20T20:12:44Z2018-12-202018-06-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Natália Lima de. Efeito da divulgação de relatórios GAAP e não-GAAP sobre o valor das ações no mercado brasileiro de capitais. 2018. 117 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/33260A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-29T13:01:29Zoai:repositorio.unb.br:10482/33260Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-29T13:01:29Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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