Inovações e tendências no ensino e pesquisa em conforto ambiental e sustentabilidade do ambiente construído

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Cláudia Naves David (org.)
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sales, Gustavo de Luna (org.), Silva, Joára Cronemberger Ribeiro (org.), Durante, Luciane Cleonice (org.), Büttner, Simone Berigo (org.)
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/45155
Resumo: O livro “Inovações e tendências no ensino e pesquisa em conforto ambiental e sustentabilidade do ambiente construído” apresenta uma seleção de artigos apresentados no VI Enanparq, ocorrido em 2021, durante a pandemia de Covid-19. As contribuições trazidas por esse livro demonstram que teorias para o ensino de projeto arquitetônico e conforto ambiental ainda estão sendo discutidas e formuladas e que muitos experimentos vêm sendo desenvolvidos, na busca de melhores práticas. No âmbito da pesquisa e formação em conforto ambiental e arquitetura sustentável, destaca-se um ambiente variável, ambíguo e complexo, que demanda novas perspectivas para o ensino em cursos de Arquitetura e Urbanismo. Nesse contexto, faz-se destaque à pedagogia intitulada blended learning, ou aprendizagem híbrida, método que une elementos do ensino online e presencial, muito explorado durante a pandemia. Faz-se destaque também à sala de aula invertida, em que o estudante deve assistir a palestras e ler textos disponibilizados antes das aulas práticas, de forma a aumentar o tempo em sala de aula para a aplicação prática dos conceitos aprendidos. Os resultados dessas novas pedagogias para o ensino de projeto arquitetônico e conforto ambiental ainda não se demonstraram, no entanto, inteiramente positivos, sendo a discussão de estudos de caso bastante válida. Vale ressaltar, nesse sentido, que a tradição do ateliê para o ensino de projeto arquitetônico não se demostra facilmente adaptável ao ensino à distância, tendo em vista o princípio da conversa reflexiva entre estudante e instrutor.
id UNB_e8665ef68f07e0357d8fb887065cfd88
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/45155
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Inovações e tendências no ensino e pesquisa em conforto ambiental e sustentabilidade do ambiente construídoArquiteturaAcústica arquitetônicaConforto ambientalSustentabilidadeO livro “Inovações e tendências no ensino e pesquisa em conforto ambiental e sustentabilidade do ambiente construído” apresenta uma seleção de artigos apresentados no VI Enanparq, ocorrido em 2021, durante a pandemia de Covid-19. As contribuições trazidas por esse livro demonstram que teorias para o ensino de projeto arquitetônico e conforto ambiental ainda estão sendo discutidas e formuladas e que muitos experimentos vêm sendo desenvolvidos, na busca de melhores práticas. No âmbito da pesquisa e formação em conforto ambiental e arquitetura sustentável, destaca-se um ambiente variável, ambíguo e complexo, que demanda novas perspectivas para o ensino em cursos de Arquitetura e Urbanismo. Nesse contexto, faz-se destaque à pedagogia intitulada blended learning, ou aprendizagem híbrida, método que une elementos do ensino online e presencial, muito explorado durante a pandemia. Faz-se destaque também à sala de aula invertida, em que o estudante deve assistir a palestras e ler textos disponibilizados antes das aulas práticas, de forma a aumentar o tempo em sala de aula para a aplicação prática dos conceitos aprendidos. Os resultados dessas novas pedagogias para o ensino de projeto arquitetônico e conforto ambiental ainda não se demonstraram, no entanto, inteiramente positivos, sendo a discussão de estudos de caso bastante válida. Vale ressaltar, nesse sentido, que a tradição do ateliê para o ensino de projeto arquitetônico não se demostra facilmente adaptável ao ensino à distância, tendo em vista o princípio da conversa reflexiva entre estudante e instrutor.Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)Departamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (FAU TEC)2022-11-10T18:26:59Z2022-11-10T18:26:59Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfAMORIM, Cláudia Naves David et. al. (org.). Inovações e tendências no ensino e pesquisa em conforto ambiental e sustentabilidade do ambiente construído. Cuiabá: UnB; UFMT, 2022. 65 p., il. ISBN 978-65-00-54215-8.978-65-00-54215-8https://repositorio.unb.br/handle/10482/45155A concessão da licença deste item refere-se aos termos de autorização assinados pelos organizadores com as seguintes condições: Atribuição-NãoComercial (BY-NC) Obrigatório dar crédito ao autor da obra. Proibido uso comercial da obra. Permite obras derivadas. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem obras derivadas do seu trabalho, desde que não comercialmente e sempre indicando sua autoria.Obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos dessa licença, mas devem sempre dar os créditos à sua autoria.info:eu-repo/semantics/openAccessAmorim, Cláudia Naves David (org.)Sales, Gustavo de Luna (org.)Silva, Joára Cronemberger Ribeiro (org.)Durante, Luciane Cleonice (org.)Büttner, Simone Berigo (org.)porreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-05T23:00:45Zoai:repositorio.unb.br:10482/45155Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-05T23:00:45Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Inovações e tendências no ensino e pesquisa em conforto ambiental e sustentabilidade do ambiente construído
title Inovações e tendências no ensino e pesquisa em conforto ambiental e sustentabilidade do ambiente construído
spellingShingle Inovações e tendências no ensino e pesquisa em conforto ambiental e sustentabilidade do ambiente construído
Amorim, Cláudia Naves David (org.)
Arquitetura
Acústica arquitetônica
Conforto ambiental
Sustentabilidade
title_short Inovações e tendências no ensino e pesquisa em conforto ambiental e sustentabilidade do ambiente construído
title_full Inovações e tendências no ensino e pesquisa em conforto ambiental e sustentabilidade do ambiente construído
title_fullStr Inovações e tendências no ensino e pesquisa em conforto ambiental e sustentabilidade do ambiente construído
title_full_unstemmed Inovações e tendências no ensino e pesquisa em conforto ambiental e sustentabilidade do ambiente construído
title_sort Inovações e tendências no ensino e pesquisa em conforto ambiental e sustentabilidade do ambiente construído
author Amorim, Cláudia Naves David (org.)
author_facet Amorim, Cláudia Naves David (org.)
Sales, Gustavo de Luna (org.)
Silva, Joára Cronemberger Ribeiro (org.)
Durante, Luciane Cleonice (org.)
Büttner, Simone Berigo (org.)
author_role author
author2 Sales, Gustavo de Luna (org.)
Silva, Joára Cronemberger Ribeiro (org.)
Durante, Luciane Cleonice (org.)
Büttner, Simone Berigo (org.)
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Cláudia Naves David (org.)
Sales, Gustavo de Luna (org.)
Silva, Joára Cronemberger Ribeiro (org.)
Durante, Luciane Cleonice (org.)
Büttner, Simone Berigo (org.)
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura
Acústica arquitetônica
Conforto ambiental
Sustentabilidade
topic Arquitetura
Acústica arquitetônica
Conforto ambiental
Sustentabilidade
description O livro “Inovações e tendências no ensino e pesquisa em conforto ambiental e sustentabilidade do ambiente construído” apresenta uma seleção de artigos apresentados no VI Enanparq, ocorrido em 2021, durante a pandemia de Covid-19. As contribuições trazidas por esse livro demonstram que teorias para o ensino de projeto arquitetônico e conforto ambiental ainda estão sendo discutidas e formuladas e que muitos experimentos vêm sendo desenvolvidos, na busca de melhores práticas. No âmbito da pesquisa e formação em conforto ambiental e arquitetura sustentável, destaca-se um ambiente variável, ambíguo e complexo, que demanda novas perspectivas para o ensino em cursos de Arquitetura e Urbanismo. Nesse contexto, faz-se destaque à pedagogia intitulada blended learning, ou aprendizagem híbrida, método que une elementos do ensino online e presencial, muito explorado durante a pandemia. Faz-se destaque também à sala de aula invertida, em que o estudante deve assistir a palestras e ler textos disponibilizados antes das aulas práticas, de forma a aumentar o tempo em sala de aula para a aplicação prática dos conceitos aprendidos. Os resultados dessas novas pedagogias para o ensino de projeto arquitetônico e conforto ambiental ainda não se demonstraram, no entanto, inteiramente positivos, sendo a discussão de estudos de caso bastante válida. Vale ressaltar, nesse sentido, que a tradição do ateliê para o ensino de projeto arquitetônico não se demostra facilmente adaptável ao ensino à distância, tendo em vista o princípio da conversa reflexiva entre estudante e instrutor.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-10T18:26:59Z
2022-11-10T18:26:59Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AMORIM, Cláudia Naves David et. al. (org.). Inovações e tendências no ensino e pesquisa em conforto ambiental e sustentabilidade do ambiente construído. Cuiabá: UnB; UFMT, 2022. 65 p., il. ISBN 978-65-00-54215-8.
978-65-00-54215-8
https://repositorio.unb.br/handle/10482/45155
identifier_str_mv AMORIM, Cláudia Naves David et. al. (org.). Inovações e tendências no ensino e pesquisa em conforto ambiental e sustentabilidade do ambiente construído. Cuiabá: UnB; UFMT, 2022. 65 p., il. ISBN 978-65-00-54215-8.
978-65-00-54215-8
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/45155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580717325778944