Inovações e tendências no ensino e pesquisa em conforto ambiental e sustentabilidade do ambiente construído
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45155 |
Resumo: | O livro “Inovações e tendências no ensino e pesquisa em conforto ambiental e sustentabilidade do ambiente construído” apresenta uma seleção de artigos apresentados no VI Enanparq, ocorrido em 2021, durante a pandemia de Covid-19. As contribuições trazidas por esse livro demonstram que teorias para o ensino de projeto arquitetônico e conforto ambiental ainda estão sendo discutidas e formuladas e que muitos experimentos vêm sendo desenvolvidos, na busca de melhores práticas. No âmbito da pesquisa e formação em conforto ambiental e arquitetura sustentável, destaca-se um ambiente variável, ambíguo e complexo, que demanda novas perspectivas para o ensino em cursos de Arquitetura e Urbanismo. Nesse contexto, faz-se destaque à pedagogia intitulada blended learning, ou aprendizagem híbrida, método que une elementos do ensino online e presencial, muito explorado durante a pandemia. Faz-se destaque também à sala de aula invertida, em que o estudante deve assistir a palestras e ler textos disponibilizados antes das aulas práticas, de forma a aumentar o tempo em sala de aula para a aplicação prática dos conceitos aprendidos. Os resultados dessas novas pedagogias para o ensino de projeto arquitetônico e conforto ambiental ainda não se demonstraram, no entanto, inteiramente positivos, sendo a discussão de estudos de caso bastante válida. Vale ressaltar, nesse sentido, que a tradição do ateliê para o ensino de projeto arquitetônico não se demostra facilmente adaptável ao ensino à distância, tendo em vista o princípio da conversa reflexiva entre estudante e instrutor. |
id |
UNB_e8665ef68f07e0357d8fb887065cfd88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/45155 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Inovações e tendências no ensino e pesquisa em conforto ambiental e sustentabilidade do ambiente construídoArquiteturaAcústica arquitetônicaConforto ambientalSustentabilidadeO livro “Inovações e tendências no ensino e pesquisa em conforto ambiental e sustentabilidade do ambiente construído” apresenta uma seleção de artigos apresentados no VI Enanparq, ocorrido em 2021, durante a pandemia de Covid-19. As contribuições trazidas por esse livro demonstram que teorias para o ensino de projeto arquitetônico e conforto ambiental ainda estão sendo discutidas e formuladas e que muitos experimentos vêm sendo desenvolvidos, na busca de melhores práticas. No âmbito da pesquisa e formação em conforto ambiental e arquitetura sustentável, destaca-se um ambiente variável, ambíguo e complexo, que demanda novas perspectivas para o ensino em cursos de Arquitetura e Urbanismo. Nesse contexto, faz-se destaque à pedagogia intitulada blended learning, ou aprendizagem híbrida, método que une elementos do ensino online e presencial, muito explorado durante a pandemia. Faz-se destaque também à sala de aula invertida, em que o estudante deve assistir a palestras e ler textos disponibilizados antes das aulas práticas, de forma a aumentar o tempo em sala de aula para a aplicação prática dos conceitos aprendidos. Os resultados dessas novas pedagogias para o ensino de projeto arquitetônico e conforto ambiental ainda não se demonstraram, no entanto, inteiramente positivos, sendo a discussão de estudos de caso bastante válida. Vale ressaltar, nesse sentido, que a tradição do ateliê para o ensino de projeto arquitetônico não se demostra facilmente adaptável ao ensino à distância, tendo em vista o princípio da conversa reflexiva entre estudante e instrutor.Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)Departamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (FAU TEC)2022-11-10T18:26:59Z2022-11-10T18:26:59Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfAMORIM, Cláudia Naves David et. al. (org.). Inovações e tendências no ensino e pesquisa em conforto ambiental e sustentabilidade do ambiente construído. Cuiabá: UnB; UFMT, 2022. 65 p., il. ISBN 978-65-00-54215-8.978-65-00-54215-8https://repositorio.unb.br/handle/10482/45155A concessão da licença deste item refere-se aos termos de autorização assinados pelos organizadores com as seguintes condições: Atribuição-NãoComercial (BY-NC) Obrigatório dar crédito ao autor da obra. Proibido uso comercial da obra. Permite obras derivadas. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem obras derivadas do seu trabalho, desde que não comercialmente e sempre indicando sua autoria.Obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos dessa licença, mas devem sempre dar os créditos à sua autoria.info:eu-repo/semantics/openAccessAmorim, Cláudia Naves David (org.)Sales, Gustavo de Luna (org.)Silva, Joára Cronemberger Ribeiro (org.)Durante, Luciane Cleonice (org.)Büttner, Simone Berigo (org.)porreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-05T23:00:45Zoai:repositorio.unb.br:10482/45155Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-05T23:00:45Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inovações e tendências no ensino e pesquisa em conforto ambiental e sustentabilidade do ambiente construído |
title |
Inovações e tendências no ensino e pesquisa em conforto ambiental e sustentabilidade do ambiente construído |
spellingShingle |
Inovações e tendências no ensino e pesquisa em conforto ambiental e sustentabilidade do ambiente construído Amorim, Cláudia Naves David (org.) Arquitetura Acústica arquitetônica Conforto ambiental Sustentabilidade |
title_short |
Inovações e tendências no ensino e pesquisa em conforto ambiental e sustentabilidade do ambiente construído |
title_full |
Inovações e tendências no ensino e pesquisa em conforto ambiental e sustentabilidade do ambiente construído |
title_fullStr |
Inovações e tendências no ensino e pesquisa em conforto ambiental e sustentabilidade do ambiente construído |
title_full_unstemmed |
Inovações e tendências no ensino e pesquisa em conforto ambiental e sustentabilidade do ambiente construído |
title_sort |
Inovações e tendências no ensino e pesquisa em conforto ambiental e sustentabilidade do ambiente construído |
author |
Amorim, Cláudia Naves David (org.) |
author_facet |
Amorim, Cláudia Naves David (org.) Sales, Gustavo de Luna (org.) Silva, Joára Cronemberger Ribeiro (org.) Durante, Luciane Cleonice (org.) Büttner, Simone Berigo (org.) |
author_role |
author |
author2 |
Sales, Gustavo de Luna (org.) Silva, Joára Cronemberger Ribeiro (org.) Durante, Luciane Cleonice (org.) Büttner, Simone Berigo (org.) |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amorim, Cláudia Naves David (org.) Sales, Gustavo de Luna (org.) Silva, Joára Cronemberger Ribeiro (org.) Durante, Luciane Cleonice (org.) Büttner, Simone Berigo (org.) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arquitetura Acústica arquitetônica Conforto ambiental Sustentabilidade |
topic |
Arquitetura Acústica arquitetônica Conforto ambiental Sustentabilidade |
description |
O livro “Inovações e tendências no ensino e pesquisa em conforto ambiental e sustentabilidade do ambiente construído” apresenta uma seleção de artigos apresentados no VI Enanparq, ocorrido em 2021, durante a pandemia de Covid-19. As contribuições trazidas por esse livro demonstram que teorias para o ensino de projeto arquitetônico e conforto ambiental ainda estão sendo discutidas e formuladas e que muitos experimentos vêm sendo desenvolvidos, na busca de melhores práticas. No âmbito da pesquisa e formação em conforto ambiental e arquitetura sustentável, destaca-se um ambiente variável, ambíguo e complexo, que demanda novas perspectivas para o ensino em cursos de Arquitetura e Urbanismo. Nesse contexto, faz-se destaque à pedagogia intitulada blended learning, ou aprendizagem híbrida, método que une elementos do ensino online e presencial, muito explorado durante a pandemia. Faz-se destaque também à sala de aula invertida, em que o estudante deve assistir a palestras e ler textos disponibilizados antes das aulas práticas, de forma a aumentar o tempo em sala de aula para a aplicação prática dos conceitos aprendidos. Os resultados dessas novas pedagogias para o ensino de projeto arquitetônico e conforto ambiental ainda não se demonstraram, no entanto, inteiramente positivos, sendo a discussão de estudos de caso bastante válida. Vale ressaltar, nesse sentido, que a tradição do ateliê para o ensino de projeto arquitetônico não se demostra facilmente adaptável ao ensino à distância, tendo em vista o princípio da conversa reflexiva entre estudante e instrutor. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-10T18:26:59Z 2022-11-10T18:26:59Z 2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
AMORIM, Cláudia Naves David et. al. (org.). Inovações e tendências no ensino e pesquisa em conforto ambiental e sustentabilidade do ambiente construído. Cuiabá: UnB; UFMT, 2022. 65 p., il. ISBN 978-65-00-54215-8. 978-65-00-54215-8 https://repositorio.unb.br/handle/10482/45155 |
identifier_str_mv |
AMORIM, Cláudia Naves David et. al. (org.). Inovações e tendências no ensino e pesquisa em conforto ambiental e sustentabilidade do ambiente construído. Cuiabá: UnB; UFMT, 2022. 65 p., il. ISBN 978-65-00-54215-8. 978-65-00-54215-8 |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/45155 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508204788285440 |