A influência do fluxo de pessoas sobre o padrão de consumo na praça de alimentação de um shopping

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Thiago Cavalcante
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/13343
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2013.
id UNB_e89a6480db668b4814d447f7bea2b1bf
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/13343
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Lima, Thiago CavalcanteOliveira-Castro, Jorge Mendes de2013-06-17T11:04:14Z2013-06-17T11:04:14Z2013-06-172013-02LIMA, Thiago Cavalcante. A influência do fluxo de pessoas sobre o padrão de consumo na praça de alimentação de um shopping. 2013. viii, 41 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/13343Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2013.O fenômeno dos shoppings é um assunto essencial na sociedade atual, tendo se tornando um dos principais propulsores das sociedades economicamente ocidentalizadas. Esta pesquisa investigou a influência do fluxo de pessoas sobre padrões de consumo (taxa de conversão de compra, tempo de ocupação de mesa) e resultados financeiros da empresa (faturamento e valor médio de compra), para registro dos padrões de consumo foi feita observação de consumidores na praça de alimentação do Boulevard Shopping, localizado em Brasília-DF. Os dados obtidos foram analisados a luz do Behavioral Perspective Model (Modelo na Perspectiva Comportamental) elaborado por Gordon Foxall. Este modelo utiliza conceitos como o de abertura de cenário e reforços utilitários e informativos para explicar o comportamento do consumidor, tomando por base a forma com que a Análise do Comportamento e a Psicologia Experimental interpretam o comportamento. As descobertas confirmam alguns padrões identificados em estudos anteriores, como por exemplo, o aumento de faturamento com aumento do fluxo de pessoas. E aponta para padrões ainda não estudados e/ou encontrados, como: a) aumento de faturamento com o aumento de pessoas que estejam em refeição nas mesas próximas ao estabelecimento; b) diminuição do valor médio de compra com o aumento do fluxo de pessoas; c) aumento do tempo de ocupação da mesa com o aumento do número de pessoas à mesa; e d) diminuição da taxa de conversão de compra com o aumento do fluxo de pessoas. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTNowadays, consumption behaviors in shopping malls are a key issue, becoming one of the main drivers of economic Westernized societies. This research investigated the influence of the flow of people on consumption patterns (conversion rate of purchase, occupancy time in tables) and financial results of the company (sales and average purchase value). To record consumption patterns was made observation of consumers in the food court of the Shopping Boulevard, located in Brasília-DF. The data were analyzed in light of the Behavioral Perspective Model created by Gordon Foxall. This model uses concepts like the set opening and consequences (utilitarian and informational) to explain consumer behavior, based on the way the Behavior Analysis and Experimental Psychology interpret the behavior. The findings confirm some patterns identified in previous studies, for example, increased turnover with increase of flow of persons. And indicates further patterns not studied or found as: a) increase billing with increasing of people who are having their meal in tables nearby the establishment; b) decrease of the average purchase volume by increasing the flow of people; c) increase of the occupancy time of the table with increasing numbers of people at the table; and d) decrease the buying conversion rate with the increase of flow of persons.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessA influência do fluxo de pessoas sobre o padrão de consumo na praça de alimentação de um shoppinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBehaviorismo (Psicologia)Comportamento - avaliaçãoComportamento do consumidorporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2013_ThiagoCavalcanteLima.pdf2013_ThiagoCavalcanteLima.pdfapplication/pdf673629http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/13343/1/2013_ThiagoCavalcanteLima.pdf4e16769fcf3c4d5127e2e8f2ac23430aMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain773http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/13343/2/license.txt1b9bca2c0ba232b76348637388a9ae76MD52open access10482/133432023-07-17 16:18:20.521open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/13343TGljZW5zZSBncmFudGVkIGJ5IEFsYcOtZGUgR29uw6dhbHZlcyBkb3MgU2FudG9zIChhbGFpZGVAdW5iLmJyKSBvbiAyMDEzLTA2LTE0VDEzOjQ2OjUyWiAoR01UKToKCkEgY29uY2Vzc8OjbyBkYSBsaWNlbsOnYSBkZXN0YSBjb2xlw6fDo28gcmVmZXJlLXNlIGFvIHRlcm1vIGRlIGF1dG9yaXphw6fDo28gaW1wcmVzc28gYXNzaW5hZG8gDQpwZWxvIGF1dG9yIGNvbSBhcyBzZWd1aW50ZXMgY29uZGnDp8O1ZXM6DQoNCk5hIHF1YWxpZGFkZSBkZSB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGF1dG9yaXpvIGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIGRlIEJyYXPDrWxpYQ0KIGUgbyBJQklDVCBhIGRpc3BvbmliaWxpemFyIHBvciBtZWlvIGRvcyBzaXRlcyB3d3cuYmNlLnVuYi5iciwgd3d3LmliaWN0LmJyLA0KIGh0dHA6Ly9oZXJjdWxlcy52dGxzLmNvbS9jZ2ktYmluL25kbHRkL2NoYW1lbGVvbj9sbmc9cHQmc2tpbj1uZGx0ZCBzZW0gcmVzc2FyY2ltZW50byBkb3MgDQpkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBhIExlaSBuwrogOTYxMC85OCwgbyB0ZXh0byBpbnRlZ3JhbCBkYSBvYnJhIGRpc3BvbmliaWxpemFkYSwNCiBjb25mb3JtZSBwZXJtaXNzw7VlcyBhc3NpbmFsYWRhcywgcGFyYSBmaW5zIGRlIGxlaXR1cmEsIGltcHJlc3PDo28gZS9vdSBkb3dubG9hZCwgYSB0w610dWxvIGRlIA0KZGl2dWxnYcOnw6NvIGRhIHByb2R1w6fDo28gY2llbnTDrWZpY2EgYnJhc2lsZWlyYSwgYSBwYXJ0aXIgZGVzdGEgZGF0YS4=Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-07-17T19:18:20Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv A influência do fluxo de pessoas sobre o padrão de consumo na praça de alimentação de um shopping
title A influência do fluxo de pessoas sobre o padrão de consumo na praça de alimentação de um shopping
spellingShingle A influência do fluxo de pessoas sobre o padrão de consumo na praça de alimentação de um shopping
Lima, Thiago Cavalcante
Behaviorismo (Psicologia)
Comportamento - avaliação
Comportamento do consumidor
title_short A influência do fluxo de pessoas sobre o padrão de consumo na praça de alimentação de um shopping
title_full A influência do fluxo de pessoas sobre o padrão de consumo na praça de alimentação de um shopping
title_fullStr A influência do fluxo de pessoas sobre o padrão de consumo na praça de alimentação de um shopping
title_full_unstemmed A influência do fluxo de pessoas sobre o padrão de consumo na praça de alimentação de um shopping
title_sort A influência do fluxo de pessoas sobre o padrão de consumo na praça de alimentação de um shopping
author Lima, Thiago Cavalcante
author_facet Lima, Thiago Cavalcante
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Thiago Cavalcante
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira-Castro, Jorge Mendes de
contributor_str_mv Oliveira-Castro, Jorge Mendes de
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Behaviorismo (Psicologia)
Comportamento - avaliação
Comportamento do consumidor
topic Behaviorismo (Psicologia)
Comportamento - avaliação
Comportamento do consumidor
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2013.
publishDate 2013
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2013-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-06-17T11:04:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-06-17T11:04:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-06-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Thiago Cavalcante. A influência do fluxo de pessoas sobre o padrão de consumo na praça de alimentação de um shopping. 2013. viii, 41 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/13343
identifier_str_mv LIMA, Thiago Cavalcante. A influência do fluxo de pessoas sobre o padrão de consumo na praça de alimentação de um shopping. 2013. viii, 41 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/13343
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/13343/1/2013_ThiagoCavalcanteLima.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/13343/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4e16769fcf3c4d5127e2e8f2ac23430a
1b9bca2c0ba232b76348637388a9ae76
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801863993938149376