Práticas e eventos de letramento em uma comunidade remanescente de quilombolas : Mesquita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Edinei Carvalho dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/17024
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014.
id UNB_e9f0588283db850f2b9f9b840d977bf7
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/17024
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Práticas e eventos de letramento em uma comunidade remanescente de quilombolas : MesquitaQuilombolas - educação - Goiás (Estado)Letramento - Goiás (Estado)Comunidades agrícolas - educação - estudo interculturaisDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014.Esta pesquisa, de abordagem qualitativa e de vertente etnográfica, inspirada nos Novos Estudos do Letramento/NEL, tem como objetivo realizar um estudo sobre o processo de inserção de alunos de uma escola rural, situada em uma comunidade remanescente de quilombolas, Quilombo Mesquita, município de Cidade Ocidental/GO, em práticas e eventos de letramento, a fim de analisar a inter-relação entre o letramento escolar e as práticas sociais de uso da leitura e da escrita relacionadas aos múltiplos letramentos que circulam socialmente. Para a constituição do corpus desta pesquisa e desvelamento dos significados da realidade social em estudo, foram adotados os seguintes procedimentos etnográficos de geração de dados: observação participante, entrevistas semiestruturadas, notas em diário de campo, aplicação de questionários, registros audiovisuais, registros fotográficos e coleta de documentos institucionais. A análise dos dados, fundamentada nessa abordagem teórica-medodológica, aliada aos fundamentos da Análise de Discurso Crítica/ADC, revelou que, na escola lócus de estudo, principal agência de letramento da comunidade, existem tanto práticas e eventos de letramento que se aproximam das atividades de leitura e de escrita praticadas na matriz social mais ampla, associados, geralmente, a uma concepção ideológica de letramento, presente no discurso da professora e materializada em certas ações de sala de aula, como práticas e eventos de letramentos que se afastam do contexto social, histórico, político e cultural dos sujeitos colaboradores da pesquisa, associados, sobretudo, a um enfoque autônomo de uso da língua(gem). Em última instância, os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de articulação entre as práticas de leitura e de escrita processadas na escola e os letramentos vernaculares vinculados à realidade social na qual os alunos estão inseridos. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTBased on NLS - New Literacy Studies, and focusing on quality approach and ethnographic line, this research aims to study the process of inserting students from a rural school, located inside a Quilombola Community - Quilombola Mesquita, Cidade Ocidental, Goiás -, into literacy events and practices, in order to verify the internal relation between literacy and reading and writing as social practices, associated to multiple literacy processes socially used. In order to constitute the research corpus and expose social reality meaning, the following ethnographic data generating procedures had been adopted: observation, semi-structured interviews, field diary notes, questionnaires, audiovisual records, photographic records, and institutional documents collection. Data analysis was based on theoretical-methodological approach and Critical Speech Analysis grounds. Therefore, it demonstrated that in the school submitted to study, which is the main literacy agent of the community, there are both literacy events and practices, which are similar to reading and writing activities practiced into a socially wider matrix, and to those more distant from a social, historical, political and cultural context of the research contributers. Generally, the first ones are associated to a literacy ideological concept, which can be seen in the teacher‟s speech and practiced during some classes, and the second ones regard to a context associated to an autonomous language usage approach. Finnaly, research results indicate an articulation need between school reading and writting practices and the Vernacular Literacy associated to the students social reality.Freitas, Vera Aparecida de LucasSantos, Edinei Carvalho dos2014-11-25T11:09:08Z2014-11-25T11:09:08Z2014-11-252014-03-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Edinei Carvalho dos. Práticas e eventos de letramento em uma comunidade remanescente de quilombolas: Mesquita. 2014. 180 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/17024A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-13T13:22:15Zoai:repositorio.unb.br:10482/17024Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-13T13:22:15Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas e eventos de letramento em uma comunidade remanescente de quilombolas : Mesquita
title Práticas e eventos de letramento em uma comunidade remanescente de quilombolas : Mesquita
spellingShingle Práticas e eventos de letramento em uma comunidade remanescente de quilombolas : Mesquita
Santos, Edinei Carvalho dos
Quilombolas - educação - Goiás (Estado)
Letramento - Goiás (Estado)
Comunidades agrícolas - educação - estudo interculturais
title_short Práticas e eventos de letramento em uma comunidade remanescente de quilombolas : Mesquita
title_full Práticas e eventos de letramento em uma comunidade remanescente de quilombolas : Mesquita
title_fullStr Práticas e eventos de letramento em uma comunidade remanescente de quilombolas : Mesquita
title_full_unstemmed Práticas e eventos de letramento em uma comunidade remanescente de quilombolas : Mesquita
title_sort Práticas e eventos de letramento em uma comunidade remanescente de quilombolas : Mesquita
author Santos, Edinei Carvalho dos
author_facet Santos, Edinei Carvalho dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Vera Aparecida de Lucas
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Edinei Carvalho dos
dc.subject.por.fl_str_mv Quilombolas - educação - Goiás (Estado)
Letramento - Goiás (Estado)
Comunidades agrícolas - educação - estudo interculturais
topic Quilombolas - educação - Goiás (Estado)
Letramento - Goiás (Estado)
Comunidades agrícolas - educação - estudo interculturais
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-25T11:09:08Z
2014-11-25T11:09:08Z
2014-11-25
2014-03-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Edinei Carvalho dos. Práticas e eventos de letramento em uma comunidade remanescente de quilombolas: Mesquita. 2014. 180 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/17024
identifier_str_mv SANTOS, Edinei Carvalho dos. Práticas e eventos de letramento em uma comunidade remanescente de quilombolas: Mesquita. 2014. 180 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/17024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580908058607616